Investir em relacionamentos e parcerias estratégicas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Participar de eventos, por exemplo, para fazer networking com outros profissionais, é uma ótima oportunidade para identificar oportunidades de melhorias na sua empresa e de atuação no mercado.
Contudo, é necessário pensar em estratégias eficientes para aumentar o círculo profissional nestas situações e para que o seu tempo e esforço não sejam em vão. Pensando nisso, separamos algumas boas práticas para que a sua empresa possa ampliar a rede de contatos e proporcionar impactos positivos ao seu negócio!
O que é networking
Networking é um termo em inglês que significa rede de contato profissional. É uma atividade que tem o objetivo de criar conexões de trabalho que podem impactar positivamente na sua carreira ou na sua empresa.
Porém, o networking não é apenas adicionar a pessoa no linkedin ou participar de eventos corporativos, é preciso fazer ele da maneira correta, pensando em um planejamento estratégico que proporcione resultados efetivos para o seu negócio.
Investir no crescimento desta rede de contatos funciona como um suporte, em que é possível compartilhar serviços, conhecimentos e informações entre grupos e pessoas que expõem interesses em comum. Isso pode incluir colegas, fornecedores, clientes e outros tipos de parceria, desde que essa conexão entregue valor a todos os envolvidos.
Qual é a importância do networking
O networking é importante para que a pessoa faça conexões estratégicas. Para que a sua empresa seja lembrada em uma oportunidade comercial, por exemplo, estes contatos são ideais. Afinal, o networking permite:
- Identificar novas relações comerciais e oportunidades para o seu negócio;
- Obter relacionamento mais próximo com fornecedores e clientes;
- Obter insights e oportunidades de melhorias;
- Fortalecer a marca e melhorar a competitividade da sua empresa.
Confira a seguir algumas boas práticas para construir bons relacionamentos e evitar os erros mais comuns.
Seja objetivo em seus contatos
Especialmente nos primeiros contatos, é fundamental que você se apresente de forma resumida, deixando claro qual é o motivo do contato, quem você é, e quais as vantagens nesta relação comercial (afinal, parceria boa é quando ambos os lados são beneficiados). Desse modo, evite e-mails muito extensos narrando a sua experiência, pois têm uma grande probabilidade de serem ignorados.
Tenha em mente que um bom networking começa com mensagens objetivas e claras, de forma que, ao longo das próximas conversas, o profissional consiga compartilhar informações a seu respeito. Por isso, mensagens de texto e e-mails devem ser breves, deixe as conversas mais detalhadas e extensas para as conversas presenciais e telefonemas.
Faça networking em cursos, feiras e eventos
Para fazer networking é importante estar atento às oportunidades, para isso é crucial investir na troca de informações com profissionais da área. Participe com frequência de feiras e eventos relacionados ao seu segmento, pois quanto mais você estiver dentro desse meio, mais fácil será encontrar as pessoas certas que podem contribuir para alavancar a sua empresa.
Solicite os contatos
Não adianta dar o seu cartão de visitas e não pegar os contatos da outra pessoa. E mesmo que você não tenha cartões em mãos para trocar, peça ao menos uma forma de contato, como o email ou o perfil em uma rede social, por exemplo.
Não esqueça de fazer follow-up após um evento
É comum após a participação de um evento que as pessoas esqueçam de enviar uma mensagem para os contatos que estabeleceu ou demore muito para que faço isso. O problema desse esquecimento é que, caso não o faça, corre o risco de perder a conexão ou, que esfrie esta oportunidade, tornando o contato morto em sua lista. Para evitar isso, lembre-se que o trabalho não acaba quando o evento chega ao fim, mas que é apenas mais um passo do ciclo para estabelecer conexões duradouras.
Evite conversar sempre com as mesmas pessoas
Fazer networking significa a garantia de que o relacionamento com outras pessoas da sua área profissional continuará vivo, mas envolve também conhecer gente nova, de forma a ampliar essa rede de contatos. É fato que muitas pessoas acham desagradável começar uma conversa com algum estranho, por isso o ideal é começar a interagir por meio de contatos conhecidos, que possam apresentá-los de forma menos invasiva.
Por meio de amigos, você consegue ampliar essa rede de relacionamento e diversificar suas interações. Se a pessoa mantiver relação sempre com os mesmos profissionais, as chances são menores para conseguir ampliar as oportunidades.
Cultive seus contatos e estabeleça parcerias duradouras
Ter um leque alto de pessoas em sua rede de conexão profissional sem dúvida é uma vantagem e tanto para qualquer negócio, mas mais importante do que ter muita gente ao seu redor, é cultivar esses contatos e criar uma relação sólida com eles.
Mais do que ter contatos apenas para uma eventual parceria ou interesse em realizar o branding industrial de sua empresa, por exemplo, é necessário saber que quanto mais você solidifica o seu vínculo, melhor será a sua relação profissional, criando uma confiança mútua e até mesmo, ampliando ainda mais sua rede de networking.
Divulgue seu trabalho e seja ativo na internet
A divulgação é realmente a alma de qualquer negócio. Para um bom networking, divulgue nas redes sociais, sites e outros canais digitais, sobre a sua empresa e estabeleça canais de comunicação que possam também estreitar parcerias.
Exemplo: Crie conteúdos relevantes para o linkedin, compartilhe informações e mostre o que você faz para mais pessoas, dessa forma, além de se popularizar, você consegue atrair profissionais interessados de uma forma mais orgânica e natural.
Faça conexões estratégicas com a CDL Negócios
Um dos principais propósitos do CDL Negócios é a geração de conexões entre pessoas. Para facilitar essa conectividade, foram criados, por meio de aplicativos de comunicação, grupos de negócios com o principal objetivo de desenvolver e fomentar o crescimento das empresas ligadas aos segmentos de Beleza e Cuidado Pessoal, Moda e Acessórios, Gastronomia, Material de Construção, Papelarias, Ótica e Pet.
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