Benefícios corporativos mais procurados pelos colaboradores

Quais benefícios a sua empresa oferece para os colaboradores? Acredite, isso pode ser um grande diferencial na atração e retenção de talentos. Se este cenário é regra para empresas de grande porte e em multinacionais, nas pequenas empresas os impactos são ainda maiores para a satisfação da equipe.

Muito além do salário, os benefícios são uma estratégia fundamental da gestão de Recursos Humanos de qualquer negócio. Em uma economia em crise, onde o poder aquisitivo das pessoas tem diminuído, oferecer vantagens a mais significa mais qualidade de vida, valorização dos colaboradores, e consequentemente mais bem estar, engajamento e produtividade.

Dados da Willis Tower Watson mostram que 78% dos colaboradores estão mais propensos a permanecer na empresa por conta de seu programa de benefícios. Entre os mais procurados pelos candidatos, estão o plano de saúde, vale-refeição e vale-alimentação com valores que atendam os gastos para refeições diárias, além de outros incentivos como  bolsas de estudo e jornadas flexíveis.

Saiba a seguir sobre as vantagens de cada um deles para o bem-estar da sua equipe.

Vale-alimentação

Benefícios ligados à alimentação são muito bem vistos pelos colaboradores, já que permite mais liberdade de escolha para compras no supermercado, além de respeitar hábitos alimentares da família. Além disso, o vale-alimentação não traz o incômodo de carregar a caixa da cesta básica mensalmente, um processo muitas vezes complicado e nada prático para quem pega transporte público.

Vale-refeição

O vale-refeição oferece praticidade para que o colaborador possa consumir as refeições prontas em restaurantes e lanchonetes durante o seu período de trabalho, ou também se quiser economizar levando a sua própria comida e gastando este recurso para outras refeições em seu tempo de lazer.

Ressaltamos também, que o benefício refeição pode ser um aliado no engajamento das equipes, proporcionando momentos agradáveis de interação e convivência entre os colaboradores durante o almoço.

Vale refeição é melhor do que dinheiro

O vale-refeição instituído pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), colabora para que as pequenas empresas atendam às preocupações legais, trabalhistas e fiscais. Além de contribuir para maior satisfação do colaborador, o cartão refeição também traz benefícios diretos às empresas, tais como:

• O impacto dos benefícios no bem-estar dos colaboradores melhora o desempenho e a motivação no trabalho;
  • Como as PMEs em geral não possuem refeitórios ou grandes espaços para alimentação, é mais prático e eficiente oferecer o vale-refeição em restaurantes.

Parceria entre CDL/BH e a Sodexo oferece condições especiais

Você pode substituir a cesta básica e o vale em dinheiro pelo cartão alimentação da Sodexo. Aceito em supermercados, hortifrútis e padarias em todo o Brasil ele  é uma forma prática, segura e barata de oferecer este benefício para a sua equipe.  Além disso, a sua empresa  pode fazer campanhas de premiação com a Sodexo, dar vale-presente, vale-combustível, vale-cultura, dentre outros. Para saber mais, clique aqui!

Plano de saúde

Entre os benefícios mais procurados, após os obrigatórios vale-transporte e vale-refeição, está o plano de saúde. O interesse da equipe por este benefício se deve, em grande parte, à garantia de acesso à saúde e bem estar sempre que necessário nos melhores hospitais, clínicas e laboratórios.

De acordo com dados da CDL/BH:

• 7 em cada 10 trabalhadores citam o plano de saúde como decisivo na hora de tomarem a decisão em permanecer na empresa atual ou mudar de empresa;
  • O plano de saúde diminui a taxa de ausência do funcionário e permite maior prevenção à doenças de saúde;
  • Colaboradores são até 60% mais produtivos com o benefício do plano de saúde.

Pague mais barato por planos de saúde empresariais

Com o CDL Saúde a sua equipe pode ter planos ambulatoriais e planos completos com até 30% de desconto.  Além disso, pode garantir redução ou isenção de carências para alguns planos, e a sinistralidade é diluída por todas as vidas do seu plano, gerando reajustes muito menores. Para saber mais clique aqui!

Flexibilidade da jornada de trabalho

Com a pandemia da Covid-19 muitas empresas enxergaram no home office ou trabalho remoto uma oportunidade de oferecer mais qualidade de vida e flexibilidade aos colaboradores. Muitas profissões e áreas de atuação permitem o trabalho à distância e não interferem na produtividade, e podem inclusive, melhorar os resultados da sua empresa.

Ferramentas de trabalho  à disposição

Disponibilizar ferramentas essenciais para o trabalho, como  telefone corporativo, notebook, tablet e até automóveis para que o colaborador trabalhe em casa ou viajar pela empresa é um benefício que traz comodidade e bem estar. Por outro lado, também representa uma garantia de que o funcionário irá se manter conectado e produtivo.

Incentivo à capacitação

Para garantir resultados efetivos e a motivação da sua equipe, invista em capacitação e na carreira dos seus colaboradores. Você pode, por exemplo, realizar parcerias com cursos ou universidades para oferecer preços mais acessíveis como bolsas de estudos parciais ou até mesmo integrais para formação. Cursos de idiomas também são muito bem vistos pelos profissionais.