Vitrinismo: como preparar a sua loja para atrair mais clientes

Para atrair a atenção dos clientes no ponto de venda, nada melhor do que investir em uma boa exposição dos produtos na vitrine. Afinal, ela é a primeira impressão dos consumidores sobre o que você oferece e deve funcionar como um convite para que as pessoas entrem na sua loja.

Dados do Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas,  ressaltam a importância da vitrine para o sucesso do negócio: 80% das compras são decididas enquanto o cliente está diante dela. O tempo médio que a vitrine tem para conquistá-lo é de 2,5 segundos, portanto, é fundamental dar atenção ao seu planejamento.

Para criar vitrines encantadoras e que despertem o interesse de quem passa em frente ao seu estabelecimento, não basta apenas ter bom gosto. É preciso pensar de forma estratégica quais produtos devem ser destacados e cuidar da exibição visual, que necessita de conhecimento em técnicas de composição, iluminação e montagem. 

O que é vitrinismo

O vitrinismo refere-se a um conjunto de técnicas e conhecimentos envolvendo composição estética, comportamento do consumidor e a exposição adequada dos produtos, com o principal objetivo de atrair a atenção do público e ampliar o volume de vendas do varejo.

É importante destacar que o vitrinismo tem relação direta com o visual merchandising. A diferença é que o visual merchandising cuida do ambiente visual e funcional interno da loja, enquanto o vitrinista dedica-se a obter os melhores resultados na exibição de produtos por meio da montagem de vitrines.

Além de transformar os produtos expostos em verdadeiros objetos de desejo, ela também atua na construção da imagem da loja, refletindo a identidade da marca e do público-alvo do negócio.

Investimento em vitrinismo como diferencial competitivo 

Muitos lojistas de pequenas empresas realizam a montagem da vitrine de forma amadora, e repassam esta responsabilidade aos vendedores que não dominam as técnicas, seja para economizar ou mesmo por descuido.

O vitrinismo precisa ser visto como um investimento essencial para o sucesso do varejo, no entanto muitas pequenas empresas acabam fazendo tudo por conta própria. Enquanto isso, outros varejistas se sobressaem por contarem  com o apoio de profissionais (internos ou terceirizados) especializados em vitrinismo que são responsáveis por manter um padrão de qualidade de montagem, conceito e exposição. 

Vitrinismo em lojas de moda

Em segmentos como o varejo de moda, por exemplo, a vitrine é fundamental para manter uma loja em evidência e deve ter uma periodicidade de montagem, conforme a troca das estações e lançamentos de coleções. 

Era comum as vitrines mudarem no máximo, a cada nova estação. Hoje as marcas promovem diversos lançamentos ao longo do ano e muitas vezes as vitrines precisam ser renovadas a cada 15 dias ou mesmo semanalmente.

Para conseguir manter esse ritmo e transformar sua vitrine em algo que realmente vá diferenciar sua loja das outras, é preciso trabalhar em perfeita sintonia com o vitrinista. Pensando nisso, escolha um profissional especializado e discuta a identidade da sua empresa, perfil do seu público e a estratégia de marketing para a captação de clientes. 

Cada detalhe é importante no vitrinismo!

Estratégia

Uma boa estratégia para a exposição dos seus produtos pode impulsionar as suas vendas, para isso é fundamental alinhar as ações promocionais com as estratégias de vitrinismo. Assim, se a sua loja estiver fazendo uma promoção imperdível, que merece destaque na sua vitrine, aproveite a oportunidade para dar destaque para chamar a atenção dos consumidores.

Público

É fundamental que você conheça muito bem o público da sua loja antes de qualquer definição sobre a composição da vitrine. Além de saber quem são esses clientes que compram produtos da sua marca, é importante que você conheça seu costume de compra. 

Além disso, qual imagem pretende transmitir em relação a sua marca: arrojada, clássica ou contemporânea?  Um público mais jovem provavelmente será impactado por uma vitrine mais moderna, que conversa com as tendências do momento. Enquanto um público mais maduro dará sua atenção para um vitrine mais arrojada e moderna.

Datas temáticas

Aproveitar as datas temáticas é essencial para mobilizar e inspirar as vendas no varejo, como Natal, Páscoa e Dia das Mães.  Qualquer que seja o motivo ou tema selecionado, é importante que o resultado final esteja de acordo com o espírito da marca e que mantenha a essência da sua loja.

Espaço

Utilize bem o espaço que você tem para a exposição dos produtos! Assim fica mais fácil preencher a sua vitrine de forma inteligente, garantindo o preenchimento dela com uma boa distância entre os produtos, para que um não se sobreponha ao outro e os clientes consigam visualizar tudo de forma clara.

Produtos

Outra pergunta fundamental é: quais produtos irão para a vitrine? Avalie quais precisam de destaque, como uma novidade do mercado, por exemplo, e quais representam da melhor forma o que a sua loja oferece, levando em consideração a qualidade e média de valor do produto.

Iluminação adequada

A iluminação da vitrine pode fazer toda a diferença para dar destaque aos produtos. Há muitas possibilidades, desde os clássicos focos de luz, até lâmpadas de cores variadas, como azul e amarelo, que criam uma ambientação especial, ou até as famosas lâmpadas de LED para criar uma iluminação diferenciada.

Cores

Tons quentes e vibrantes, como amarelo e laranja, podem ser uma boa opção para o vitrinismo voltado para o público jovem. Tons frios, como o cinza e o azul, são relaxantes. Tudo depende da sua estratégia de vitrinismo e do clima que você pretende criar e passar aos seus clientes.

Troca da vitrine 

Lembre-se de renovar a vitrine regularmente. Não é necessário mudar tudo, mas vale a pena  trocar o item em destaque ou mesmo arrumar os produtos de outra maneira para dar um aspecto de novidade. Além disso, a agilidade para aproveitar tendências, lançamentos ou até um novo momento do mercado deve ser levada em conta. 

Muitas lojas trabalham com períodos definidos previamente para renovar suas vitrines e manter esse ar de novidade na marca – a cada 15 ou 30 dias, porém, lojas com alta rotatividade, às vezes realizam essa renovação semanalmente. Assim, essa periodicidade pode ser definida de acordo com a necessidade e objetivos específicos da sua empresa.

Gostou das dicas?  

Vimos que o vitrinismo refere-se a uma técnica que exige a contratação de profissionais que tenham conhecimento especializado. Caso a sua empresa conte com poucos recursos financeiros, tente seguir as dicas: foque no seu público, mantenha um equilíbrio entre espaços cheios e vazios e procure manter, na vitrine, o estilo da sua loja.  Desejamos sucesso nas vendas! 

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