Você já preparou a sua loja para as vendas de Natal? Para o comércio varejista, esse é o período mais lucrativo do ano e, por isso, é essencial aproveitar a oportunidade e traçar estratégias de marketing eficientes para vender mais.
Isso requer um bom planejamento que envolve o estoque, treinamento da equipe de vendedores, a contratação de colaboradores temporários, atratividade da sua loja – seja ela física ou virtual, e a divulgação dos seus produtos ou serviços aos clientes.
De acordo com uma pesquisa realizada em todas as capitais brasileiras, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil, as vendas de Natal devem injetar R$ 66,6 bilhões na economia. Além disso, 36% dos trabalhadores que recebem a primeira parcela do 13º salário, utilizarão o valor nas compras de Natal.
Para ajudá-lo a não se esquecer de nenhum detalhe na preparação do seu negócio para as vendas de Natal, separamos algumas dicas para você implementar em seu negócio e ter mais chances de sucesso nas vendas de final de ano!
Expectativa de vendas para o Natal 2022
Segundo os dados coletados na pesquisa, 88,5% dos entrevistados devem presentear na data mais lucrativa do ano, o que representa um crescimento de 9,5% na variação percentual, em comparação a 2021.
Ticket médio: Sobre o ticket médio de cada compra, 58,2% pretendem gastar de R$50 a R$100; 27%, de R$100 a R$150 e 14,8%, acima de R$150.
Produtos mais procurados: As principais compras neste período são: roupas e acessórios (73,4%); brinquedos (23,6%) e calçados (3%).
Locais de compra: A sondagem revela ainda que 31,1% dos consumidores farão compras online; 27,9% optarão por compras no centro da cidade, 27,1% preferem ir aos shoppings e 13,9% visitarão as lojas de bairros.
Por que a sua empresa precisa planejar as ações do Natal
Para a sua empresa aproveitar da melhor forma esta data, é preciso elaborar uma estratégia de vendas eficiente: planejar, verificar os recursos necessários, canais de comunicação e distribuição do conteúdo para realizar a divulgação das campanhas.
Assim será possível:
- Verificar a quantidade necessária de estoque para atender a demanda;
- Avaliar a necessidade de aumentar a equipe e/ou realizar contratações temporárias;
- Planejar campanhas promocionais;
- Definir ações de marketing e de comunicação;
- Criar vitrines atrativas para atrair e encantar os seus clientes.
Como se preparar para a campanha de Natal e vender mais
Além de se preparar com antecedência, entrar no clima natalino e desenvolver uma estratégia de marketing exclusiva para a data. Confira:
1 . Prepare o seu estoque com antecedência
Dentre as estratégias para vender mais no Natal, fique atento a capacidade do seu negócio em garantir que o cliente vai encontrar aquilo que deseja na sua loja, seja ela física ou virtual.
Assim sendo, uma dica é garantir que logo no início do mês de novembro o seu negócio já esteja com a campanha de Natal decidida e preparada para a demanda que ela irá gerar na sua empresa.
2 . Desenvolva uma estratégia de marketing especial para a campanha de Natal
A campanha de Natal pede por um cuidado e atenção especial. É possível, sim, utilizar como base a sua estratégia de marketing ao longo do ano e, também, verificar o que a sua loja fez no Natal do ano passado para ter uma ideia do que funciona para o seu público.
Entretanto, o Natal é sempre uma data para identificar novas oportunidades de negócios, e, para isso, ele exige ações e campanhas diferenciadas. Neste cenário, lembre-se de fazer uma campanha de marketing completa. Isso significa que ela deve incluir todos os seus canais de comunicação e vendas.
Por exemplo: postagens no blog relacionadas ao Natal, passando pelas publicações e interações em todas as suas redes sociais como o Instagram, e-mail marketing, mensagens no WhatsApp, investimento em mídia paga, entre outros.
3 . Invista em marketing digital e mídia paga
O marketing digital vem se mostrando um excelente aliado nas vendas durante todo o ano, e isso não é diferente no Natal. Investir de forma estratégica em mídia paga é uma excelente maneira de aumentar o alcance da sua marca e das suas promoções e ações. E para ter eficiência, o ideal é que comece a campanha uns 2 ou 3 meses antes do período.
Quanto mais segmentada for a sua campanha de Natal, maior será a sua chance de alcançar o seu objetivo de conversão. Para fazer isso, saiba em quais mídias o seu público-alvo está presente e invista na segmentação dos anúncios via Google Ads e Facebook Ads, por exemplo.
4 . Facilite a vida do cliente: aceite diversas opções e condições de pagamento
Você não quer que o consumidor acrescente os produtos no carrinho e desista de fazer a compra porque a sua loja aceita poucas formas de pagamento, não é mesmo? Por isso, lembre-se de que o seu objetivo é facilitar a vida do cliente nesse aspecto.
Aproveite este momento favorável e ofereça diversas formas de pagamento para que isso não seja um empecilho aos consumidores. O uso do Pix, por exemplo, pode ser um grande diferencial para a sua loja garantir que o cliente feche o negócio naquele momento.
Porém, além do Pix, o pagamento via boleto bancário e a capacidade de aceitar diversos cartões de débito e crédito podem fazer a diferença para você aumentar as suas vendas no Natal.
5 . Aposte nos descontos progressivos e campanhas de frete grátis
Outras boas estratégias para vender mais no Natal estão relacionadas com o desconto progressivo e campanhas de frete grátis. Isso porque, como as pessoas estão mais dispostas a gastar, os descontos progressivos estimulam a compra de mais de um produto, aumentando o ticket médio do cliente. Com esse formato de oferta, quanto maior o valor da compra, maior o desconto que o consumidor irá receber.
Além disso, é possível estudar a possibilidade de oferecer Frete Grátis a partir de determinado valor de compra, já que essa estratégia também pode fazer com que o cliente opte por gastar um valor acima do planejado “simplesmente” para não pagar o valor do frete.
6 . Tenha uma política de devolução e trocas bem-definida
A maioria dos itens vendidos nessa época é dado de presente. Por isso, é perfeitamente natural que a quantidade de devoluções e trocas aumente na mesma proporção que as vendas. Em razão disso, ter uma política clara é muito importante e, mais ainda, que ela seja informada no momento da compra, como a exigência do cupom fiscal e a presença da etiqueta na peça a ser trocada.