Vendas B2B e B2C: entenda qual é o perfil de vendas da sua empresa

Se a sua empresa trabalha com a parte de vendas é fundamental que toda a equipe tenha de forma clara as diferenças entre vender para um consumidor final – vendas B2C,  e para uma outra empresa – vendas B2B,  com o objetivo de atender divulgar os serviços e produtos de forma adequada.

A linguagem utilizada, o tempo e o ritmo do processo, o tipo de produto oferecido, os objetivos envolvidos são diferentes. E tudo isso precisa ser ajustado à realidade corporativa, e à postura do profissional da equipe de vendas para obter bons resultados para o seu negócio.

A partir de uma estratégia de vendas bem definida e direcionada para o seu perfil de clientes, fica muito mais fácil definir as ações de relacionamento e de divulgação, para  executá-las e gerar bons resultados.

Portanto, se você quer saber quais são as principais singularidades e características das vendas empresariais B2B e vendas B2C, continue lendo este artigo!

O que é venda B2B

Se você é dono de um negócio, com certeza já precisou contratar outra empresa para a solicitação de um serviço. E ela pode ser, por exemplo, uma agência de comunicação, de tecnologia que disponibiliza um software, ou mesmo um fornecedor dos produtos que você vende. Enfim, as possibilidades são diversas!

Características das vendas B2B

A singularidade principal de empresas B2B está no processo de vendas. Como tratam-se de negócios feitos entre empresas, é muito provável que o cliente seja mais criterioso em relação a prestação de serviços.

Além disso, os canais de comunicação devem ser selecionados  de acordo com o perfil do seu público e a linguagem também costuma ser mais formal. O linkedIn, por exemplo, é uma excelente opção para negócios B2B, parcerias estratégicas e relacionamentos com diretores e outras pessoas com  cargo de liderança.

O linkedIn, aliás,  possui várias ferramentas que oferecem a possibilidade de encontrar o e-mail profissional do decisor da empresa para qual você pretende vender. No entanto, antes de enviar uma mensagem a empresa precisa construir uma marca forte nesse canal, saber como abordar os clientes e entender bem quais as “dores” do consumidor para vender o produto de forma assertiva.

Dicas para ser um bom vendedor B2B

• Defina quem é o seu público – nicho de mercado;
  • Estruture o seu processo de vendas;
  • Elabore uma estratégia de marketing com foco no seu perfil de clientes;
  • Automatize o seu sistema de vendas B2B e ganhe eficiência no atendimento.

O que é venda B2C

O modelo de vendas B2C, ou “Business to Consumer”, refere-se às empresas em que o público-alvo é o consumidor final. As vendas Business to Consumer são o tradicional varejo, que vende diretamente para os clientes nas lojas físicas ou virtuais.

É o caso de lojas de móveis, roupas, sapatos, supermercados, agências de viagem, salões de beleza ou qualquer outro negócio que tenha como objetivo vender para clientes e não para empresas.

Características das vendas B2C

Empresas que realizam vendas B2C focam no relacionamento com o cliente e em promoções e outras ações para conversão de vendas. Um exemplo disso é uma loja física ou e-commerce que oferece produtos ou serviços para a população em geral.

Um cliente que compra uma cama não tem os mesmos objetivos ou necessidades de um que compra soluções em TI para uma empresa. Ter isso em mente é fundamental para começar a trabalhar nas particularidades do seu público.

O processo de compra costuma ser mais simples e curto, e a decisão do consumidor é baseada em preço, desejo e status.

Dicas para ser um bom vendedor B2C

• Conheça bem o seu cliente
  • Invista em relacionamentos e em marketing de conteúdo
  • Conheça bem o que você vende
  • Ofereça uma experiência agradável em sua loja
  • Treine a sua equipe de vendas

Entenda melhor quais são as diferenças:

Agora que você já sabe o que é B2B, fica mais fácil entender as principais características desse tipo de venda — e também o que a diferencia das vendas B2C. Vamos a elas:

Ainda não é um Associado da CDL/BH? Aproveite todos os benefícios!

Fazer parte da CDL/BH é contar com o apoio de uma entidade que te ajudará a gerenciar melhor o seu negócio, economizar, aumentar a sua segurança, mobilidade nas cidades, ampliação de crédito e capacitação do setor.  Faça parte da CDL, seja um associado!