Em tempos de competitividade acirrada do mercado, os gestores se veem cada vez mais compelidos a encontrar um diferencial, alguma característica que os mantenha no topo da lista de negócios bem-sucedidos. Porém, muitos deles ainda negligenciam um elemento crucial: a saúde do trabalhador.
Apenas com esse tema é possível aumentar a produção e a qualidade, reduzir custos, atrair os melhores profissionais e parceiros — enfim, é possível potencializar bastante os seus resultados. Quer entender de uma vez por todas os impactos que a aposta em melhorias na saúde asseguram a qualquer modelo de empresa?
Então siga a leitura e confira!
O que diz a lei sobre a responsabilidade da empresa com a saúde dos funcionários?
A preocupação com a saúde do trabalhador não surge apenas da iniciativa dos empregadores: a legislação pátria e, especialmente, a trabalhista estabelecem algumas regras para assegurar a segurança do trabalho e prevenir doenças ocupacionais.
A Constituição Federal de 1988, por meio de normas de saúde, indica o dever do empregador de buscar a redução de riscos inerentes ao ambiente laborativo — objetivo este que só é alcançado quando são respeitadas as normas de higiene e segurança.
De acordo com a atividade exercida, também haverão normas técnicas específicas e que podem gerar punições caso sejam desrespeitadas, tais como:
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o uso de equipamentos de proteção individuais próprios;
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padronização de comportamentos;
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limitação da jornada de trabalho.
Além de cumprir as normas de segurança, a empresa também deve fiscalizar o seu cumprimento por parte dos funcionários, bem como facilitar o controle de obediência às normas pelos órgãos competentes.
Como a saúde dos empregados afeta a empresa?
Eleva a produtividade
O aumento da produtividade dos funcionários é um fator que está intimamente ligado à adoção e ao incentivo de práticas saudáveis no ambiente de trabalho. São medidas que proporcionam aos colaboradores, de modo geral, a estabilidade física e emocional necessária para manter acesa a sua motivação.
Pensar no investimento em ações de saúde é sinônimo de proporcionar uma melhor qualidade de vida àqueles que são indispensáveis ao pleno exercício da sua atividade comercial.
O funcionário que usufrui de ginástica laboral, alimentação balanceada durante a sua jornada de trabalho e plano de saúde, por exemplo, trabalha com menos estresse e mais equilíbrio. Como sabemos, quem trabalha com tranquilidade rende muito mais.
Aumenta a qualidade do trabalho realizado
Outro benefício estratégico que os cuidados com a saúde acarretam é o impulso na qualidade dos processos de produção. Preocupar-se com o bem-estar gera um ambiente mais harmônico e induz a vontade de produzir cada vez melhor.
Ou seja, proporcionar um bom clima mantém vivo o desejo dos colaboradores de continuar aperfeiçoando a própria atuação — e não é só o desempenho individual que ganha, a empresa será muito beneficiada com isso.
Diminui os afastamentos do trabalho
Adotar medidas para assegurar a saúde dos empregados também é um excelente caminho para reduzir custos. Quando os membros da sua equipe estão saudáveis, o número de acidentes e doenças relacionadas ao exercício da função certamente diminuem. Ademais, as vantagens trazidas são:
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time menos desfalcado, eliminando a necessidade de adaptações;
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menor índice de remanejamento de pessoal;
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diminuição do número de indenizações pagas.
Como a saúde do trabalhador pode reduzir o turnover?
A mão de obra consiste em um dos bens mais importantes que uma empresa pode ter. Nesse sentido, a rotatividade do quadro de funcionários é determinante para o bom ou mau funcionamento do negócio.
Por isso, não basta recrutar os melhores profissionais na formação sua equipe se não há projetos para engajá-los e reter esses talentos na empresa. Quem não disponibiliza um ambiente que no qual eles se sintam confortáveis e entusiasmados terá como resultado uma taxa de turnover bem acima do recomendado.
Mais uma vez, a preocupação com a saúde do trabalhador entra como elemento-chave à estratégia para evitar a alta rotatividade de funcionários. Os melhores profissionais sempre serão muito requisitados e o que fará a diferença para que sua proposta seja escolhida são os benefícios que a empresa oferece.
Ter um programa de promoção da saúde demonstra, por exemplo, que existe um comprometimento para com os seus funcionários, causando-lhes o sentimento de valorização e acolhimento.
Como a empresa pode contribuir para o bem-estar dos seus funcionários?
Implementando um projeto de incentivo à atividade física
A repercussão da prática regular de atividade física ultrapassa a saúde corporal do indivíduo, atingindo igualmente o seu bem-estar mental — eles têm maior disposição para produzir e a criatividade é aguçada. Por isso é tão importante que o empregador incentive esse hábito nos seus funcionários.
Por essa razão, procure estabelecer parcerias com academias e oferecer descontos para os empregados que quiserem se matricular. Contudo, lembre-se de dar preferência a empresas que forneçam uma vasta gama de atividades para contemplar os variados perfis de colaboradores da sua empresa.
Trabalhando a cultura organizacional para focar na saúde
Para que as ações direcionadas à saúde do trabalhador sejam efetivas, é preciso implementar uma mudança cultural. Desenvolva uma gestão que cultive a qualidade de vida como valor essencial e incentive os colaboradores a adotar essa ideia.
A melhor maneira de persuadi-los é destacando alguns comportamentos fundamentais ao seu dia a dia. Podemos listar exemplos como:
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disponibilizar um espaço de descanso, se possível com opções de lazer;
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pontuar os empregados que já praticam atividade física;
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investir em ergonomia;
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incentivar o consumo de alimentos saudáveis durante a jornada de trabalho;
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realizar eventos de prática esportiva.
Com a ajuda desses e de vários outros estímulos aos cuidados com a saúde você conseguirá elevar os padrões e os resultados da sua empresa.
Contratando um plano de saúde
Poder contar com um plano de saúde é um benefício que deixa os funcionários bastante satisfeitos, especialmente se a vantagem se estende aos familiares. Eles sabem que terão a quem recorrer na eventualidade de alguma doença e isso também os incentiva a cuidar da saúde com maior regularidade.
O sucesso de uma empresa pode ser influenciado por inúmeros fatores e, dentre eles, a saúde do trabalhador estimula o melhor desempenho de cada um e reduz de custos. Funcionários bem cuidados adoecem menos, se sentem valorizados e estarão dispostos a doar o máximo de seus esforços em prol de melhores resultados.
E então? O que achou do post? As informações foram úteis para demonstrar a importância de desenvolver hábitos saudáveis na sua equipe? Para receber outras dicas exclusivas como estas em seu e-mail, assine agora mesmo a nossa newsletter!