Sua empresa já pensou em investir em marketing de influência para expandir o seu negócio? Essa estratégia de publicidade é recorrente em empresas grandes e de marcas renomadas, mas também pode ser muito bem explorada pelos pequenos negócios.
Marketing de influência diz respeito aquelas pessoas que atuam como interlocutoras em um nicho de mercado e são excelentes opções para dar mais visibilidade aos seus produtos ou serviços. Provavelmente, você conhece algum influenciador nas redes sociais – uma pessoa com muitos seguidores e engajamento em seu perfil pessoal ou profissional.
Ainda mais em tempos de grande consumo de informações pelas redes sociais, de acesso e de tempo gasto navegando pela internet, investir nessa estratégia de marketing tem grandes chances de sucesso. É por isso que, neste post, explicaremos como funciona o marketing de influência e a importância de aplicá-lo em seu negócio.
O que é marketing de influência?
O marketing de influência, ou influencer marketing, consiste em utilizar uma pessoa conhecida para representar a sua marca. Ela será a porta-voz do seu negócio, e irá incentivar na tomada de decisão dos consumidores para você vender mais.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Qualibest, dentre o número de pessoas que estão conectadas diariamente na internet, 55% afirmam que costumam pesquisar a opinião de influenciadores digitais antes de efetuarem uma compra importante, 86% já descobriram um produto via influenciador e 73%, de fato, já adquiriram algo por indicação desse profissional da internet.
A confiança do consumidor também se concentra em amigos e parentes (56%), sites de reviews (37%), portais e blogs oficiais de marca (30%), vendedores e especialistas (26%), publicidade online (24%), propagandas em TV e rádio (16%), celebridades como cantores, esportistas e atores (8%) e anúncios impressos (4%).
Como escolher a pessoa certa para a sua estratégia de Marketing de Influência?
Para realizar este trabalho e dar mais visibilidade ao que você faz, você também precisa se preocupar com a imagem que deseja transmitir para o seu público. Portanto, os valores dessa pessoa precisam ser coerentes com a imagem da sua empresa, para que isso também não venha a interferir de forma negativa em sua estratégia de vendas.
Uma dica para descobrir quem é a pessoa ideal para o seu negócio é mapear os influenciadores do seu segmento e quais os tipos de conteúdos que seus potenciais consumidores seguem para você ser mais assertivo na estratégia de comunicação.
Em relação aos custos dessa possível parceria, deve ser levado em conta o número de seguidores e de engajamento. Os micro influenciadores, com nichos mais específicos de perfis de público, podem ser mais úteis em uma campanha de marketing de influência B2B, por exemplo.
No caso de uma venda mais complexa e com um ticket maior, um vídeo de um especialista testando seu produto pode fazer mais sentido. Lembre-se, porém, de que qualquer campanha tem que se conectar com a realidade daquele influenciador.
Saiba como ter um bom desempenho nas vendas
É importante ressaltar que o influenciador sozinho, sem um conjunto de estratégias da sua empresa, pode não gerar nenhuma venda. Assim como ele deve saber que existem metas por trás do seu contrato e o que você realmente espera dele.
Confira a seguir o que é preciso levar em consideração para obter os melhores resultados!
1. Quem é o público que consome os conteúdos do seu influenciador?
Para ter essa resposta, fique atento na audiência do seu influenciador. Leia os comentários deixados em suas publicações, peça prints das áreas dos relatórios gerados pela rede social – faixa etária e localização das pessoas.
Na hora de selecionar um influenciador para sua campanha de marketing de influência, é comum vermos pessoas sendo escolhidas pelo seu estilo. O importante é que vocês tenham uma conversa franca para alinhar as expectativas, ações e resultados.
2. Você escolheu influenciadores das redes certas?
Essa dica é muito importante para micro e pequenas empresas que desejam trabalhar com marketing de influência. Sempre que for trabalhar com influenciadores, escolha entre aqueles que estão nas redes em que sua empresa também esteja.
Portanto, antes de investir financeiramente nessa estratégia, é importante que você conheça bem o seu público e onde ele está, para escolher o perfil do influenciador que a sua empresa precisa.
3. Invista em conteúdos próprios e em uma comunicação integrada:
Como você vai continuar a conversa com as pessoas que entrarem em contato com seu influenciador? Além de divulgar os seus produtos e serviços nas redes sociais dele, você precisa gerar conteúdos nos próprios canais de comunicação da sua empresa caso as pessoas tenham interesse em obter mais informações ou realizar uma compra imediata. Do contrário, seu investimento será em vão e não terá o resultado esperado.
4. Seja transparente na sua campanha de divulgação:
O trabalho de um influenciador é gerar conexão entre a sua marca e os seguidores para que se tornem possíveis clientes. Mas esteja preparado também para ser questionado sobre o seu produto, qualidade, prazos de entrega, dentre outros. É importante que você seja transparente, alinhe essas premissas para que a sua marca seja percebida da melhor forma pelos seus seguidores.
5. Mensure o retorno do marketing de influência:
Qual é o objetivo da campanha que foi planejada? A intenção foi vender mais ou divulgar mais a marca? Assim como toda ação de marketing digital, o marketing de influência também deve ter seus resultados mensurados durante a realização da campanha. Além de verificar se a frequência de publicações foi seguida no contrato, o criativo deve fazer parte da sua análise.
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