Inteligência Artificial no varejo: o que esperar para 2023

Entre as principais tendências tecnológicas que estarão em alta em 2023, a Inteligência Artificial (IA) no varejo aparece como uma das protagonistas e aliadas do setor. Muitos varejistas passaram a olhar para as ferramentas tecnológicas como recursos essenciais para uma gestão mais eficiente e produtiva e estão buscando se adaptar à transformação digital

Posto isso, empresas que buscam sair na frente e melhorar a sua competitividade no mercado, devem estar atentas às possibilidades de uma tecnologia capaz de automatizar processos e proporcionar um crescimento nas vendas.

O e-commerce é um exemplo de inteligência artificial e são muitas as oportunidades. Para destacar algumas delas, e mostrar que é possível aplicá-las em seus negócios ainda em 2023, conheça a seguir algumas vantagens do uso de IA no varejo.

E-commerce: um exemplo de inteligência artificial para vender mais

E-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, está relacionado às vendas de produtos e serviços pela internet. Por ser mais uma facilidade trazida pela tecnologia, utiliza recursos inteligentes para vender mais.

Ultimamente, cada vez mais empresas estão investindo em inteligência artificial para e-commerce, principalmente quando trata-se de atendimento ao cliente.  As vendas se tornam mais intuitivas e prazerosas, trazendo melhorias significativas na experiência de compra e naturalmente aumentando a taxa de conversão.
Sistemas que utilizam inteligência artificial obtêm também informações mais objetivas, e os registros e solicitações dos clientes podem ser armazenados, facilitando a comunicação no futuro.

Os robôs também fazem análises comportamentais, ajudam a criar campanhas e elaboram ofertas que despertam o interesse do usuário, consequentemente melhorando os resultados do negócio.

Como a Inteligência Artificial está transformando o atendimento ao cliente

A inteligência artificial está melhorando praticamente todos os aspectos da experiência do cliente, desde a identificação das vozes dos clientes até a velocidade com que obtém as respostas às suas mensagens.

De acordo com pesquisa realizada, mais de 60% dos profissionais de atendimento disseram que a utilização da IA permitiu economizar tempo e quase 50% afirmaram que tornou seu trabalho mais ágil e simples.

Softwares de atendimento ao cliente de IA, incluindo chatbots, criaram também uma melhoria significativa na forma como os consumidores se conectam com as marcas e conseguem comprar, solicitar ou esclarecer dúvidas de forma rápida e prática.

Vantagens de utilizar a Inteligência Artificial (AI) no varejo

Precificar melhor os produtos, diminuir quebras de estoque, prever demandas e personalizar o serviço de atendimento ao cliente são alguns exemplos do potencial do uso de inteligência artificial no varejo, seja nas lojas físicas ou nos canais online, como o  e-commerce

A expectativa é de que investimentos globais em inteligência artificial dobrem até 2024. Muito inspirado em modelos pioneiros trazidos por gigantes como a Amazon, varejistas devem aproveitar todos os benefícios desta ferramenta. Saiba mais abaixo:

1. Precificação: por que aplicar inteligência artificial

Definir preços de acordo com diferentes variáveis para um grande número de itens é extremamente complexo e exige análises contínuas. Uma precificação inteligente exige suporte tecnológico para otimizar processos e diminuir gargalos enfrentados na hora de precificar.  Com o melhor controle de dados com a ajuda do software de gestão de IA, é possível  comprar melhor, planejar promoções de forma mais eficiente, dentre outros.

2. Identificação de tendências e padrões comerciais

O armazenamento de dados estratégicos é um dos grandes benefícios da inteligência artificial. A coleta e tratamento dessas informações permitem que os profissionais analisem efetivamente qual o comportamento  dos consumidores e suas preferências.

Consequentemente, é possível descobrir e até prever quais são e quais serão os padrões e tendências de mercado. Com os resultados das análises é possível criar novas campanhas, abordagens e estratégias para o sucesso da equipe de vendas.

3. Otimização da experiência do cliente

O uso da inteligência artificial no varejo possibilita um relacionamento mais personalizado com o cliente. Os profissionais podem oferecer uma experiência personalizada, e de melhor satisfação com o atendimento.

Com a captura de dados, os varejistas podem entender melhor as necessidades e o histórico de compras, além das preferências de produtos, oferecendo novas oportunidades, e reposição do estoque com itens que estão tendo grande procura.

4. Gerenciamento de produtos

Para garantir mais agilidade no atendimento, o comércio pode utilizar um sistema que automatiza informações de gestão de entradas e saídas de produtos, estoque e pedidos. Tudo isso contribui para a tomada de decisões mais assertivas, além de proporcionar um atendimento mais ágil, clientes mais satisfeitos e com mais chances de voltar a comprar na sua loja.

5. Prever demandas e atingir o público certo:

Algoritmos conseguem contribuir para que os empresários alinhem estratégias, reunindo dados que permitem direcionar para quem determinados produtos podem ser oferecidos com mais chances de se converter em vendas.

Gostou das dicas

Vimos que a implementação da Inteligência Artificial no varejo se tornou um ponto importante para o atendimento aos clientes com impactos diretos nas vendas, possibilitando ter controles mais inteligentes e experiências omnichannel.

Desta forma o varejo consegue criar conexões, mercados automatizados e outros ganhos que transformam o modo de atuação deste setor e melhoram a sua competitividade.