Digitalização x Transformação Digital: por que aplicar na sua empresa?

Quais comportamentos e habilidades são essenciais para os empreendedores? A transformação digital foi um dos termos mais falados neste período de pandemia e  exigiu uma gestão ágil e flexível para se adaptar ao novo comportamento dos consumidores como estratégia de sobrevivência.

Neste cenário de incertezas, aqueles que ainda não tinham investido no mercado digital tiveram que rever o seu modelo de negócio, que antes era exclusivo do ambiente físico para iniciar no online,  para não perder clientes e minimizar os impactos nas vendas.

Este processo de adaptação não se restringe apenas à implementação de novas tecnologias e ferramentas de venda. Mas, principalmente, a cultura organizacional e a forma como as empresas se relacionam com os clientes, de forma mais dinâmica e interativa.

Conheça a seguir os principais conceitos discutidos no mundo dos negócios e entenda melhor qual a diferença entre transformação digital e digitalização!

O que é transformação digital?

Podemos dizer que a transformação digital é o processo em que uma empresa implementa um mindset (mentalidade) digital em todos os seus setores:  a  produção e a comercialização dos produtos deve obedecer à lógica do mundo digital de mudanças rápidas e de respostas instantâneas, com mais flexibilidade e agilidade nos relacionamentos.

Entre os pilares da transformação digital, podemos citar:

• Foco no consumidor: As empresas precisam entender os desejos e preferências dos consumidores para oferecer um produto que atenda às suas necessidades de forma mais assertiva. Essas informações ajudam a orientar todo o trabalho da empresa, principalmente da equipe comercial e de marketing.
  • Feedbacks constantes: Todas as empresas estão sujeitas a erros, mas com a ajuda da internet é possível obter feedbacks mais rápidos, para melhorar o atendimento e  a qualidade das entregas.
  • Entregas mais ágeis: Todas as etapas da jornada de compra do cliente podem ser controladas e corrigidas de forma mais eficiente e ágil para garantir a satisfação dos consumidores e a credibilidade do negócio.
  • Adaptação às mudanças/flexibilidade: As empresas precisam entender que o cenário muda  o tempo todo e, para não ficar para trás, precisam ser ágeis para atender o novo comportamento de seus consumidores.

A transformação digital implica, portanto, em usar tecnologias, processos e práticas para implementar a mentalidade digital, a fim de melhorar a performance da empresa, tornando-a mais enxuta, eficiente e produtiva.

E o que é digitalização?

Digitalizar significa transformar qualquer documento físico em digital, obtendo desta forma um acesso mais rápido às informações e maior eficiência com ajuda da tecnologia. Além de representar, claro, uma maior consciência ambiental e menos gastos com papel.

O fato é que a digitalização foi avançando nas empresas e, atualmente, sua função principal nos negócios diz respeito à automatização dos processos para substituir atividades repetitivas e o tempo de dedicação para a execução das tarefas.

Entre os benefícios de digitalizar o seu negócio, podemos citar:

• redução de custos operacionais;
  • menor tempo gasto para a execução das atividades;
  • facilidade de acesso à informação;
  • menor risco de erros manuais;
  • mais eficiência na gestão de dados;
  • melhor experiência do cliente, entre vários outros!

A tendência é que essa migração para o ambiente virtual cresça à medida que mais empreendedores entendam os reais benefícios da digitalização. Muitos gestores aproveitaram, por exemplo, o crescimento do e-commerce como um novo canal de vendas na pandemia.

Fique de olho no mercado: participe de eventos de empreendedorismo

Para conhecer as melhores práticas do mercado digital para o seu negócio, nada melhor do que participar de eventos corporativos. Muitas vezes, estamos tão imersos nas atividades cotidianas, que deixamos de olhar para “fora da caixa” e perdemos excelentes oportunidades que poderiam fazer a diferença na gestão da sua empresa.

Ter contato com profissionais especializados, compartilhar experiências e ficar por dentro das principais tendências é fundamental para entender o que a sua empresa pode fazer, dentro da sua realidade, para obter melhores resultados.

Será realizado em outubro o SUMMIT Experience Comércio e Serviços 2021, e o tema desta vez é: Digitalização x Transformação Digital! O evento será online e vai reunir profissionais  renomados da área para discutir as principais tendências do mercado digital em uma verdadeira imersão de conteúdo distribuído em palestras, oficinas e talk shows. Na oportunidade, será discutido quais são os comportamentos essenciais em tempos de transformação digital, macrotendências de negócios, empreendedorismo, inovação e a disrupção digital, entre vários outros.

A iniciativa é uma parceria da CDL/BH com o Sebrae Minas, e as vagas são limitadas! Pode conferir a programação completa e realizar a sua inscrição clicando aqui.