Empresas de todo o país, desde marcas consagradas até os pequenos negócios, estão obtendo resultados concretos com o uso do Instagram. Essa mídia social tem ajudado no crescimento das vendas de diversas maneiras, já que, além de destacar produtos e dar mais visibilidade, oferece também mais proximidade com os clientes.
Com a pandemia da COVID-19 e o isolamento social, observou-se uma explosão de vídeos curtos e divertidos no Instagram. Também vimos um aumento considerável de vendas online. Diante deste cenário, é importante que as empresas avaliem se estão realmente utilizando bem os recursos dessa mídia, para potencializar o seu negócio.
Como o instagram pode ajudar a sua empresa?
O número de usuários no Instagram têm crescido consideravelmente e ele vem se tornado a rede social favorita de muitos brasileiros. As pessoas acessam para obter inspiração e descobrir coisas que interessam a elas, e isso inclui conteúdo de marcas e de empresas.
Com isso, os perfis empresariais se destacam cada vez mais para aumentar o alcance e engajamento entre seus clientes. Além disso, permite realizar estratégias mais assertivas de divulgação, por meio da segmentação de públicos, gestão da marca online, campanhas e anúncios pagos por meio do Instagram for Business.
Confira alguns dados importantes sobre o potencial do Instagram:
- 60% das pessoas dizem que descobrem novos produtos pelo Instagram;
- ⅓ das histórias mais visualizadas são de empresas;
- 80% de aumento no tempo gasto em vídeos na rede social.
- 90% das contas seguem uma empresa no Instagram;
- Mais de 500 milhões de contas usam o Instagram Stories todos os dias.
- Criadores de conteúdo e influenciadores digitais influenciam consideravelmente nas compras.
Quais os tipos de contas disponíveis no Instagram?
Há três diferentes tipos de conta do Instagram que podem ser criadas pelos usuários e cada um dos perfis tem características e recursos específicos. Explicaremos melhor abaixo:
Conta pessoal: Ideal para divulgar conteúdos pessoais entre amigos e família. Recomenda-se que a conta da empresa seja diferente da conta pessoal para não misturar os públicos de interesse e conteúdos compartilhados.
Conta para criadores de conteúdo: quem gera conteúdo e tem pelo menos 10 mil seguidores pode realizar a migração da conta pessoal para a conta de criador de conteúdo. Essas pessoas têm à disposição um ambiente mais focado em desempenho, segmentação e maior entendimento de métricas e do alcance dos conteúdos produzidos.
Conta empresarial: De todos os tipos de conta do Instagram, essa é a única voltada exclusivamente para empresas. Entre seus benefícios para os negócios estão:
– Obter métricas em tempo real sobre o desempenho das suas histórias e publicações promovidas ao longo do dia.
– Obter informações sobre seus seguidores e como eles interagem com suas publicações e histórias.
– Adicionar informações a respeito de sua empresa, como horário de funcionamento, localização e número de telefone.
– Integração de postagens com o Facebook.
Como criar conteúdo no Instagram?
O Instagram possui como característica principal ser altamente visual. Portanto, imagens bem selecionadas para a divulgação, além de vídeos e legendas descontraídas, ajudam a atrair a atenção das pessoas.
1. Defina o seu público
Para ter sucesso nas vendas de um produto ou serviço, é preciso primeiro saber quem pode ter interesse nele. Para isso, você deve se fazer as seguintes perguntas:
- Quem são seus clientes?
- Como é o seu perfil?
- Que tipo de conteúdo e imagens podem despertar o interesse no Instagram?
Essas informações vão ajudar o seu negócio a realizar o planejamento de postagens. Se verificar pouco engajamento, teste novas formas de conteúdo e fique de olho no que tem dado certo e o que pode melhorar. Pesquise seus concorrentes!
- Crie um feed atrativo
É preciso selecionar as imagens que vão compor o seu feed e proporcionar uma aparência homogênea para sua conta, com publicações de forma constante. Lembre-se sempre que ele é bastante visual, mas evite poluição de conteúdo, como banners com muito texto. Explore os detalhes nas legendas e utilize hashtags adequadas para o seu negócio para ser visto nos mecanismos de busca.
- Promova o engajamento
Para obter os resultados esperados, é preciso engajar o seu público. E nada melhor que produzir conteúdos que estimulem a interação por meio de enquetes, comentários, compartilhamentos, curtidas e mais seguidores. Mas lembre-se, isso não quer dizer que a sua empresa está vendendo bem, portanto utilize métricas corretas para mensurar as conversões em vendas.
Explore os recursos disponíveis no Instagram
Stories
O stories, por exemplo, permite colocar imagens e ícones descontraídos e divertidos para interagir com o público. Permite também uma menor pressão para veicular o conteúdo perfeito, pois elas desaparecem após 24 horas após a publicação. O ideal, portanto, é que a sua empresa consiga equilibrar o feed e as histórias para fornecer conteúdo informativo e relevante para o seu público.
Utilize hashtags
As hashtags são o atalho mais rápido para que os usuários encontrem sua loja no Instagram. Por isso, você precisa usar termos adequados para cada publicação de produtos, que ajude as pessoas a encontrarem exatamente o que precisam comprar. Por exemplo, se estiver vendendo um vestido para festas, use as hashtags #vestidoparafestas #vestidofeminino, dentre outras opções. Tente colocar no mínimo cinco hashtags em cada post do seu produto.
Utilize o catálogo de produtos
O Instagram permite que as empresas criem um catálogo de produtos ou serviços com mais detalhes e informações aos seus clientes. Para utilizar este recurso acesse a sua FanPage e clique em “Criar Catálogo”. Basta inserir as informações solicitadas e editar sempre que for preciso para manter as informações atualizadas.
Aproveite o Instagram Shopping
Imagine que você tem uma loja de roupas e precisa realizar uma postagem de um look para os seus clientes. O Instagram Shopping permite realizar a marcação em cada peça com os valores e mais detalhes sobre as peças.
Para ter este recurso, você precisa de uma conta comercial e também de um Gerenciador de Negócios no Facebook. Com o recurso, seus produtos do catálogo podem ser marcados em posts do Instagram, gerando vendas pelo aplicativo.
Crie anúncios para o público certo
Para alcançar melhor o seu público, crie anúncios segmentados. De acordo com dados da rede social, 84% das pessoas no Instagram tendem a comprar de pequenas empresas que utilizam essa estratégia de vendas. Você pode fazer isso no próprio feed ou no stories em diferentes formatos como anúncio de foto, anúncios de vídeo, anúncios em carrossel e anúncios de coleção.
Crie vídeos curtos por meio do reels do insta
O reels é uma novidade recente do Instagram que pode ser muito útil para o mundo dos negócios. Trata-se de um recurso que ajuda a criar vídeos curtos, de até 15 segundos, com áudio, de forma divertida e criativa para você compartilhar com seus clientes nas redes sociais.
Para criar um Reels basta clicar na câmera de gravação de Stories, e selecionar a opção “reels”, na parte inferior da tela. Todos os recursos de edição estarão disponíveis em um menu na lateral esquerda, como áudio, velocidade, efeitos e gravações em sequência.
Com o reels, você pode compartilhar vídeos com os seus seguidores e ser descoberto pela enorme e diversa comunidade do Instagram no Explorar (lupa do Instagram). Para isso, lembre-se de deixar a conta da sua empresa como pública.
Publique os links que você precisa
O Instagram não permite inserir links nas legendas dos posts. Mas, se a sua empresa tem um blog, por exemplo, e precisa disponibilizar o acesso aos conteúdos você pode criar uma conta no Linktree. Essa plataforma tem uma versão gratuita e paga, e permite a criação de diversos tipos de links para você organizar e disponibilizar o acesso na bio do Instagram da sua empresa (local da descrição do perfil).
Como evitar ser bloqueado no Instagram?
O Instagram vem investindo pesado no monitoramento de perfis que possam realizar práticas que influenciam negativamente os processos da rede social. Portanto, para não ser bloqueado pelo Instagram é preciso prezar pela originalidade e conteúdos autorais, evitar conteúdos repetitivos ou inapropriados, dentre outras ações que violam as boas práticas da plataforma.