Não é novidade que o mercado tem mudado exponencialmente: todos os dias, novas tecnologias, tendências e concorrentes surgem com uma proposta de inovação diferente.
Para construir um negócio lucrativo e competitivo nesse contexto, é indispensável saber como realizar uma gestão empresarial eficiente. O gestor deve saber conduzir os diversos recursos que compõem a empresa, tais como pessoal, financeiro e materiais, além de aplicar ferramentas que potencializem os resultados desejados, como softwares específicos e programas de melhoria contínua.
No post de hoje, mostraremos 6 passos para uma gestão empresarial eficiente. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
1. Otimize a gestão financeira do empreendimento
Ter um negócio saudável é um grande diferencial competitivo, mas, para isso, é preciso saber planejar, analisar e controlar os resultados financeiros. Assim, é possível obter mais lucros, manter as contas em dia e ter capacidade de investimento.
Ainda são muitos os erros relacionados ao assunto, como:
- Falta de integração entre a área de vendas e a financeira;
- Cálculo inadequado dos preços dos produtos/serviços;
- Pouco controle do fluxo de caixa da empresa;
- Falta de demonstrativo dos resultados mensais.
Esses erros costumam custar muito caro para a empresa, colocando-a em um breve caminho para o insucesso. Além disso, prendem as pessoas em um trabalho cansativo – pela simples falta de planejamento e controle. Veja algumas dicas para melhorar:
- Tenha um controle exímio do fluxo de caixa (entradas e saídas);
- Estabeleça projeções financeiras para cada período;
- Analise mensalmente os resultados obtidos;
- Nunca envolva as finanças pessoais e empresariais;
- Classifique suas despesas em fixas e variáveis;
- Evite gastos elevados com a folha de pagamento;
- Utilize um software que facilite o controle financeiro.
2. Aprimore os processos existentes
Na empresa, tudo é feito por meio dos processos. Para ficar mais claro, é considerado um processo toda sequência contínua de atividades. Assim, o simples pagamento de um boleto, a análise de crédito ou a entrega de um produto são considerados processos.
Quando bem definidos, contribuem para que as atividades diárias sejam realizadas com mais rapidez, eficiência e eficácia. Do contrário, potencializam o número de erros, conflitos internos e desperdício de materiais. Veja como aprimorar os processos:
- Estabeleça um fluxograma dos processos-chave;
- Identifique e elimine os principais gargalos (problemas) existentes;
- Mantenha a equipe alinhada aos processos;
- Verifique regularmente se estão sendo respeitados.
É necessário que todos os funcionários entendam a importância dos processos e estejam dispostos a respeitá-lo, caso contrário todo o esforço terá sido em vão. Então não deixe de informar a equipe, estabelecer metas de melhoria e cobrar pelos resultados.
3. Alinhe as metas e os objetivos da organização
Os objetivos e as metas de um estabelecimento são coisas completamente diferentes, apesar de muitas vezes confundidas. Os objetivos são mais amplos, em geral de médio e longo prazo. Já as metas são mais específicas, favorecendo conquistas no curto prazo.
Para ficar ainda mais claro, imagine o objetivo como o resultado que a empresa realmente quer alcançar e as metas como o passo a passo para chegar até ele. Por isso, além de ter um alinhamento correto, é importante traçar metas inteligentes.
Um dos padrões mais utilizados para isso é o SMART, no qual uma meta deve ser:
- Specific (específica) — clara o suficiente para que todos compreendam;
- Measurable (mensurável) — representada por números que facilitem sua análise;
- Attainable (alcançável) — para manter os profissionais engajados;
- Relevant (relevante) — para que a empresa alcance seus objetivos;
- Time-based (temporal) — com prazo bem definido para seu alcance.
Ao estabelecer os objetivos e as metas, é possível manter todos da empresa mais focados nos resultados que são realmente desejados. Assim, as conquistas serão mais constantes e contribuirão para a construção de um negócio bem-sucedido.
4. Invista no gerenciamento contínuo da qualidade
A melhoria contínua não é uma opção, é uma obrigação. Por isso, é importante investir na gestão da qualidade. Basicamente, ela representa o esforço sistemático para gerar qualidade nos produtos e serviços da empresa, bem como nas pessoas que nela atuam.
Para isso, são importantes algumas ações:
- Mantenha o foco na satisfação dos clientes finais;
- Invista em uma comunicação eficiente com seu time;
- Implemente sistemas de qualidade (ISO 9001, 9002 e 9003);
- Mantenha os funcionários sempre capacitados.
Uma importante ferramenta para a gestão da qualidade é o ciclo PDCA. Seu foco é a solução de problemas que existem dentro da empresa, aplicando 4 principais etapas para isso. São elas:
- Plan (planejar) — planeje o que será feito para solucionar o problema;
- Do (executar) — realize o que foi inicialmente planejado;
- Check (avaliar) — avalie se o objetivo inicial foi alcançado;
- Act (agir) — com base nos resultados obtidos, aja corretivamente.
5. Invista no desenvolvimento humano
Os colaboradores assumem um importante papel para o crescimento e a continuidade do negócio. São eles que dão vida aos processos diários, atendem aos clientes finais e contribuem para que as metas estabelecidas sejam alcançadas.
Por isso, é preciso saber como desenvolvê-los e motivá-los, garantindo que realizem suas tarefas de forma cada vez mais eficiente. Veja algumas dicas para isso:
- Invista em programas de capacitação;
- Ofereça feedbacks de melhoria;
- Forneça recompensas pelos resultados;
- Adote um modelo de liderança pelo exemplo;
- Invista no bem-estar no trabalho.
Ao desenvolver os profissionais, diversos benefícios poderão ser vistos em todos os níveis e as áreas do estabelecimento. Lembre-se sempre de que pessoas satisfeitas trabalham com mais energia, interesse e compromisso com os resultados.
6. Monitore sempre os indicadores de desempenho
Para finalizar, é importante acompanhar os resultados alcançados. Isso pode ser feito com a ajuda de alguns indicadores-chave de desempenho (ou KPIs, como também são conhecidos). Para ficar claro, eles funcionam como um termômetro, indicando o grau de resultados que determinada atividade ou setor tem gerado para a empresa.
Conheça agora alguns dos indicadores mais utilizados:
- Índice de satisfação e lealdade dos clientes;
- Taxa de efetividade das vendas;
- Custo de aquisição de clientes;
- Valor médio das vendas;
- Nível de crescimento anual do negócio;
- Taxa de rotatividade e absenteísmo dos funcionários;
- Retorno obtido nos investimentos (ROI);
- Nível de lucratividade do negócio.
Estabeleça os indicadores que mais se adéquam ao seu estabelecimento e acompanhe-os de forma periódica. Ao fazer isso, é possível exercer um controle muito mais eficiente sobre o que está acontecendo na empresa, bem como tomar decisões rápidas e assertivas.
Ao aplicar essas dicas conseguirá gerenciar seu negócio de modo eficiente. Então comece agora mesmo a conduzir seus diversos recursos de forma estratégica, na busca por resultados cada vez maiores e mais satisfatórios.
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