9 Dicas para aumentar as vendas de final de ano!

Vender bem no final de ano é essencial para fechar 2021 com um bom faturamento, não é mesmo? Principalmente após um período difícil de fechamento do comércio por conta da pandemia da Covid-19. Mas, agora com a chegada da vacina para todos, muitas pessoas estão retornando às compras presenciais, assim como também estão de olho nas ofertas na internet para presentear um familiar ou amigo.

Para isso, as lojas precisam se preparar para este movimento de final de ano. Alguns setores já estão contratando mais funcionários para conseguir atender o consumidor, seguindo os protocolos de segurança.

Mas para se destacar no mercado  em meio a tantas ofertas, é preciso também planejamento e criatividade para atrair e encantar os clientes.  Veja a seguir algumas dicas para aumentar as vendas de final de ano!

Qual a importância das datas comemorativas para o comércio?

Se a sua empresa quer vender melhor, as datas temáticas são excelentes oportunidades para ampliar o faturamento.  Para obter melhores resultados é  preciso: planejar, verificar os recursos necessários, canais de comunicação e distribuição do conteúdo para dar início a divulgação das campanhas.

Aproveite as datas temáticas deste fim de ano para planejar as ações!

Planeje com antecedência para vender mais! Essa é uma das características mais importantes para uma empresa não perder oportunidades ou desperdiçar recursos. Separamos a seguir as três principais datas para realizar ações neste fim de ano:

26 de novembro – Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo comércio e merece atenção especial, desde o planejamento de comunicação, do estoque e logística. Procure também negociar com fornecedores e parceiros para garantir bons preços de compra do seu estoque.

29 de novembro – Cyber Monday

Essa data ainda não é aproveitada por muitas empresas, mas é uma excelente oportunidade para os lojistas que desejam estender as promoções da Black Friday por um período maior e queimar os estoques.

25 de dezembro – Natal

O Natal movimenta o comércio de diversos segmentos e é ótimo para aumentar o faturamento. Para se destacar dos concorrentes, busque por decorações diferenciadas na loja, invista nas redes sociais para divulgação e em um atendimento de qualidade e ágil.

Como ter mais sucesso nas vendas com os clientes?

1. Mostre que você é especialista na sua área

Para que os consumidores tenham interesse em conhecer a sua loja, você precisa investir na divulgação, por meio de ações estratégicas capazes de entregar valor para o cliente. Utilize as redes sociais para falar sobre seus produtos, educar o público e mostrar que você também tem conhecimento técnico sobre o mercado em que atua. 

2. Ajude o cliente a encontrar o que ele precisa

Nem sempre o cliente sabe exatamente do que precisa. Em alguns casos, ele quer determinado produto, mas não sabe se atende às suas necessidades ou do ambiente em que será usado. Treine a sua equipe comercial para que os clientes saiam satisfeitos com a experiência na sua loja e retorne em uma próxima oportunidade.

3. Seja atencioso com o cliente, sempre

Não são todos os clientes que vão entrar na loja determinados a comprar. Por isso, seja atencioso sempre que um cliente entrar em sua loja querendo tirar dúvidas até que ele tome a decisão de compra. Mesmo que em outra loja o valor seja mais barato do que na sua, o cliente pode levar em consideração o atendimento que recebeu em sua loja.

Além disso, pode falar sobre a qualidade do seu atendimento para outras pessoas, e indicar a sua loja para amigos.. E isso pode ser um importante propulsor das suas vendas de final de ano.

4. Faça boas promoções

Na Black Friday e no Natal é importante planejar promoções  que realmente despertem o interesse dos consumidores. Afinal, a ideia é que o volume de compras compense a diminuição no preço de algumas mercadorias.

Escolha alguns produtos para vender com preços mais em conta para consequentemente aumentar as vendas da sua loja. Para isso, faça reuniões com a sua equipe a fim de determinar o quanto poderão reduzir os preços cobrados por alguns artigos, assim como quais serão as novas metas de vendas.

5. Facilite a compra e o pagamento

Quem quer aumentar as vendas de final de ano precisa ser flexível. Por isso, pense em formas de pagamento facilitadas, crie ofertas e promoções, monte combos de produtos e distribua brindes. Essas ações serão fundamentais nas vendas de final de ano para atrair mais clientes e fidelizar o consumidor.

6. Venda com mais segurança e evite prejuízos financeiros

Para melhorar os resultados da sua empresa, você também precisa se preocupar com a redução da inadimplência. Uma dica é usar o SPC Consultas da CDL/BH para realizar a análise de crédito dos seus consumidores por meio da  confirmação de dados cadastrais. Este serviço permite que você recupere, em média, 55% da inadimplência da sua empresa em até 30 dias do vencimento da dívida.

7. Ofereça o serviço de vale-presentes

O vale-presente é uma ótima opção para quem não tem tempo ou ideias sobre o melhor presente para dar aos entes queridos. Portanto, disponibilizar este serviço em seu estabelecimento pode ser um ótimo chamariz para diversas pessoas, que aliás pode expandir e gerar mais lucros para o seu negócio em qualquer época do ano.

Pesquise quais são os produtos mais procurados em sua loja e garanta uma  quantidade de  estoque suficiente para atender a demanda. O seu vale-presente pode ter valores próximos a esses produtos, o que chamará ainda mais a atenção dos seus consumidores.

8. Entre em contato com os clientes antigos

Na hora de trabalhar a fidelização de clientes, é importante evidenciar o quanto seu negócio valoriza aqueles que já compraram com você. Por isso, vale a pena contatar os compradores antigos a fim de lembrá-los que podem contar com você.  Ofereça bons descontos e mimos exclusivos para seus clientes antigos — essa é uma excelente ideia para trazê-los de volta ao seu negócio.

9. Invista nas vendas pela internet

Com o Clube de Vantagens CDL/BH, as empresas têm a oportunidade de anunciar os seus produtos e/ou serviços em uma plataforma online de vendas, que funciona como  uma vitrine de ofertas e benefícios exclusivos.  Uma excelente opção para melhorar a sua presença digital e alcançar mais consumidores.  

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