Saber como administrar um salão de beleza e atrair clientes são tarefas desafiadoras para muitos empreendedores, em meio a tanta concorrência. Afinal, a maioria que empreende no segmento é o próprio profissional responsável pelos cortes ou outros tipos de serviços, e praticamente todo bairro possui diversas opções para mulheres e homens que desejam melhorar o visual.
Portanto, como se destacar neste mercado? Um bom planejamento, divulgação e relacionamento com os clientes são peças-chaves para quem trabalha nesta área. E estar presente na internet, com postagens regulares nas redes sociais, por exemplo, é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Para ajudar a atrair mais clientes e melhorar a rentabilidade do seu salão de beleza, trouxemos neste post de hoje dicas valiosas sobre marketing digital. Confira!
Entenda o mercado de salão de beleza e busque o seu diferencial
Assim como quase todos os ramos de negócios, os salões de beleza sofreram muitos impactos com a pandemia de coronavírus. Contudo, a recuperação desse ramo de atividade vem acontecendo de forma satisfatória, já que trata-se de um serviço considerado indispensável por muitos consumidores.
Nesse contexto, os estabelecimentos de beleza que se mantiveram atentos às novas tendências, com certeza, se destacam em relação à concorrência. E uma boa maneira de conseguir isso é pesquisando seus concorrentes e o seu público para ver o que estão fazendo, o que está dando certo e como a sua empresa pode implementar ações para chamar a atenção e se diferenciar.
Faça parcerias
Parcerias são essenciais para os profissionais que trabalham em salão de beleza. Para agregar valor ao seu negócio, você pode ter parceiros para ficarem responsáveis por serviços que estão fora da sua especialidade ou para fornecerem produtos que podem ser comercializados no seu salão (Ex: parceria para vender produtos para o cabelo, maquiagem, jóias, maquiagem, vestidos, entre outras possibilidades).
Mas atenção: você precisa ter muito cuidado com os parceiros que colocar dentro do seu estabelecimento. Uma escolha errada pode prejudicar a imagem do seu estabelecimento e provocar um efeito prejudicial nesse processo que deveria ser benéfico para a empresa.
Cuide da experiência dos seus clientes
Um grande diferencial neste segmento refere-se também à experiência que o seu salão de beleza oferece aos seus clientes. Preocupe-se com a qualidade e profissionalismo do atendimento da sua equipe, com a infraestrutura do local e com os serviços prestados. Melhor ainda se conseguir surpreender o cliente, com a personalização dos serviços, eventos e promoções.
Fidelize o seu público
Uma boa infraestrutura e localização do seu salão de beleza farão com que os clientes visitem você uma vez, mas não necessariamente os farão ficar. A retenção dos clientes é fundamental para manter o seu salão de beleza funcionando e um dos principais métodos para conquistar os seus consumidores e até mesmo indicações é um bom atendimento.
As pessoas gostam de ser recebidas com um bom sorriso e cordialidade, de serem atendidas pontualmente, e de contarem com bons produtos para que se sintam seguras em relação aos resultados. Também é uma boa prática enviar mensagens aos clientes para lembrá-los do dia do agendamento, com isso você também evita desmarcações e faltas.
Divulgue o trabalho da sua equipe nas redes sociais e promova o engajamento
Para ajudar os clientes a definirem o melhor corte ou cor do cabelo, por exemplo, nada melhor que exemplos por meio de imagens nas redes sociais. Uma solução eficiente para isso é manter em seus canais diversas fotos dos serviços da sua equipe, um pequeno acervo de penteados e makes.
Além de ser uma forma de marketing para o salão de beleza, também evita problemas com relação às expectativas na hora de executar o serviço.
Interação com o público
Uma das regras fundamentais do marketing digital é promover o engajamento dos clientes e não deixá-los sem resposta! A internet oferece um ambiente propício para que o público interaja com o seu salão com maior frequência e facilidade, mas para isso também é preciso agilidade para que os consumidores não percam o interesse.
Ao planejar suas estratégias de marketing para salão de beleza, lembre-se de incluir algumas enquetes e conteúdos compartilháveis. Isso aumentará o tráfego de pessoas na sua página ou rede social e facilitará bastante a construção do seu portfólio e de sua autoridade nesse mercado.
Ofereça agendamento online
Se você ainda não investiu em agendamentos online, você com certeza está perdendo oportunidades. Devido a correria do dia a dia, o celular se tornou uma ferramenta essencial para administrar a agenda de compromissos.
O ideal é lançar facilidades próprias para o smartphone, onde seus clientes podem deixar data e horário marcado gastando poucos minutos, até mesmo quando o estabelecimento já está fechado.
Incentive as avaliações
Algo que também é muito comum hoje em dia é as pessoas pesquisarem opiniões de outras sobre determinada marca, produto ou serviço. E as avaliações online tornam esse processo mais fácil. Pensando nisso, incentive aqueles clientes com quem você possui um bom relacionamento a avaliarem os seus serviços na sua página no Google. Ou seja, é praticamente uma divulgação boca a boca no meio online.
Marketing de influência
O marketing de influência, ou influencer marketing, consiste em utilizar uma pessoa conhecida para representar a sua marca. Ela será a porta-voz do seu negócio, e irá incentivar na tomada de decisão dos consumidores para você vender mais.
Uma dica para descobrir quem é a pessoa ideal para o seu negócio é mapear os influenciadores do seu segmento e quais os tipos de conteúdos que seus potenciais consumidores seguem para você ser mais assertivo na estratégia de comunicação.