Sabemos que o processo de compras é algo complicado, especialmente na logística de importação no varejo. Um passo importante nesse planejamento é mapear os processos logísticos e identificar as oportunidades de redução de custos e os pontos de melhoria.
A logística é uma cadeia de processos complexos que envolve aquisição de insumos, gestão de estoque, distribuição e transporte de carga, dentre outras atividades. É um setor fundamental para qualquer negócio de varejo, pois visa garantir que os produtos estejam no local e na hora certos pelo menor custo possível.
Para que você conheça quais são as boas práticas para otimizar a logística de compra e para reduzir o custo de importação, separamos algumas dicas fundamentais para o setor de varejo. Confira!
Entenda a importância da relação logística e varejo
No varejo, há um intenso fluxo de produtos e em grande volume. Eles precisam ser estocados e distribuídos pelos pontos de venda para que estejam sempre disponíveis para os consumidores. A logística no varejo atua como aliada e ferramenta, unindo desde os fornecedores até os distribuidores.
O objetivo é garantir que as mercadorias cheguem no prazo acordado e não falte no estoque. Assim, o cliente final tem acesso aos itens no momento da compra, o que garante as suas vendas e a satisfação com a marca.
O ponto importante nessa relação é perceber as atividades logísticas (armazenamento, transporte e distribuição de mercadorias) como cruciais para o comércio. Quem deseja expandir seus negócios, inclusive por meio da importação de produtos, deve possuir uma excelente estratégia de logística.
Vantagens da logística otimizada para o setor de compras no varejo
Uma gestão de logística eficiente proporciona uma tomada de decisões mais assertiva e segura em todos os aspectos. Por isso, a logística no varejo, quando otimizada, traz inúmeras vantagens para o empresário.
A primeira delas é o maior controle do estoque, porque traz maior entendimento sobre volume de vendas, previsão de demandas, otimização do espaço e redução de desperdícios.
O sistema de armazenagem, uma das preocupações do processo de logística de compras é também beneficiado. A logística otimizada proporciona proteção e segurança à integridade dos produtos, bem como a disposição correta nos galpões. Isso facilita o manuseio e a distribuição, favorecendo o ganho de tempo e a redução de falhas.
Outros benefícios de uma logística de importação eficiente
- Melhora no atendimento aos consumidores e, consequentemente, maiores índices de satisfação;
- Mais eficiência na execução de diferentes operações e maior produtividade da equipe;
- Maior segurança e menos desperdícios, seja no transporte ou na armazenagem;
- Maior rentabilidade para a empresa e diferencial competitivo;
- Otimização do uso de espaços físicos (estoque e loja);
- Redução de custos operacionais.
A logística de importação no varejo
O sucesso de uma operação de importação no varejo depende diretamente de boas estratégias de logística. Quanto melhor a estratégia, maior a chance de minimizar erros e reduzir custos referentes aos processos de fluxo de produtos.
Isso porque é possível controlar de maneira mais precisa a movimentação de mercadorias e realizar transações comerciais mais rentáveis e produtivas. É também uma maneira de padronizar e centralizar as operações.
Se estes objetivos forem atendidos, a logística traz uma ótima consequência: prover serviços justos e de bom valor agregado, com atingimento de metas definidas pela empresa. Entretanto, como apontamos, é preciso vencer os desafios logísticos na importação.
Desafios logísticos na importação
A logística de importação no varejo segue um caminho próprio, como acabamos de demonstrar. Em algumas etapas desse processo, o empresário pode se deparar com dificuldades, seja por falta de conhecimento ou por motivos alheios à sua vontade.
Lidar com um desafio da logística, em geral, não é nada simples. Mas quando falamos de comprar produtos de outros países, em qualquer um dos tipos de importação podem aparecer os desafios logísticos, tais como:
• Burocracia excessiva: a logística de importação segue uma série de procedimentos, e cada etapa demanda documentos imprescindíveis, causando excesso de burocracia. Vale destacar também que o desembaraço aduaneiro pode ser diferente para cada situação, o que agrava esse desafio da logística.
• Desconhecimento sobre importação empresarial: quem precisa lidar com a logística no varejo em uma importação deve ter muito conhecimento sobre toda a operação. Esse é um desafio da logística, porque a capacitação do responsável pela importação neste aspecto é algo pouco comum no Brasil.
Práticas para reduzir custos logísticos na hora de importar para o varejo
Um dos desafios logísticos para quem importa da China ou de outro país é lidar com os custos da importação. Entre os custos logísticos na importação, podemos citar:
- Frete internacional e nacional, incluindo gastos com transporte relacionados à transferência de produtos entre unidades de distribuição, pontos de armazenagem e operadores logísticos;
- Movimentação de materiais internamente, o que envolve equipe de funcionários, caminhões, empilhadeiras, recursos tecnológicos, dentre outros;
- Formas de embalagem e armazenagem de produtos e outros materiais;
- Seguros, embalagens e outras minúcias relacionadas à logística;
- Carga e descarga na entrada e na saída.
Negocie com seus fornecedores
No processo de compra e logística, a negociação é uma das medidas mais eficientes para redução de custos. Você sabia que, dependendo do seu volume mensal de importação, é possível negociar tabelas de armazenagem portuária ou alfandegária?
Assim, é possível diminuir a alíquota de armazenagem. É uma prática comum para as negociações, mas nada impede que você, sozinho, consiga uma tabela melhor.
Outro ponto sobre as negociações é a escolha do seu agente de carga. Ele deve ser uma extensão da sua empresa e estar envolvido com o sucesso da sua operação. Rotas, preços, tempos de trânsito são pontos altos na contratação de um agente de cargas de confiança.
Capacite a sua equipe e tenha uma logística mais eficiente
A falta de conhecimento é um desafio da logística que pode ser superado com a capacitação da sua equipe. Contar com conhecimento especializado sobre as operações de comércio exterior e logística internacional é essencial para obter bons resultados e garantir compras mais assertivas. Por isso, fique de olho no mercado e invista na qualificação dos seus colaboradores, sempre!
Ainda não é um Associado da CDL/BH? Aproveite todos os benefícios
Fazer parte da CDL/BH é contar com o apoio de uma entidade que te ajudará a gerenciar melhor o seu negócio, vender melhor, economizar e garantir a sua segurança financeira. Faça parte da CDL, seja um associado!