Confira o passo a passo para criar a sua loja virtual

As vendas pela internet têm crescido consideravelmente no país. Cada vez mais empresas estão investindo neste mercado digital para melhorar as vendas e alcançar mais consumidores, o que acabou se tornando uma excelente alternativa de investimento para diminuir  também os custos com a manutenção de uma loja física e se manter mais competitivo no mercado. E a sua empresa,  já possui aproveitou essa oportunidade?  

É preciso ficar atento às novas tendências e necessidades dos clientes, afinal o segmento do varejo, por exemplo, teve um aumento do faturamento em 56,8% nos primeiros  meses de 2020, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com o Movimento Compre & Confie.

Os dados refletem o cenário de pandemia da Covid-19 e de isolamento social que mudou o comportamento dos consumidores e se tornou uma excelente oportunidade para alavancar as vendas dos pequenos negócios através das vendas pela internet. E a tendência é que o cenário continue dessa forma, com clientes cada vez mais engajados nas compras à distância, garantindo mais facilidade no seu dia a dia. 

Se a sua empresa precisa migrar para internet ou, está começando agora e quer conhecer melhor como montar uma loja virtual e  seus benefícios, aproveite a leitura deste artigo!

O que é uma loja virtual?

As lojas virtuais são sites de e-commerce, ou seja, locais em que o cliente visualiza e escolhe seu produto, coloca no carrinho de compras e passa no caixa para realizar o pagamento, em um processo totalmente online.

Esses sistemas podem ser adquiridos de terceiros ou desenvolvidos internamente, mas é primordial que sejam eficientes e atrativos aos usuários a fim de proporcionar uma excelente experiência na navegação, tais como: informações detalhadas sobre os produtos, fotos de qualidade, facilidade no pagamento, entrega rápida e suporte de qualidade.

Entenda a diferença entre loja virtual e um website

É importante que você saiba que, embora toda loja virtual seja um website, nem todo site é uma loja virtual. Ou seja, nem todo site faz a venda direta de produtos ou serviços, podem ter como foco, por exemplo, a divulgação institucional, divulgação dos serviços, reforço da marca, dentre outras possibilidades.

Entre os principais benefícios de ter uma loja virtual está o baixo custo, já que você não precisa gastar com aluguel, equipamentos, infraestrutura, dentre outros custos em comparação às tradicionais lojas físicas. As pessoas podem navegar pelas categorias de produtos, visualizar as descrições e fotos e adicioná-las a um carrinho de compras, com poucos cliques.

Além disso, sua loja está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para o cliente acessar e comprar sempre que precisar, seja à noite, aos finais de semana ou feriados. E você, empresário, aumenta consideravelmente as chances de expandir o faturamento do seu negócio.  

E fique atento, claro, a uma boa apresentação da sua empresa pela internet, já que a loja virtual funciona como uma vitrine do seu negócio.  

Saiba como montar a sua loja virtual

PASSO 1: Defina para quem você quer vender

A primeira coisa que você precisa definir é para qual público deseja vender seus produtos e/ou serviços na internet, ou seja, qual o seu nicho de mercado. Isso é primordial para criar a sua estratégia de venda online de acordo com o perfil e interesses do seu público. Se você ainda não sabe ou ainda não tem fornecedores porque está começando agora, comece a definir o seu modelo de negócio e orçamento disponível.

 PASSO 2: Escolha o seu tipo de loja virtual 

Há diferentes formas e ferramentas para a sua empresa criar a sua loja virtual, entre as principais possibilidades estão: 

  •  Uma loja virtual própria: uma opção para empresas que têm condições de investir na criação de uma plataforma de vendas exclusiva, e de forma personalizada para o seu negócio. Pode ser criada por uma agência digital ou pela própria equipe interna, dependendo dos recursos e qualificação disponível. 
  • Uma loja em um shopping virtual ou marketplace: uma excelente alternativa para empresas que precisam investir em vendas pela internet e não têm condições financeiras de criar um site de e-commerce próprio para divulgação e comercialização de seus produtos. Neste caso, você não precisa investir tanto na divulgação da loja, pois ela está alocada em um site que já possui um bom índice de acessos diários.
  •  Uma loja virtual pronta: É a forma mais prática para você estar na internet e vender seus produtos ou serviços a partir de modelos prontos. Você encontra vários fornecedores e preços em conta, e não precisa investir  na contratação de um programador ou designer profissional para criar um layout. O lado negativo é que a customização para o seu tipo de negócio é limitada. 

PASSO 3: Defina o endereço virtual da sua loja

Após selecionar o melhor tipo de loja virtual para a sua empresa, você precisa definir como a sua marca quer ser encontrada pelos consumidores na internet. Nesta etapa é importante avaliar quais os domínios estão disponíveis para registro ou se já existe alguma empresa com endereço que gostaria de utilizar para não ter problemas. 

É importante ressaltar que o correto funcionamento das lojas virtuais depende primordialmente de um bom provedor de serviços de hospedagem. Invista, portanto, na segurança do seu site e em uma experiência de navegação.  

PASSO 4: Faça uma boa apresentação dos seus produtos

Aparência é tudo, não é mesmo? Invista em uma boa apresentação e informações detalhadas dos produtos para despertar o interesse das pessoas, além de fotos de qualidade e vídeos. E cuidado: produtos com descrições erradas podem gerar muitas reclamações de clientes, inclusive no Procon. 

PASSO 5: Defina bem a logística de entrega

A logística de entrega é fundamental para o sucesso do seu negócio. A demora nas entregas ou até mesmo a não entrega de um produto pode causar muitas reclamações e prejudicar a credibilidade do seu negócio. Avalie também se os valores de frete são competitivos para que as pessoas não desistam da compra, e de como será feito o transporte de forma segura até a casa dos compradores. Sua empresa pode investir em um sistema de acompanhamento do pedido, com o objetivo de garantir uma boa qualidade na prestação dos seus serviços.

Gostou das dicas?

Lembre-se de divulgar a sua loja virtual nas redes sociais da sua empresa para estimular o acesso, como o Instagram, Facebook e WhatsApp. Assim, a sua empresa garante que a divulgação de promoções e ações de marketing seja mais rápida e eficiente.

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