Catálogo online: como ter um em sua loja

A pandemia acelerou e muito a presença digital dos pequenos negócios. Muitas empresas que não investiam em vendas pela internet tiveram que se adaptar ao novo comportamento do consumidor para diminuir os impactos financeiros.

Juntamente a isso, com o crescente avanço tecnológico e crescimento das redes sociais, muitos empreendedores precisaram se reinventar para realizar a divulgação dos seus produtos ou serviços. E uma das formas atrativas para fazer isso e conquistar a atenção dos consumidores foi por meio do catálogo online de produtos.

Atualmente ele é uma das formas mais fáceis, rápidas e baratas para oferecer os seus produtos na internet 24 horas por dia. Também pode ser compartilhado no instagram, whatsapp e/ou integrado em outras redes sociais que você quiser, proporcionando mais visibilidade para a sua marca e mais chances de venda para a sua loja. 

Entenda melhor neste post o que é um catálogo online, quais as vantagens de investir neste material de divulgação e algumas dicas para a sua empresa! 

O que é um catálogo online?

O catálogo online é uma vitrine para a exposição dos produtos e serviços de uma empresa na internet. Neste material é possível colocar imagens e informações mais detalhadas do que a sua empresa vende aos consumidores e ainda divulgar este material em diferentes canais de comunicação.  

Atualmente, há muitas formas de se criar um catálogo online. Você  pode utilizar  plataformas gratuitas e/ou pagas, editores de imagem, sites personalizados e aplicativos de catálogo digital. E ainda pode personalizar de acordo com o perfil dos seus clientes e escolher se prefere que ele seja estático ou mais interativo. 

Por que a sua empresa precisa ter um catálogo online?

O catálogo online é uma estratégia de marketing para a divulgação dos seus produtos e serviços e um excelente investimento para a sua empresa.  Ele também é muito prático, já que pode ser editado e atualizado a qualquer momento, sem o custo da impressão.

Além disso, utilizando ferramentas de funcionalidades avançadas, a empresa pode personalizar a divulgação do material e implementar formulários para cadastro de clientes, a fim de entrar em contato ou disponibilizar a compra dos itens no próprio catálogo, transformando-o em uma loja virtual disponível 24 horas. 

Principais benefícios:

  • Enriquece a experiência dos clientes: o catálogo online oferece mais agilidade e facilidade para os consumidores acessarem os seus produtos.  As informações podem chegar por e-mail marketing ou pelo celular via whatsapp. São várias as possibilidades para a sua empresa estimular as vendas e ainda melhorar o relacionamento com os seus clientes. 
  • Criação e atualizações com baixo custo:  O catálogo online substitui de maneira eficiente o catálogo tradicional, feito em PDF, com imagens em versões 100% digitais e sem a necessidade de impressões. Assim, é possível cadastrar produtos, escolher fotos, informar preços, horário de atendimento e dados de entrega em um único lugar.
    • Mais conversão em vendas:  ter uma vitrine virtual na internet contribui para aumentar o alcance dos produtos e é um excelente material para aumentar a conversão de vendas online . Afinal, os consumidores são atraídos pela facilidade e pela comodidade para ter acesso às informações e para efetuar uma compra. 

    Onde a sua empresa pode fazer um catálogo online? 

    A sua empresa pode criar e disponibilizar o catálogo online em diferentes ambientes digitais. A escolha vai depender das especificidades do mercado e do produto de cada negócio, conheça algumas opções a seguir: 

    1. Loja virtual própria:

    Uma excelente opção para empresas que têm condições de investir na criação de uma plataforma de vendas exclusiva e de forma personalizada para o seu negócio. Pode ser criada por uma agência digital ou pela própria equipe interna, dependendo dos recursos e qualificação disponível. 

    1. Uma loja em um shopping virtual ou marketplace: 

    Ideal para empresas que precisam investir em vendas pela internet e não têm condições financeiras de criar um site de e-commerce próprio para divulgação e comercialização de seus produtos. Neste caso, você não precisa investir tanto na divulgação da loja, pois ela está alocada em um site que já possui um bom índice de acessos diários.

    Clube de Vantagens CDL/BH em Casa

    Com o Clube de Vantagens CDL/BH em Casa você tem a oportunidade de anunciar os seus produtos e/ou serviços na plataforma online de vendas da CDL/BH:  uma vitrine de ofertas e benefícios exclusivos. Clique aqui e saiba mais sobre os benefícios!

    1. Instagram

    O Instagram permite que as empresas criem um catálogo de produtos ou serviços com mais detalhes e informações aos seus clientes.  Para utilizar este recurso acesse a sua FanPage e clique em “Criar Catálogo”. Basta inserir as informações solicitadas e editar sempre que for preciso para manter as informações atualizadas. 

    1. WhatsApp

    Ao criar um catálogo, as empresas que usam o WhatsApp Business podem facilmente exibir e compartilhar informações sobre produtos e serviços com seus clientes, sendo apresentados no perfil comercial da empresa.

    Todos os produtos e serviços no catálogo têm um título exclusivo e campos opcionais de preço, descrição, link e código do produto. Com essas informações, os clientes podem identificar rapidamente os itens no catálogo, que pode ter até 500 produtos ou serviços listados.

    Implemente agora na sua empresa!

    Vimos que o catálogo online permite que as pequenas empresas promovam seus produtos e serviços para mais clientes em potencial. As empresas podem enviar o material para os clientes com os quais elas já estão conectadas e compartilhar o link do catálogo nas redes sociais.  Portanto, aproveite essa estratégia de divulgação e boa sorte! 

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