Comece o ano de 2022 com um bom planejamento de vendas! Se a sua empresa quer vender mais, é preciso dedicar tempo para a parte estratégica do seu negócio para ter investimentos mais assertivos. E para o varejo, nada melhor do que pensar em boas ações para trabalhar o calendário promocional para atrair a atenção dos clientes nas principais datas comemorativas.
Para isso, sua equipe precisa ter um calendário promocional definido para direcionar as ações, os orçamentos e prazos de execução, para obter os melhores resultados. Lembre-se que sua empresa tem um leque de possibilidades para explorar e não pode perder essa oportunidade, confira neste artigo algumas dicas!
Por que a sua empresa precisa planejar as ações do calendário promocional?
Se a sua empresa quer vender melhor, as datas temáticas são excelentes oportunidades para aumentar o faturamento. Para construir um calendário promocional para a sua empresa e obter melhores resultados é preciso: planejar, verificar os recursos necessários, canais de comunicação e distribuição do conteúdo para realizar a divulgação das campanhas.
Assim será possível:
- Verificar a quantidade necessária de estoque para atender a demanda;
- Avaliar a necessidade de aumentar a equipe e/ou realizar contratações temporárias;
- Planejar campanhas promocionais;
- Definir ações de marketing e de comunicação;
- Criar vitrines atrativas para atrair e encantar os seus clientes.
Além de ficar de olho nas datas e feriados mais lucrativos, é preciso acompanhar os períodos em que o movimento é menor para pensar em estratégias que possam estimular às vendas para ter um bom fluxo de clientes durante todo o ano.
Conheça as datas comemorativas de 2022:
30 de Janeiro – Dia da Saudade
Faça campanhas em tons saudosistas e mostre a falta que o seu cliente faz! O Dia da Saudade é uma ótima data para usar a criatividade e recuperar consumidores que não compram com você há um tempo. Invista em e-mail marketing, whatsapp, redes sociais e ofereça promoções exclusivas ou brindes especiais.
14 de fevereiro – Valentine’s Day
O Valentine’s Day é o dia dos namorados internacional, e vem tendo cada dia mais visibilidade no Brasil. Aproveite para lançar campanhas e produtos voltados aos casais e use o romantismo como estratégia de sensibilização.
01 de março – Carnaval
Com a pandemia, as festas de carnaval de rua estão restritas para evitar aglomerações. Mas a sua loja pode proporcionar segurança para os clientes, oferecendo álcool em gel, cobrando o uso da máscara e fiscalizando o distanciamento dentro da loja.
08 de março – Dia Internacional da Mulher
Aproveite a data para trabalhar a imagem da sua marca para o público feminino. Mas fique atento em relação ao tipo de produto/serviço que você irá oferecer. Afinal, o empoderamento deste público está cada vez mais forte e elas querem ser valorizadas como mulheres e profissionais.
15 de março – Dia do Consumidor
O Dia do Consumidor é uma excelente data para realizar promoções e liquidações com o objetivo de mostrar, também, o quanto os seus clientes são importantes. Embora a data oficial seja no dia 15, muitos e-commerces organizam suas promoções para começar pelo menos uma semana antes.
17 de abril – Páscoa
Data de muitas vendas para o comércio no país. Ela movimenta não só a produção de chocolate, como utensílios de cozinha, decoração, embalagens e brinquedos. Faça uma comunicação ativa e aposte na experiência do consumidor e no visual para vender mais.
Final de abril – Dia do Frete Grátis
A data é combinada entre os varejistas, mas acontece sempre no final de Abril. Ela começou a ser comemorada no país há alguns anos e teve grande adesão dos marketplaces e e-commerces em geral.
1 de maio – Dia do Trabalho
O feriado nacional pode ser explorado pelos lojistas que trabalham com materiais de escritório, pastas, bolsas, notebooks, eletrônicos, brindes e tudo que seja voltado às profissões.
08 de maio – Dia das Mães
O Dia das Mães é uma data expressiva nas vendas e pode ter um tom emotivo para atrair os consumidores para a sua loja. Invista em campanhas de divulgação em seus canais de comunicação e defina qual será a estratégia de venda: produtos e ofertas em destaque, facilidade na entrega por meio de delivery, entre outras ações.
12 de junho – Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados permite realizar campanhas com clima romântico, criar páginas personalizadas, posts em redes sociais e produtos voltados aos casais. Itens de vestuário costumam ter boa saída com a proximidade do inverno.
14 de agosto – Dia dos Pais
A data do Dia dos Pais representa uma venda também significativa para diversos segmentos como Moda e Acessórios, Livros, Celulares, Eletrodomésticos, Bebidas, Cosméticos e Perfumaria.
15 de setembro – Dia do Cliente
Essa data é ótima para investir na fidelização dos clientes por meio de ações de e-mail marketing com descontos, cupons exclusivos e brindes especiais. A ideia é presentear o seu cliente para que ele se sinta especial.
4 de outubro – Dia Mundial dos Animais
Para quem faz parte do mercado pet, que está em constante expansão, essa data é perfeita para investir em ações especiais e caprichar no atendimento aos clientes. Faça campanhas com tom emotivo para que os amantes de animais presenteiem seus bichinhos.
12 de outubro – Dia das Crianças
O Dia das Crianças faz com que pais, tios, avós e demais familiares e amigos presenteiam as crianças. Portanto, as campanhas devem chamar atenção de todas essas pessoas envolvidas no universo infantil, sem se esquecer das regras específicas de publicidade para este mercado.
31 de outubro – Halloween
O Halloween, ou Dia das Bruxas, tem um apelo maior para nichos específicos de varejo como, aluguel de fantasias, decoração, maquiagem artística, entre outros adereços. Também é uma ótima oportunidade para realizar ações de endomarketing para envolver e animar a sua equipe!
25 de novembro – Black Friday
A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo comércio e merece atenção especial, desde o planejamento de comunicação, do estoque e logística. Procure também negociar com fornecedores e parceiros para garantir bons preços de compra do seu estoque.
28 de novembro – Cyber Monday
Essa data ainda não é aproveitada por muitas empresas, mas é uma excelente oportunidade para os lojistas que desejam estender as promoções da Black Friday por um período maior e queimar os estoques.
25 de dezembro – Natal
O Natal movimenta o comércio de diversos segmentos e é ótimo para aumentar o faturamento. Para se destacar dos concorrentes, busque por decorações diferenciadas na loja, invista nas redes sociais para divulgação, além, é claro, de oferecer um atendimento de qualidade e ágil.
Faça o planejamento das campanhas
Após conhecer as principais datas comemorativas para atrair os seus clientes, é possível planejar as campanhas temáticas com antecedência e levantar os recursos necessários. E o marketing digital e vitrines temáticas na loja física devem ser trabalhados em conjunto para ampliar a visibilidade das suas ações, tais como:
- Criar divulgações nas redes sociais da empresa (orgânico e/ou pago);
- Comunicar os clientes sobre as promoções pelo whatsapp
- Enviar e-mail marketing;
- Criar eventos pontuais na loja;
- Investir em vitrines temáticas;
- Pensar em sorteios e brindes que podem ser atrativos para o seu público.
Lembre-se que as campanhas do calendário promocional de 2022 devem ser divulgadas com uma certa antecedência e precisam estar alinhadas com o perfil dos clientes da sua loja.
Mensure os resultados
Avaliar o investimento e o retorno financeiro é fundamental para entender o que funcionou com o seu público e o que pode ser aprimorado para datas temáticas do ano seguinte. Por isso, é importantíssimo que você mensure os seus resultados com atenção e tenha métricas bem definidas para as suas vendas.
Gostou das dicas? Desejamos sucesso nas vendas da sua empresa!
Após os insights para criar o calendário promocional da sua empresa, é hora de fazer acontecer! Para que você não se esqueça de nenhuma data especial, o ideal é criar uma agenda com lembretes das datas e compartilhar este calendário com toda a equipe. Boas vendas!