A inovação e a mudança impactam o dia a dia de muitos negócios. Novas formas de prospecção de clientes ou canais de vendas interativos, por exemplo, são algumas das inúmeras possibilidades nos comércios. Nessa perspectiva, o varejo é um setor comumente marcado por atrair e implementar novas soluções.
Pensando nisso, separamos as 7 tendências do varejo às quais você, empreendedor, deve estar atento para aplicar no seu negócio. Informação e antecipação de movimentos são características imprescindíveis para quem almeja alavancar uma empresa.
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1. Chat como canal de vendas
Antes de entender essa tendência, é preciso traçar um panorama das redes sociais como canais para a realização de negócios. Pois bem: com a chegada dos sites, que se tornaram verdadeiros grupos sociais na web, muitas pessoas passaram a analisar e decidir por suas compras em lojas na web.
Atualmente, as mídias sociais contam com diversos marketplaces incluídos em suas plataformas. Com isso, além de ter uma boa exposição na web, é preciso saber se relacionar com os clientes, captar leads e fornecer produtos que estejam de acordo com o anseio de tais públicos.
É nesse cenário que os chabots tiveram um amplo mercado para atuar e despertaram o interesse de muitas empresas, desde os pequenos negócios até as grandes corporações. Essa ferramenta é um tipo de software que simula a conversação com um ser humano. Desse modo, diversas tarefas podem ser automatizadas (e mensagens, programadas).
Exemplo
Suponhamos que seja veiculada uma campanha de um dos seus produtos ou serviços em uma rede social, por exemplo. Em sua estratégia, há um recado para que o cliente interessado envie uma mensagem para você.
Ao adotar os chatbots, é possível programá-los para que uma resposta seja automaticamente gerada quando o comprador entra em contato. Mensagens de boas-vindas ou de apresentação mais detalhada do seu produto podem ser utilizadas.
Veja um exemplo: “quer ter acesso a mais informações de como o nosso produto X pode melhorar a sua vida? Digite ‘eu quero’ nos comentários!”.
Assim, uma mensagem já pode ser enviada automaticamente com mais detalhes, poupando tempo e pessoal envolvido nessas atividades. Portanto, analise e programe o chat como canal de vendas no seu negócio de varejo!
2. Pagamento com criptomoedas
O Bictoin tornou-se uma febre em 2017. Entretanto, ele só representa uma parte inicial do mercado de criptomoedas: essa nova forma de pagamento, em que não são utilizadas moedas físicas, é o futuro da negociação no comércio mundial. Ocorre que muitos empreendedores têm dúvidas e receios ao aceitarem tal modalidade de pagamento em seus negócios.
É preciso analisar, primeiramente, quais são os benefícios e as potencialidades do uso de criptomoedas para o crescimento de uma empresa. Contar com uma assessoria especializada é fundamental para não haver erros na implementação desse tipo de pagamento.
Por isso, analise com sua equipe qual a melhor forma de criar um gateway de pagamento de criptomoedas e divulgue essa nova facilidade entre os clientes. Fique atento, ainda, às cotações das suas moedas para evitar perdas no a sua empresa.
3. Customização de produtos
A customização é algo bastante difundido. Nos últimos anos, muitos negócios de varejo estenderam essa comodidade aos seus mais diversos produtos — atualmente, várias lojas comercializam peças de vestuário, objetos e, até mesmo, veículos que podem ser customizados.
É preciso ressaltar que essa prática agrega mais valor aos itens, além de estreitar o relacionamento cliente-empresa. Isso ocorre pelo fato de que se desenvolve uma maior empatia e fidelização com a marca. Afinal, quem não quer ter um produto com a sua cara?
4. Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma vertente em alta no mercado corporativo — e também uma tendência no varejo. Por isso, é fundamental que os empreendedores adotem práticas sustentáveis na produção e no descarte das mercadorias.
Além de ser uma forma de contribuir com o planeta, esse tipo de cuidado gera um maior engajamento por parte dos clientes e aumenta a percepção dos valores do seu negócio. Portanto, procure sempre ter a sustentabilidade como uma conduta empresarial.
5. Experiência virtual
Como dissemos no primeiro tópico, independentemente do seu nicho de atuação, é preciso ter presença na web. A experiência virtual é fundamental para realizar novos negócios e prospectar clientes. Contar com um bom site, que seja funcional e tenha textos atrativos, além de páginas nas redes sociais, é de suma importância.
No varejo, divulgar os produtos para um público cada vez mais seletivo exige boa presença virtual. Existem sites de diversos valores e configurações possíveis: analise as possibilidades de cada um e encontre o ideal para seu empreendimento.
6. Cadeia de abastecimento
A gestão de estoques e inovações na cadeia de abastecimento é uma tendência do varejo que vai crescer muito nos próximos anos. O uso de Big Data Analytics e Business Intelligence gera uma grande fonte de dados, capaz de auxiliar no controle da venda e na reposição de mercadorias no seu negócio.
Muitos lojistas realizam colaborações com parceiros comerciais, a fim de reduzir os custos, desde a cadeia de transporte até a armazenagem de mercadorias. É preciso antecipar demandas e maximizar as possibilidades dentro da sua empresa.
7. Dispositivos móveis
Assim como os websites são fontes valiosas para os varejistas, os dispositivos móveis são uma tendência. É preciso criar soluções mobile de aplicativos que proporcionam o acesso aos serviços/produtos da sua marca.
As pessoas estão vivendo em uma era hiperconectada — e sua loja não pode ficar distante dessa nova realidade. A atenção a essa característica é um dos maiores ativos para seu empreendimento: prepare conteúdos interativos e acessíveis a partir de smartphones.
Essas tendências já são realidade em muitos comércios. É preciso ficar de olho nas novidades e soluções que podem ajudá-lo a vender mais e a crescer a base de clientes do seu negócio.
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