Hoje em dia existem diversas plataformas para criar um e-commerce de forma gratuita e prática, com templates feitos sob medida para diferentes tipos de negócios, além das inúmeras funcionalidades para facilitar a vida do empreendedor.
O Brasil é o país com maior avanço do e-commerce na América Latina e continua a experimentar um rápido crescimento para o varejo. De acordo com dados da pesquisa Global Payment Report, as vendas em e-commerces no país devem avançar 95% até 2025.
Outro destaque positivo do estudo é o crescimento das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) nas vendas no comércio eletrônico. Os empreendedores que souberem aproveitar essas oportunidades e avaliarem as tendências que cabem à sua marca poderão garantir melhores resultados para 2023. Confira abaixo!
Benefícios do e-commerce:
- Mais visibilidade na internet e alcance entre os consumidores;
- Oportunidade de oferecer aos clientes fretes com condições diferenciadas;
- Mais diversidade do público e credibilidade para a sua marca;
- Estrutura tecnológica que engloba usabilidade, segurança e formas de pagamento diversas;
- Mais vendas para a sua empresa!
Mobile Commerce: vendas por meio de dispositivos móveis
O Mobile Shopping ou Mobile Commerce se tornou indispensável quando falamos em e-commerce para varejo. Afinal, o consumidor passa cada vez mais tempo conectado às telas de smartphones para acessar informações.
A expectativa é que até 2040, 95% de todas as compras sejam feitas de forma online, segundo dados da Nasdaq. Isso quer dizer que e-commerces para varejo devem investir em boas experiências de compras, com estratégias mobile first e aplicativos nativos.
Portanto, verifique se seu site é responsivo, ou seja, adaptado para navegação em smartphones. Apostar em mobile marketing também é uma estratégia que merece investimento para se destacar e garantir a satisfação dos seus clientes em 2023.
Dados de vendas pelo Mobile commerce
De acordo com o Sebrae, as vendas realizadas por meio de aparelhos móveis via browsers representam 9,7% das compras pela internet no país e a maior parte dessas transações são originadas de smartphones (56%). Além disso:
- As classes A e B são as que mais consomem com a plataforma (62%), seguida das classes C e D (27%).
- As mulheres são quem mais compram por smartphones ou tablets (56%).
- A média de idade deste consumidor é de 40 anos, sendo a faixa etária que mais realiza compras vai de 35 a 49 anos (39% delas e 38% deles).
Soluções tecnológicas
A utilização de tecnologias como instrumento no e-commerce sempre foi uma tendência, mas a inovação nesse setor não para. Com as ferramentas digitais é possível automatizar a comunicação com inteligência artificial, agilizando os processos de atendimento e finalização da compra.
Por meio de soluções tecnológicas como Big Data é possível ainda extrair e armazenar dados dos seus clientes. Assim é possível melhorar a experiência de compra ao conhecer as preferências de cada consumidor, otimizar campanhas de marketing e criar promoções que convertam em mais vendas.
Experiência dos clientes em seus canais de comunicação
Tudo o que estiver disponível na web deve ser atraente e funcionar da melhor forma possível. Afinal, os canais digitais servem como vitrine para a divulgação de seus produtos e serviços. Caso ele tenha uma experiência negativa, dificilmente voltará a acessar o seu site ou redes sociais.
Dicas:
– Verifique se o seu site é responsivo, pois a maioria dos acessos realizados pelos consumidores são feitos hoje pelo celular;
– Preste atenção no tempo de abertura das páginas, é comum encontrar sites lentos que fazem o cliente perder o interesse;
– Utilize imagens com tamanho adequado para a leitura e cores adequadas para facilitar a leitura;
– Tenha informações claras e precisas sobre a sua empresa e o que ela faz;
– Produza conteúdos relevantes e interativos nas redes sociais para melhorar o engajamento;
– Fique de olho no mercado e nas boas práticas adotadas pelos seus concorrentes.
E-commerce: passo a passo para criar um site de comércio eletrônico
1º passo – Faça um plano de negócio: antes de abrir ou expandir um negócio é preciso conhecer quais são as suas possibilidades. Isso ajuda a diminuir os riscos e aumenta as chances de sucesso.
2º passo – Contrate um serviço de loja virtual: na plataforma, escolha o visual (layout) que mais tem a ver com a identidade do seu negócio, cadastre seus produtos e configure os meios de pagamento e o método de entrega das mercadorias. Se desejar, registre um endereço personalizado para sua loja.
3º passo – Cadastre sua loja virtual em sites de busca: use palavras-chave que irão atrair as pessoas para o seu site.
4º passo – Divulgação: invista na divulgação para os seus clientes utilizando as mídias sociais como apoio.
5 passo – Suporte no atendimento: ofereça opções de suporte ao cliente, tais como chat ou e-mail, para garantir a satisfação e fidelização.
6º passo – Entrega e valor do frete: quando falamos de produto, a forma de entrega pode ser um dos pontos mais importantes para os negócios de venda online. Ela impacta diretamente no valor final do seu produto e na satisfação do cliente que deseja receber rapidamente a sua compra.
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