Sua loja investe em merchandising? Trata-se de uma estratégia eficiente para impulsionar as vendas e aumentar a saída de produtos no ponto de venda. Além disso, ajuda a reduzir os custos operacionais e a ociosidade de produtos no estoque, contribuindo para a saúde financeira do seu negócio.
O merchandising por ser entendido como uma ferramenta de marketing com o objetivo de atrair clientes e estimular a compra no PDV por meio da apresentação e da transmissão das informações dos produtos de forma atrativa aos consumidores.
Entre os principais benefícios do merchandising estão:
- Mais vendas dos produtos;
- Atração de novos clientes para a loja;
- Maior nível de satisfação dos clientes;
- Valorização da parte visual e da experiência de compra dos consumidores.
Quer saber mais sobre merchandising? Continue a leitura e saiba como implementar na sua empresa!
O que é Merchandising
Merchandising é uma ferramenta de marketing que utiliza técnicas para expor produtos no ponto de venda (PDV) com o objetivo de motivar e influenciar a decisão de compra do consumidor.
No caso do varejo, o merchandising só reforça a sua importância. Sabemos que fazer compras não é apenas um ponto de necessidade entre os consumidores, mas como também de experiência e de entretenimento.
A importância do merchandising no varejo
Basicamente, a forma como você organiza sua loja tem o poder de atrair e guiar o olhar do consumidor. Mas, além disso, o merchandising também pode passar uma mensagem e tornar o processo de compra mais dinâmico e interativo.
Todos os esforços colocados na exposição do produto, por exemplo, estão relacionados com o merchandising – seja na disposição dos produtos nas gôndolas e prateleiras, através dos componentes visuais, cheiros, cores e até na iluminação do espaço.
Tudo deve ser pensado e posicionado de forma estratégica para valorizar os itens e atrair o consumidor de forma eficiente.
Tipos de merchandising
Existem, basicamente, dois tipos de merchandising: o visual e o editorial. Vamos falar um pouco sobre cada um deles e mostrar suas características distintivas.
1. Visual Merchandising
Visual merchandising refere-se a técnicas que apelam para o visual, para a estética, a fim de chamar a atenção dos clientes em potencial por causa da aparência de um determinado produto. Dentro do merchandising visual encontramos estratégias que visam destacar o produto dentro do local de vendas, seja em uma loja física ou virtual.
Exemplo prático: visual merchandising no varejo
Qualquer pessoa que já tenha entrado em uma loja de varejo já viu o visual merchandising em ação. O visual merchandising é uma prática de marketing que usa plantas baixas, cores, iluminação, displays, tecnologia e outros elementos para atrair a atenção do cliente. Seu objetivo final é usar o espaço de varejo para gerar mais vendas.
No varejo da moda, a decisão de compra sofre muita influência de elementos subjetivos como vaidade, beleza e status. Por isso, o merchandising é um fator estratégico para a competitividade do segmento, visto que incita os estímulos de compra no ponto de venda.
2. Merchandising editorial
Já o merchandising editorial está relacionado ao texto, ou seja, à forma como o produto é apresentado em canais externos, como em comerciais, inserções dentro de novelas e programas de televisão e posts patrocinados.
Contratar um digital influencer para falar bem de um produto é uma ótima estratégia de merchandising editorial no mercado online. Essa é uma prática comum utilizada por muitas marcas para se fazerem conhecidas por públicos diferentes.
Isso porque as pessoas estão cada vez mais acompanhando perfis no Instagram e canais no YouTube por se identificarem com as pessoas por trás daquelas redes sociais. Então, nada melhor do que usar a influência dessas pessoas para divulgar seu negócio.
Como montar uma estratégia de merchandising
Antes de colocar ações em prática, é importante construir um bom planejamento. Para isso, analise sempre estas cinco informações:
Produto: é o principal objetivo dos investimentos em Merchandising e deve ser o centro das decisões.
Lugar: defina os canais de distribuição mais adequados para o público em questão.
Momento: aproveite os períodos sazonais para alavancar seus resultados em estações do ano e datas comemorativas.
Quantidade: organização é a peça-chave. Deixe as prateleiras sempre organizadas e com uma boa quantidade de produtos à disposição dos consumidores.
Preço: cative o consumidor pelo bolso. Ofertas e promoções são sempre muito bem-vindas.
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