Para quem sonha em ter o seu próprio negócio é importante estar atento ao mercado e às oportunidades, não é mesmo? E as franquias podem ser uma excelente opção para começar um negócio sozinho! Isso porque o empreendedor já começa a trabalhar com uma marca de renome por trás, o que facilita e muito a captação de clientes.
E mesmo com a pandemia, as possibilidades ainda são muitas.A implantação de e-commerce, delivery e vendas por redes sociais aumentou a procura por investimentos em franquias e são os setores com maior procura e chances de sucesso para se investir em 2022.
Então, se você quer ter tranquilidade para investir em um negócio com grandes possibilidades de crescimento, confira mais sobre o assunto e algumas dicas que separamos abaixo!
O que é franquia e como funciona?
Para quem ainda não está familiarizado com o assunto, é importante entender primeiramente o conceito para saber se este tipo de negócio tem a ver com o seu perfil e interesse de investimento.
Podemos dizer que franquia é um modelo de negócio copiado e transferido para outro ponto comercial, com padrões já pré-estabelecidos para você seguir à risca.Tudo, claro, com a devida autorização de quem detém os direitos da Franquia e com o pagamento da licença de uso, know-how, estruturas, rotinas e produtos/serviços desenvolvidos pelo franqueador.
Ou seja, essa estratégia de mercado permite que você tenha o “clone de um negócio” já estruturado e com sucesso no mercado. Confira alguns exemplos de franquia de sucesso:
- Franquia O Boticário;
- Franquia Mundo Verde;
- Franquia Cacau Show;
- Franquia McDonald´s.
Qual franquia escolher?
Muita gente quando pensa em franchising quer saber qual é a franquia mais lucrativa ou as melhores opções para começar com até 100 mil reais. Na verdade, não existe uma fórmula para comprar uma franquia de sucesso, mas você pode ser mais assertivo se levar em consideração alguns pontos importantes, tais como:
- Qual valor você tem para investir?
- Qual segmento de atuação você tem mais conhecimento para gerir?
- Adquira conhecimento em franchising e pesquise bastante sobre este mercado.
- Converse com o franqueador para entender melhor como funciona.
- Converse também com vários franqueados, e também ex-franqueados, para entender os pontos fortes e as principais dificuldades de ter uma franquia.
- Tenha ciência que você não será o dono da marca e vai ter que seguir os direcionamentos do franqueador.
Você deve tomar uma decisão racional baseada nestes fatores e lembre-se, também, que todo negócio tem risco, e com as franquias não é diferente. Mas, podemos dizer que no franchising o risco é menor.
Entenda quais são as etapas para a seleção de franqueados
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising – ABF, o processo utilizado pelas empresas franqueadoras na seleção de franqueados é acionado a partir do primeiro contato do candidato com a empresa. Confira o passo a passo:
- Enviar material com informações básicas sobre o sistema para solicitar o cadastro ao candidato;
- analisa o cadastro do candidato;
- solicita referências;
- realiza a entrevista pessoal;
- apresenta o negócio de forma mais detalhada e tira dúvidas;
- analisa o perfil;
- realiza novas entrevistas do candidato com diferentes profissionais na empresa;
- aprova ou não o candidato;
- se aprovado, entrega a Circular de Oferta de Franquia e Minuta do Contrato;
- aguarda a decisão do candidato;
- assina o contrato de franquia.
Quais são os fatores críticos para o sucesso de uma franquia?
Acredite, o bom relacionamento entre franqueadores e franqueados é um dos principais Fatores Críticos de Sucesso (FCS) de uma franquia.Afinal, é necessário alinhar as expectativas e direitos e deveres de ambas as partes para evitar frustrações e dores de cabeça.
Para isso, invista na elaboração de um planejamento estratégico de longo prazo para a sua franquia, incluindo o marketing para divulgar o bem seu ponto comercial, e preocupe-se em manter uma comunicação clara e objetiva para evitar desentendimentos.
Quais as principais tendências do mercado de franquias?
Conforme estudo da ABF, as franquias estão em crescente maturidade, ainda mais evidenciada num ano marcado pela pandemia da Covid-19. O que é reflexo de muita resiliência, capacidade de reação e adaptação do sistema de Franchising a cenários adversos.
Neste cenário, novos perfis de consumidores surgiram e, por isso, os setores que se destacam como tendências são as franquias de alimentação (principalmente delivery, alimentação saudável e rápida); franquias de saúde e cuidados pessoais (como limpeza, higienização, produtos de beleza e cosméticos); franquias de serviços domésticos, franquias de atendimento online, e franquias de construção civil.