Estamos na reta final da nossa jornada pela Trilha de Conteúdo CDL/BH, e em nosso 8º encontro falamos sobre “Como escolher a melhor estratégia de Marketing Digital de forma descomplicada”. Rodrigo Nascimento é especialista em Marketing Digital e trouxe para o nosso encontro pontos importantes para se definir uma boa estratégia. Se você perdeu esse encontro, continue a leitura para saber mais sobre tudo que aconteceu.
Onde estamos e para onde queremos ir? Esse é o ponto principal para começar a pensar em estratégia. Mas, você sabe o que é estratégia ou canais de aquisição? Para que você entenda melhor, Rodrigo mostrou o ciclo de vida do consumidor:
1- Consciência: É aquele que o potencial cliente não te conhece e você precisa mostrar que seu negócio existe;
2- Consideração: As pessoas já conhecem seu produto/serviço e estão considerando comprar algo, momento de busca;
3- Compra: Aquele momento de interação e, dependendo da experiência, pode fechar uma compra;
4- Retenção: O cliente comprou seu produto/serviço, mas pode querer comprar mais. Como mantê-lo em contato para recompra?
5- Advocacia: O cliente te conhece, te indica e te defende pessoalmente ou na internet.
De acordo com as etapas deste ciclo você pode focar em um dos objetivos do marketing digital: Alcance, que é impactar mais pessoas, ou Performance, que é vender mais e melhor para o mesmo cliente.
O ponto mais importante da noite foi a apresentação dos 4 pilares para a criação da estratégia de marketing digital, que está ligado a estratégia do negócio:
1- Objetivo: qual o objetivo definido em relação ao marketing digital? Onde quero chegar?
2- Meta: com objetivo definido, quais metas podem ser determinadas?
3- Ações: quais ações realizar para atingir as metas?
4- KPI: quais métricas acompanhar para saber se as ações estão tendo sucesso?
O Objetivo deve ser deve ser quantificável e em tempo definido, por exemplo, aumentar a venda 15% em 6 meses. Você deve estabelecer metas mensais para alcançar o objetivo, a partir do entendimento da realidade atual do negócio. Além disso, definir quais ações fazer para atingir as metas e quais métricas e KPIs acompanharão as ações. Com os pilares destrinchados, você consegue colocar em prática a sua estratégia.
Mas não se esqueça: para trazer bons resultados é importante acompanhar os indicadores. Muitas empresas falham por não fazer esse acompanhamento.
Para fechar com chave de ouro, Rodrigo deixou algumas outras dicas que ajudam a implementar uma estratégia de marketing digital, confira:
- Antes de qualquer estratégia, entenda o que seu negócio precisa fazer para melhorar o relacionamento com o cliente;
- Acompanhe seus indicadores. Se estiver tendo sucesso, use-os para entender o porquê e continuar fazendo certo;
- Use a ferramenta gratuita Navegg que rastreia a audiência em seu site: idade, interesse, etc.
- Livro escrito por ele que pode ser encontrado na Amazon: Marketing na era dos dados.
O próximo encontro será no dia 05 de novembro, às 19h. Renata Barcelos irá falar sobre o tema “A inovação é mesmo necessária para o meu negócio?”. Para participar basta fazer a sua inscrição clicando aqui.
Aproveite para ver também o resumo do que aconteceu nos outros encontros da Trilha de Conteúdo CDL/BH:
– Trilha 1: Por que a degustação é o melhor vendedor da sua equipe?
– Trilha 2: Conversando melhor com seu cliente
– Trilha 3: “Alcance seus objetivos estratégicos e tenha grandes resultados”
– Trilha 4: Como aparecer na primeira página do Google sem investir nada
– Trilha 5: Mídias sociais descomplicadas, sem medo e com estratégia
– Trilha 6: Como serviços financeiros online ajudam você a fechar vendas?
– Trilha 7: 37 ferramentas gratuitas e poderosas para gerenciar o seu negócio