Em razão das vantagens da máquina de cartão, esse equipamento tem se tornado cada vez mais popular no mercado brasileiro. Além disso, o número de compras feitas tanto no débito quanto no crédito está aumentando em um ritmo de 17% ao ano, conforme publicado pela AgênciaBrasil EBC.
Não contar com essa ferramenta poderá fazer com que você deixe de fechar muitos negócios. Por outro lado, adotá-la ajudará a atrair novos clientes, fidelizar os atuais, entre outras vantagens que aumentam sua competitividade.
Interessou-se pelo assunto? Então, continue lendo este artigo! Aqui, explicamos quais são os 7 principais benefícios conquistados pela empresa ao disponibilizar esse meio de pagamento para seus clientes! Acompanhe!
1. Aumento das vendas
A primeira e mais impactante vantagem está no aumento das vendas. Isso acontece pelo fato de uma grande parte dos compradores preferirem realizar seus pagamentos por meio do cartão.
Uma pesquisa com micro e pequenas empresas (aquelas que faturam até R$ 4,8 milhões ao ano) realizada pelo Sebrae em 2017 apontou que, ao aceitar o pagamento por cartão, 57% desses negócios aumentaram suas vendas, enquanto 55% afirmam que elevaram o faturamento.
2. Conforto para o consumidor
A experiência do consumidor é um dos principais elementos a serem trabalhados pelo gestor para garantir o sucesso do negócio. Isso aumenta a taxa de fidelização dos clientes, melhora a imagem perante o público, faz com que o público recomende a empresa para seus colegas, amigos e familiares, entre outros ganhos.
O pagamento pelo cartão de crédito ou débito impacta positivamente essa experiência, já que facilita sua rotina e a realização de compras. Isso acontece pelo fato de que o cliente:
- terá mais opções de pagamento;
- efetuará as compras de forma mais prática;
- pode parcelar suas compras facilmente;
- não precisará andar com dinheiro — e enfrentar filas para sacá-lo do caixa;
- não se preocupará com troco;
- planejará melhor suas finanças.
De acordo com a mesma pesquisa realizada pelo Sebrae, 71% dos empreendimentos que adotaram a máquina de cartão tiverem um aumento no nível de satisfação dos clientes.
3. Maior segurança
A maior segurança é uma outra grande vantagem conquistada tanto pelos consumidores como pelo seu negócio. Como seu estabelecimento terá menos dinheiro vivo no caixa, a exposição a roubos e furtos é diminuída, além de que o prejuízo é minimizado caso essas situações aconteçam.
Seu público não precisará andar com dinheiro, o que diminui a quantidade de assaltos. Se os clientes tiverem seus cartões subtraídos, é preciso conhecer a senha de segurança para serem utilizados. Além disso, é possível desativar os cartões pelo aplicativo financeiro ou entrando em contato com o banco que o emitiu.
4. Redução de calotes
O índice de calotes, fraudes ou inadimplência dos clientes diminui o faturamento do negócio e ainda traz incertezas sobre as contas. As vendas por cartão de débito ou crédito ajudam nesse objetivo pelo fato de serem mais confiáveis que outros meios de pagamento. Você não precisa se preocupar se o cliente pagará boletos ou se foi entregue um cheque sem fundo.
5. Controle de vendas
Fazer uma boa gestão de vendas é importante para tomar melhores decisões, já que você saberá quem são os melhores compradores, qual é a taxa de inadimplência, formas de pagamento mais usadas etc.
Essa gestão se torna mais complicada quando as vendas são feitas em dinheiro, boletos, cheques ou duplicatas, pois é necessário digitar informações no sistema — o que está suscetível a erros — e controlar os prazos manualmente, algo inviável quando o negócio faz muitas vendas.
Hoje em dia, existem tecnologias que recebem as informações das máquinas de cartão e otimizam o controle de vendas. Ao fazer vendas por esse meio, os dados são levados automaticamente ao sistema de gestão da empresa, agilizando a gestão financeira, ajudando a organizar os recebimentos futuros e diminuindo retrabalho, erros e imprecisões no recebimento.
6. Possibilidade de prever o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é uma ferramenta que registra todas as entradas e saídas de capital no negócio. Por exemplo, quando você fecha uma venda, registra um recebimento. Se forem adquiridas mercadorias para revenda, deve-se anotar saídas.
Quando esse fluxo é preciso, transparente e bem-controlado, sabe-se de forma exata quais foram os montantes pagos e recebidos em um determinado período. Isso permite que você faça a previsão do fluxo de caixa, que consiste em saber quais serão as entradas e saídas do negócio em um momento futuro — algo fundamental para identificar a capacidade de arcar com seus compromissos.
Como as vendas do cartão diminuem a quantidade de calotes e clientes inadimplentes, é possível estimar de forma mais precisa o faturamento do negócio e, consequentemente, planejar melhor os investimentos futuros.
7. Mobilidade
Quando tratamos de mobilidade, estamos falando em realizar operações por meio de dispositivos móveis e permitir que os clientes façam compras de qualquer localidade.
Empresas que utilizam máquinas de cartão sem fio são capazes de proporcionar maior comodidade aos seus clientes, já que podem fazer o pagamento em diferentes localidades e até mesmo fora do estabelecimento. Por exemplo, você pode entregar o produto ao cliente e fazer a cobrança por cartão naquela localidade.
Como se não bastasse, muitos bancos e instituições financeiras disponibilizam cartões digitais com conexão NFC. Essa tecnologia funciona da seguinte forma: o cliente acessa seu cartão digital pelo celular, ativa a função NFC e aproxima o smartphone da máquina para fazer o pagamento.
O uso dessa tecnologia é uma tendência que está se tornando cada vez mais popular no Brasil, sendo importante que sua empresa esteja preparada para utilizá-la.
Existem diversas vantagens da máquina de cartão, como aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente. Essa é uma tecnologia essencial para qualquer empresa que deseja crescer, se fortalecer e se destacar perante os concorrentes.
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