saúde financeira

12 dicas de saúde financeira para momentos de crise

Mais do que nunca, é preciso dar atenção para a saúde financeira da sua empresa!

Este período de prevenção ao coronavírus, em que a maioria das empresas está trabalhando com a capacidade reduzida, talvez seja uma ótima oportunidade para se colocar em prática a gestão financeira nos seus negócios. Basicamente, o planejamento financeiro serve para expor as receitas e as despesas da sua empresa, com a finalidade de indicar a situação econômica dos seus negócios.

Mas quais os benefícios dessa ação? Planejar as finanças é indispensável, pois é a partir desse movimento que é possível tomar decisões estratégicas e investir em longo prazo. Isso ocorre porque somente a empresa que avalia sua situação financeira é capaz de analisar e aplicar seus investimentos no momento certo, revisar custos e identificar as melhores oportunidades para aperfeiçoar suas atividades.

O primeiro passo da gestão financeira é levantar as despesas fixas e variáveis da organização e estabelecer uma receita média por mês. Outro fator fundamental é avaliar o ciclo operacional da empresa, ou seja, qual o custo de cada etapa do seu processo produtivo — como compra, estoque, produção, venda e recebimento — antes de o dinheiro da venda entrar em caixa.

Elaboramos algumas dicas para ajudar você a lembrar de cada um dos passos fundamentais neste momento de tantas mudanças.

1. Revise todos os débitos/dívidas da empresa e renegocie. O ideal é procurar crédito mais barato, com menores taxas, a fim de conseguir parcelas menores e prazos dilatados. Essa ação contribuirá para dar fôlego ao fluxo de caixa.

2. Renegocie com os fornecedores prazos maiores para pagamento de passivos já adquiridos (dívidas), mantendo, assim, os compromissos em dia e o crédito no mercado.

3. Elabore um diagnóstico de todos os tributos vencidos ou a vencer. Ingresse em programas de parcelamento existentes. Essa ação também contribuirá para o fluxo de caixa.

4. Busque fontes oficiais de informações sobre medidas adotadas pelos governos referentes às novas agendas de recolhimento de impostos e usufrua dos benefícios.

5. Levante os custos fixos e faça uma redução de forma racional; ou seja, reduza custos que não impactarão a operação do negócio.

6. Adéque a porcentagem de lucros sobre as vendas (margem), considerando a redução do poder de compra dos consumidores.

7. Implante e/ou melhore ferramentas de acompanhamento financeiro, como o fluxo de caixa, para acompanhar diariamente o estado da saúde financeira da empresa e para que as decisões sejam mais acertadas.

8. Revisite todos os processos internos do negócio (contas a pagar, contas a receber, limites de crédito a clientes, caixa diário, total de entradas e saídas, estoques, atendimento), a fim de melhorar a gestão e ganhar eficiência operacional.

9. Mantenha a escrituração contábil atualizada, para que seja utilizada também como fonte de informação para tomada de decisão e planejamentos futuros.

10. Envolva os funcionários na proposição de medidas que promoverão a sustentabilidade da empresa (plano de contingenciamento), criando cenários para os próximos meses.

11. Mantenha o foco e o contato com clientes. Envie e-mails e gere conteúdos buscando sempre a manutenção desse vínculo. Inove no atendimento quando possível (delivery, e-commerce etc.).

12. Evite contrair dívidas onerosas com instituições financeiras, mas, caso seja necessário, pesquise em diversas instituições e negocie os juros. Vá munido de informações da sua empresa e dos cenários projetados, para não ser vítima de oportunismo.

É muito importante dedicar tempo para pensar e planejar os processos administrativos da sua empresa, principalmente os financeiros. Esperamos que este material contribua para a saúde do seu negócio neste momento. Aqui em nosso blog, você encontra muito conteúdo para ajudar a sua empresa!

Precisa de uma consulta financeira? Então clique aqui e veja como a CDL/BH pode te ajudar.

Colaboração: Fabiano Estevão – Coordenador de Contabilidade da CDL/BH