Saiba como o ChatGPT pode ajudar a sua empresa

A inteligência artificial pode transformar radicalmente a forma como as empresas operam. Em um mercado altamente competitivo e de crescente digitalização, automatizar tarefas repetitivas e melhorar o atendimento aos clientes, são fundamentais para oferecer serviços com eficiência e qualidade.

Desde que foi lançado o ChatGPT em novembro de 2022, a ferramenta causou “euforia” na internet pela capacidade do robô de buscar, resumir e traduzir informações, dar conselhos, fazer planejamentos e facilitar tarefas cotidianas. O Brasil já é o quinto país que mais visitou o site em janeiro deste ano, representando 4,3% do tráfego mundial.

Para as empresas, o sistema pode automatizar processos repetitivos como a entrada de dados, o atendimento on-line a clientes e mesmo análise dos dados financeiros, reduzindo erros. Outro aspecto importante é a capacidade de oferecer insights valiosos a partir da análise de dados, contribuindo para uma compreensão mais ampla dos clientes e das operações do negócio.

Neste post você vai entender melhor sobre essa tecnologia e todos os principais benefícios  para o mundo dos negócios!

O que é o ChatGPT

O ChatGPT é um chatbot desenvolvido pelo laboratório de pesquisas norte-americano OpenAI, que consegue responder perguntas e realizar tarefas a partir de comandos do usuário.

A ferramenta é capaz de entender e processar a linguagem natural, respondendo a perguntas de uma forma semelhante como os humanos o fariam.

Perfil de acessos

Segundo a pesquisa da Semrush, o perfil dos usuários e visitantes da página da OpenAI apresentou um domínio do sexo masculino. 89% do tráfego relacionado ao ChatGPT foi realizado por homens no primeiro mês de 2023. As principais visitas foram feitas por jovens de 18 a 24 anos (35.3%) e jovens adultos de 25 a 34 anos (47.6%).

Atualmente, o uso do ChatGPT é gratuito, mas a empresa lançou uma assinatura de US $20 por mês (cerca de R$104 ao mês, segundo a cotação atual) e fornece um serviço mais estável e rápido, bem como a oportunidade dos assinantes testarem novos recursos primeiro que usuários não pagantes.

Principais funcionalidades do ChatGPT

O ChatGPT já é usado por profissionais de diversos segmentos de empresas. Sua versatilidade é um dos diferenciais da ferramenta e entre as principais funcionalidades, estão:

Responder a perguntas: O modelo pode responder a perguntas de uma ampla variedade de tópicos, como ciência, tecnologia, história, esportes, saúde e muito mais.

Gerar texto: O ChatGPT pode gerar texto em uma variedade de estilos e formatos, incluindo prosa, poesia, discurso e artigos.

Traduzir idiomas: A ferramenta pode ser usada para traduzir textos de vários idiomas.

Assistente virtual: O ChatGPT tem a capacidade de ajudar a realizar tarefas simples, como definir um alarme ou lembrar um compromisso.

Personalização: A ferramenta pode aprender com as interações do usuário para personalizar as respostas.

Resumo de texto: O modelo pode resumir textos longos para torná-los mais acessíveis e fáceis de entender.

Como o ChatGPT pode auxiliar as empresas

O ChatGPT oferece  inúmeras possibilidades para PMEs de forma bastante acessível. O modelo pode ajudar pequenas empresas, incluindo:

Resposta a perguntas frequentes

O ChatGPT pode ser treinado para responder a perguntas frequentes, como horário de funcionamento, informações de contato, políticas de devolução e muito mais. Isso pode liberar o tempo da equipe para se concentrar em tarefas mais importantes.

Atendimento ao cliente

O modelo pode ser usado para fornecer suporte ao cliente em tempo real, respondendo a perguntas e resolvendo problemas. Isso pode melhorar a experiência do consumidor e aumentar a satisfação.

Geração de leads

A ferramenta pode ser usada para coletar informações de contato de potenciais clientes, assim como para responder a perguntas sobre produtos e serviços. Isso pode ajudar as pequenas empresas a gerar mais leads e aumentar as vendas.

Automação de tarefas e processos

O ChatGPT pode ser usado para automatizar tarefas simples e repetitivas, como responder a e-mails, agendar reuniões, atualizar informações de clientes, enviar lembretes e confirmação de pedidos. Isso pode ajudar a economizar tempo e recursos para que as empresas possam se concentrar em tarefas mais importantes, além de reduzir erros.

Personalização

O modelo pode ser treinado para personalizar a experiência do usuário, fornecendo recomendações de produtos e serviços com base em suas preferências e histórico de compras. Isso pode aumentar a fidelidade do cliente e aumentar as vendas repetidas.

Análise de dados

O ChatGPT pode ser usado para coletar informações sobre as interações do usuário, como perguntas mais frequentes, problemas comuns e preferências. Esses dados podem ser usados para melhorar a experiência do usuário e ajudar as empresas a identificar tendências e padrões em seu negócio.

Tradução

A ferramenta pode ser usada para traduzir conteúdo de um idioma para outro. Isso pode ajudar as empresas a alcançar um público global e a expandir seus negócios internacionalmente.  No geral, o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para pequenas empresas, ajudando a melhorar a eficiência, a experiência do cliente e as vendas.

Cuidados ao usar o ChatGPT

Embora o ChatGPT seja uma ferramenta poderosa e útil, existem alguns cuidados a serem tomados ao usá-lo, principalmente relativos a questões éticas e de segurança da informação.

Por último, e não menos importante, é sempre bom lembrar que o ChatGPT é uma ferramenta valiosa, mas suas respostas devem ser constantemente checadas.  Afinal, ele é fruto de inteligência artificial e não tem a experiência e o discernimento humanos.