Loja Segura: prepare-se para receber os clientes de forma segura e tranquila

Já estamos há mais de um ano vendo os reflexos da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo. De um lado, vimos e sentimos a perda de muitas vidas para este vírus, e todos os impactos na rotina das pessoas. De outro, vimos como o fechamento do comércio ocasionou o encerramento de muitas empresas e lamentavelmente aumentou a taxa de desemprego.

Em meio a este caos que ainda estamos vivendo e de incertezas, até que a vacina chegue para todos, muitos estão tentando buscar o equilíbrio e sobreviver até que dias melhores possam vir. Após mais um longo período de fechamento do comércio e de isolamento para controlar as altas taxas de contaminação, o comércio está retomando mais uma vez as suas atividades.

Um alívio para as pequenas empresas e para muitas famílias que precisam se recuperar economicamente e estavam passando por um momento delicado. Mas para que este retorno seja seguro, não podemos relaxar não é mesmo?

Então fique atento! Sua empresa precisa mostrar aos consumidores que ela cumpre os protocolos sanitários e de prevenção na sua loja física para que eles possam fazer suas compras com segurança e tranquilidade. Confira a seguir algumas dicas!

Como sua empresa foi afetada?

Segundo pesquisa realizada pela CDL/BH, com os associados de Belo Horizonte, em março de 2020, 92,6% dos empresários de diversos segmentos disseram que tiveram seu negócio impactado de forma negativa e foram atrás de alternativas para dar continuidade às atividades.

Até então ninguém imaginava o tempo que duraria a pandemia e ainda não sabemos quando vai acabar e todos os seus impactos! Vimos  nossas  rotinas  de  vida  e  de  trabalho  mudarem  completamente e todos nós tivemos que nos adaptar.  Muitos  de  nós  tiveram  que  fechar  as  portas  de  suas  lojas  por  longos  períodos,  e  isso  afetou muitas famílias, projetos, e sonhos.

Com efeito, a pandemia também reforçou para as empresas a importância da presença digital para as vendas e para manter o relacionamento com os clientes. Entre as principais ações para driblar os impactos do novo coronavírus, podemos destacar o crescimento dos serviços de delivery, e-commerce, marketplaces e novos canais de comunicação e de distribuição dos produtos.

Loja segura: mantenha a sua equipe e os seus clientes protegidos

É importante que as empresas adotem um cronograma interno de segurança e que, também, comuniquem ao seu cliente tudo o que está sendo feito – seja por meio das redes sociais ou por meio de cartazes e atendimento aos clientes no ponto de venda.
Além de cuidar da saúde de seus colaboradores e da sua equipe de vendas que trabalha diretamente com o público, você mostra aos clientes que seu estabelecimento é um ambiente seguro, que prioriza a saúde e o bem-estar acima de tudo.

Confira as Medidas Sanitárias:

Para minimizar os riscos à saúde, a adoção das medidas sanitárias ajudam a diminuir as chances de contaminação da sua equipe e dos seus clientes. Confira as medidas sanitárias que devem ser observadas para ter uma loja segura seguindo as medidas estabelecidas no Município de Belo Horizonte para prevenção à pandemia da Covid-19:

• Se puder, dê preferência ao trabalho remoto de toda a sua equipe.
  • Os trabalhadores pertencentes a grupo de risco devem receber atenção especial, priorizando sua permanência na própria residência em teletrabalho ou trabalho remoto.
  • Disponibilize aos colaboradores e clientes meios para higienização das mãos com álcool 70%.
  • Oriente a equipe em relação sobre a obrigatoriedade do uso correto da máscara e seu manuseio para guarda ou descarte.
  • Permita, no interior das lojas de comércio varejista, no máximo, uma pessoa a cada 7m² de área total, incluindo colaboradores e clientes.
  • Instale uma barreira física entre colaboradores que atuam nos caixas e os clientes e sinalize o distanciamento de 2m entre as pessoas.
  • Impeça a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara.

Para conferir todas as medidas necessárias para implantar na sua empresa, preparamos uma cartilha com todos os protocolos e os específicos para cada atividade. Clique aqui para ter acesso!

Adquira o Selo Loja Segura!

Diante deste novo cenário, a CDL/BH se tornou fonte de informação e apoio para o empresário e reafirma esse compromisso por meio da elaboração do Selo Loja Segura.

A CDL/BH elaborou o Selo Loja Segura com o objetivo de orientar você, lojista, na aplicação correta de todos os protocolos sanitários e de prevenção e consequentemente preparar seu estabelecimento comercial para atender seus clientes de forma segura e tranquila.

Por isso, a importância da sua loja aderir ao Selo Loja Segura. Acesse aqui o passo a passo para obter o seu gratuitamente!

Precisa de ajuda?

A CDL/BH  conta com uma Assessoria Jurídica para apoiar os seus associados em todos os momentos da gestão dos seus negócios, e não seria diferente neste período de reabertura do comércio.

Em caso de  dúvidas e orientações sobre os protocolos exigidos pelos órgãos responsáveis e sobre o modo correto de implementá-los na sua loja, entre em contato por meio do chat no site ou envie e-mail para juridico@cdlbh.com.br.