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Pandemia: 5 dicas para sua empresa vender melhor com a retomada do comércio

Confira algumas dicas práticas e de baixo custo que sua empresa pode implementar para melhorar as vendas e superar os desafios provocados pela pandemia da COVID-19.

A pandemia da COVID-19 foi anunciada pela Organização Mundial da Saúde no dia 11 de março de 2020 e causou um grande alarme à população. A doença surgiu em dezembro de 2019 na China e sua alta velocidade de contaminação fez com que diversos governos adotassem medidas mais rígidas de isolamento social para que os sistemas de saúde não entrassem em colapso. 

Os serviços essenciais à população, tais como assistência à saúde, supermercados, transporte, farmácias, dentre outros estipulados pelo governo, continuaram abertos, porém seguindo os novos protocolos de segurança, e os impactos financeiros foram ínfimos quando comparado com outros setores.  Já os serviços não essenciais – bares e restaurantes, lojas de varejo, educação, eventos esportivos e culturais, feiras, entre outros; tiveram que dar uma pausa nas atividades e sofreram impactos mais significativos. 

Segundo pesquisa realizada pela CDL/BH com os associados de Belo Horizonte em março de 2020, 92,6% dos empresários de diversos segmentos disseram que tiveram seu negócio impactado de forma negativa e tiveram que buscar por alternativas para dar continuidade às atividades. 

O que a pandemia ensinou às empresas?

Grande parte das empresas tiveram que mudar seu funcionamento para se adaptarem devido às medidas de isolamento social e das mudanças no comportamento dos consumidores. O ambiente digital, por exemplo, se mostrou crucial para a manutenção das relações interpessoais – com o objetivo de amenizar, ainda que minimamente, a saudade entre os membros de uma família; ou para as reuniões de trabalho home office. 

Com efeito, também reforçou para as empresas a importância da presença digital e da inovação como estratégia de sobrevivência e de diferenciação no mercado. Entre as principais ações para driblar os impactos do novo coronavírus, podemos destacar os serviços de delivery, e-commerce, marketplaces e novos canais de comunicação e de distribuição dos produtos para manter o relacionamento com os clientes e as vendas. 

O cenário ainda mostra-se incerto em relação ao fim da pandemia e os reais impactos provocados na economia do país. Mas com a reabertura gradual do comércio é preciso estar atento às novas tendências e medidas que podem auxiliar a reduzir os custos e manter a saúde financeira da sua empresa.

Como preparar a sua empresa para o novo mundo pós-pandemia?

A CDL/BH colocou em prática uma série de ações com o objetivo de apoiar seus associados e empresários em geral, na busca de soluções para reduzir os efeitos econômicos da pandemia nos setores de comércio e serviços da capital.   

De acordo com o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva, “uma delas foi a Campanha Juro Zero com o objetivo foi o de sensibilizar os bancos públicos e privados a promoverem linhas de crédito sem juros para socorrer o setor produtivo”. A campanha teve como eixo, “hora de juro zero para o comércio não quebrar, o emprego não acabar e a vida continuar”. Outra ação para ajudar os comerciantes a enfrentar essa crise, foi o  programa É PRA JÁ, onde são oferecidos descontos exclusivos que ajudam na redução de custos, soluções com maquininhas de cartão e as melhores taxas para adesão a programas de crédito, como o Pronampe e o Estímulo 2020.

Separamos abaixo algumas dicas práticas e acessíveis que podem ser aplicadas em seu negócio e soluções que podem ajudar a sua empresa a superar os desafios provocados pelo novo coronavírus.

– Invista em marketing digital para vender melhor seus produtos/serviços

É notório que empresas que já tinham presença digital se sobressaíram durante a pandemia, pois já estavam de certa forma mais preparadas para atender os consumidores por meio de um relacionamento à distância. 

De acordo com a empresária Márcia Andrade, da loja M&M Modas, participar do programa Varejo Inteligente da CDL/BH foi a melhor estratégia para conseguir manter sua empresa ativa no mercado nesta pandemia: “Muitas ideias foram essenciais, posso citar o uso do WhatsApp Business e as páginas do Instagram e Facebook. Venho conquistando novos clientes diariamente e toda equipe de vendas está engajada e comprometida em prestar um atendimento de qualidade e diferenciado.  Enfim, ainda não está sendo fácil, uma luta diária com muitos desafios e mudanças; mas posso dizer que toda atitude por menor que pareça pode transformar seu negócio”. 

Outra alternativa ao alcance dos empresários, é divulgar o seu produto de graça por meio de plataformas terceirizadas, como um Clube de Vantagens. Um jeito simples e prático de anunciar seus produtos com grande visibilidade entre os clientes e a custo zero. Agora, se a sua empresa já possui um e-commerce ou pretende investir em vendas pela internet, mas não sabe ainda como distribuir os produtos, pode contar com um sistema de logística confiável e eficiente.

– Ofereça o serviço de delivery para aumentar as vendas

O atendimento por delivery foi implementado com sucesso por muitas empresas que se preocupam em entregar “experiência”, e não apenas o produto sem nenhum diferencial. No caso dos restaurantes, por exemplo, foram criados menus especiais de pronta entrega, novas embalagens, dentre outras formas criativas para se relacionar com os clientes e encantá-los. 

Mas para que o serviço de delivery faça parte das atividades do seu negócio, é preciso estar atento à gestão dos seus clientes. Verifique se o banco de dados está atualizado, direcione as estratégias de marketing de acordo com o segmento de clientes, acompanhe as entregas, mantenha a qualidade dos seus produtos/serviços e treine a sua equipe para que os clientes fiquem satisfeitos.  

– Cuide da saúde financeira da sua empresa

Para saber o quanto a sua empresa pode investir e quanto deve reduzir os custos, é necessário um bom planejamento financeiro. Antes mesmo da crise provocada pela pandemia, muitas empresas já estavam com a saúde financeira comprometida e tiveram o quadro agravado por conta do fechamento temporário do comércio e redução do faturamento. 

Nestas situações, é preciso reduzir custos onde for possível sem abrir mão, claro, do que mantem o seu negócio girando. E se você precisa de um apoio neste processo para cuidar bem do seu fluxo de caixa e capital de giro, busque por  consultorias gratuitas na internet. O programa É PRA JÁ tem ofertado consultorias jurídicas, financeiras, de marketing digital e muito mais.  

Entre os gastos mais altos das empresas estão custos com matéria-prima, pessoal, aluguel, empréstimos, impostos, energia, plano de telefone e internet e água. Conheça soluções que reduzem até 22% sua conta de energia elétrica e 35% na sua conta de telefone.

– Obtenha acesso ao crédito com juros baixo

Para evitar um número grande de demissões ou de fechamento de empresas, o Ministério da Economia anunciou o Programa de Manutenção do Emprego e Renda, por meio da Medida Provisória 936/2020. Entre as ações de enfrentamento, estão: o pagamento de Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda; a redução proporcional de jornada de trabalho e de salários; e a suspensão temporária do contrato de trabalho.

No entanto, observou-se que muitos empresários não conseguiram obter este acesso ao crédito oferecido pelo governo. Com objetivo de oferecer este apoio às empresas de Belo Horizonte e região que foram atingidas pela crise da Covid-19, foi criado as linhas de crédito Impulso RMBH para se obter excelentes taxas por meio do Sicoob Divicred

– Fique de olho no mercado e cultive bons relacionamentos

Para lidar com a crise da pandemia e ampliar o faturamento da sua empresa é preciso ficar de olho em novas iniciativas e oportunidades do mercado. Grande parte das empresas estão passando pela mesma situação e precisaram mudar o seu modelo de negócio para não perder clientes. 

Você pode testar novos mercados, pensar em novos produtos e em novos canais de distribuição. Então pesquise sempre por empresas que são referência em seu segmento e veja o que estão fazendo e está dando certo. Lembre-se também de manter um bom relacionamento com sua equipe, clientes e fornecedores para assegurar as parcerias que são fundamentais para o desempenho da sua empresa.

Seus clientes precisam se sentir seguros para retornar à sua loja, então fique atento também aos protocolos de segurança e aproveite para divulgar essas ações em suas redes sociais.  Para ficar por dentro dos decretos e ações em prol do comércio, o informativo coronavírus é um excelente canal para se manter atualizado.  

Caso você precise de ajuda para dar a volta por cima, conte com o conjunto de soluções gratuitas e pagas oferecido pelo programa É PRA JÁ!

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