Conheça os benefícios do Telegram para a sua empresa

Você já utiliza o Telegram em seu negócio? Saiba que essa ferramenta de comunicação pode ser uma excelente oportunidade para o marketing digital da sua empresa e pode deixá-la à frente de muitos concorrentes!

Essa plataforma é grátis e tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos devido a sua estabilidade e funcionalidades para se relacionar com os clientes de forma rápida e segura. Uma alternativa para sua empresa explorar outras redes sociais, além do WhatsApp, por exemplo. 

Muitos empreendedores ainda não perceberam ou deram importância para o potencial deste aplicativo que nem é tão novo assim, mas segue sendo bastante inexplorado se for parar para pensar nos benefícios para turbinar o seu negócio. Vamos explicar a seguir, como ele funciona e porque a sua empresa deve estar atenta a essa oportunidade!

O que é o Telegram e como funciona?

O Telegram é um aplicativo gratuito de conversas instantâneas que pode ser baixado em seu celular ou acessado pela web de seu computador através da leitura de QR Code.  Seu  conteúdo fica armazenado na nuvem, e a ferramenta tem como foco a segurança e a velocidade das informações.

Ele foi lançado há um tempinho já, em 2013,  e hoje em dia já conta com cerca de 200 milhões de usuários ativos por mês. Muito semelhante ao WhatsAapp, mas com funcionalidades diferentes que detalharemos melhor a seguir. 

Os usuários utilizam essa ferramenta para objetivos mais específicos e com  interesses mais profissionais, e podem enviar mensagens de texto, fotos, vídeos, chamadas de voz, arquivos em pdf e de qualquer outro tipo. 

Como acessar o Telegram?

Para usar o Telegram, você precisa primeiro baixar em seu celular como qualquer outro aplicativo, basta fazer o download na App Store (Apple) ou na Play Store (Google). 

Caso prefira utilizar essa ferramenta através do seu computador de forma mais prática, basta acessar https://web.telegram.org. Em seu computador, você vai se deparar com essa tela abaixo: 

Após passar pela página (ou tela) de boas vindas, você só precisa informar o seu número de telefone e configurar as suas informações – dados pessoais ou da sua empresa, e uma foto, por exemplo. 

Em seguida, busque pelos seus contatos na ferramenta para dar início a um bate papo e ainda conta com criptografia de ponta a ponta para garantir segurança em  suas conversas.

Conheça os principais benefícios do Telegram:

1- Aplicativo gratuito e seguro

O Telegram é grátis e está disponível para celulares Android, iPhone (iOS) e Windows Phone, além das versões para desktop e web. A segurança das conversas é garantida por meio de criptografia de ponta a ponta com o objetivo de oferecer a privacidade necessária para quem utiliza a plataforma.

O uso desses recursos é o que possibilita ao usuário do Telegram criar chats secretos. Com eles, é possível programar também a autodestruição de mensagens para os participantes da conversa. Quando a conversa é apagada, ela também desaparece para o outro participante, e poucos segundos depois o chat é totalmente excluído. 

2- Mais alcance: a mensagem chega para todos

Com o Telegram, você tem segurança de que sua mensagem vai chegar para todos os seus contatos. Em um canal com 2 mil pessoas, por exemplo, você pode confiar que o seu conteúdo vai chegar para todas elas, você só não tem controle aqui do exato momento em que elas vão abrir a notificação. 

Normalmente quando publicamos conteúdos nas redes sociais, como no Facebook,  não temos muito controle sobre quem de fato tem acesso a eles, já que os algoritmos de cada uma dessas plataformas funcionam de maneiras diferentes. 

3- Quem controla esse ambiente é você

O Telegram permite que você crie canais de transmissão, nos quais os seus clientes podem se inscrever para receber os conteúdos e informações da sua empresa, como lançamentos de uma nova coleção, novidades, promoções, dentre outras possibilidades.  

Os seus consumidores têm acesso a todos os materiais que você publica de forma organizada. Você pode restringir interações para não virar uma confusão e perder o foco diante a inúmeros comentários que talvez nem agregam ao canal do seu negócio. 

4- Permite conversar com centenas de pessoas ao mesmo tempo 

Mesmo se você escolher criar um grupo, ao invés de um canal de transmissão, seu potencial de alcance ainda é muito grande.  Você pode fazer o seu conteúdo chegar a  centenas de pessoas, dando mais visibilidade para a sua marca e com mais chances de aumentar as vendas através do potencial desta ferramenta. 

5- Possui acesso pelo desktop de forma independente

Outro motivo para você usar o Telegram na sua empresa é a facilidade de acesso! Ele funciona de maneira totalmente independente do celular, ou seja, o aparelho não precisa estar conectado para você utilizar a versão web do aplicativo,

Um usuário que estiver sem bateria no celular, por exemplo, consegue ainda assim usar o Telegram Web, caso já esteja logado no computador. Isso não é possível no caso do WhatsApp Web.

Quais as boas práticas para vender pelo Telegram?

O mais importante é explorar as funcionalidades da ferramenta e focar em ações que promovam o engajamento do público de interesse. Através da criação de um canal, você tem um meio direto de se comunicar com potenciais clientes, que recebem notificações das mensagens. 

  • Crie um canal de Telegram para o seu negócio.
  • Personalize sua página de forma profissional. 
  • Defina o público correto que participará do canal.
  • Distribua conteúdo de qualidade e relevante para os seus clientes.
  • Use e explore as funcionalidades de conversa no Telegram.

Qual a diferença entre Telegram e WhatsApp?

Apesar das funcionalidades básicas do WhatsApp e do Telegram serem bem parecidas e essenciais para o funcionamento das plataformas de mensagens instantâneas, ambos têm divergências importantes. 

Ambos permitem enviar texto, áudio, imagens, vídeos, documentos, emojis, stickers e compartilhar a localização com outros usuários.Veja algumas das principais diferenças: 

Divulgue o Telegram para seus clientes!

Se você tem um canal no Telegram ou ficou interessado em criar após ler este post, não se esqueça de divulgar aos seus clientes para ter maior adesão. Para isso, você pode colocar o seu link em todas as redes sociais que a sua empresa utiliza atualmente — em um site, no Facebook e Instagram ou em qualquer outro canal.

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