Será que é preciso abrir seu próprio negócio para ter um comportamento empreendedor? Esse é um mito que permeia a mente das pessoas.
Segundo levantamento do Sebrae, o Brasil é um país que apresenta altos índices de empreendedorismo. Vivemos recentemente um momento de forte recessão econômica, o que pode ter influenciado nesse aspecto.
Uma das qualidades mais ressaltadas num mercado competitivo e cheio de nuances, é a capacidade de empreender ideias e fazer acontecer. Você acredita que tem um comportamento empreendedor? Acompanhe o texto abaixo e verifique!
Características do comportamento empreendedor
Tem comprometimento
Uma pessoa que se comporta como empreendedor é comprometida e responsável. Como tem um objetivo a frente sabe que precisa estar sempre focado, colabora com a equipe e é cuidadosa com os clientes. Outra característica é a de assumir responsabilidade sobre os resultados positivos e também os negativos.
Estabelece metas
O empreendedor estabelece metas de curto e longo prazo. Agrega a elas, indicadores de resultados e objetivos. Ele tem uma grande visão sobre onde quer chegar e é confiante para enfrentar desafios.
É exigente e eficiente
Quem se comporta como empreendedor está sempre preocupado com a qualidade de entrega do seu trabalho e prazo. Procura sempre realizar suas demandas com esmero, fazendo sempre o melhor que pode.
Tem motivação e tem paixão
A alta energia e motivação é algo que está presente no perfil empreendedor, geralmente atua com paixão ao negócio e acredita no que faz. Além disso, é capaz de se motivar sem depender de estímulos externos.
A paixão no que empregam é estimuladora e pode atrair a admiração e estimular a motivação de uma equipe.
Agem com proatividade e Iniciativa
Uma das principais características dos empreendedores é a iniciativa. Buscam sempre novas oportunidades e desafios. O empreendedor está sempre pronto para desenvolver novas ideias, inovações, processos, projetos e age com proatividade.
São extremamente corajosos e se lançam em desafios. Por possuírem grande visão, se antecedem a possíveis problemas.
Buscam aprimoramento constante
Os empreendedores têm sede de conhecimento, pois sabem que sempre há algo a aprender e desenvolver.
Outra característica é que estão sempre atentos ao mercado, tendências, ações dos concorrente e fornecedores. Sabem que manter-se informado é vital para o sucesso de um negócio.
Estão sempre em busca de orientação e buscam referências em conteúdos de sites, livros, profissionais e participam de cursos, palestras e mentorias.
Fazem Networking
Pessoas com atitude empreendedora estão sempre em busca de relações que somam e fortalecem na sua área de atuação. Elas têm grande facilidade em identificar relações frutíferas.
Planejam e monitoram riscos
Os empreendedores são corajosos e arriscam, porém, estão sempre analisando os riscos para que possam se precaver. Além disso, se preocupam em planejar estrategicamente suas ações para obter os melhores resultados possíveis.
São pessoas criativas
Empreender também, é ter boas ideias, inovadoras e sobretudo que geram resultados para um negócio ou sociedade.
Pessoas empreendedoras, podem ser bastante criativas, contribuir com ideias disruptivas e que podem transformar a vida de milhares indivíduos.
Mitos e verdades sobre o comportamento empreendedor
Mito – Empreendedores são apenas donos de um negócio
Empreender é muito mais do que ter um negócio, é ter algumas das características citadas acima e praticá-las no dia a dia na empresa que trabalha, sociedade ou comunidade.
Mito – Ser empreendedor é uma característica nata
Não é preciso nascer empreendedor, isso pode ser aprendido ao longo da vida, por meio de capacitações, praticando frequentemente, com o tempo e com a experiência. É perfeitamente possível se TORNAR um empreendedor.
Mito – É preciso ser jovem para empreender
Existem muitos empreendedores que só obtiveram sucesso após os 50 anos. A experiência de vida pode contribuir muito para o sucesso.
Mito – É necessário muito dinheiro para ser empreendedor
Muitos empresários de sucesso não começaram investindo grandes quantias de dinheiro, que é um fator importante, mas não determinante. É preciso planejar investimentos, ter um excelente plano de negócios e pessoas capacitadas para auxiliar nos resultados que se almeja.
Verdade – O empreendedor deve ser um bom vendedor
É necessário ter bastante persuasão e poder de convencimento para vender uma ideia ou produto, por isso é preciso ser um bom vendedor e acreditar no que está oferecendo.
Verdade – Empreender é correr riscos
Os empreendedores correm muitos riscos, por isso é tão necessário planejar e se estruturar bem. Não se deve confiar apenas na sorte. É preciso aprender assumir riscos calculados.
Verdade – Empreendedores aprendem com os erros
Erros podem acontecer na jornada de um empreendedor, para lidar com isso é preciso ser resiliente, e trazer de cada lição aprendida o melhor, para acertar em outras ocasiões.
Verdade – Nem sempre empreendedores têm grandes ideias
Nem todo empreendedor começa um negócio com uma grande e inovadora ideia. É perfeitamente comum aproveitar um conceito já existente e adaptar aos seus objetivos.
Você gostou desse artigo? Então aproveite para compartilhar nas suas redes sociais!