Como gerenciar a sua empresa em tempos de crise?

Como gerenciar bem uma empresa em tempos de crise? Diante da instabilidade econômica e fechamento dos estabelecimentos por conta da pandemia da COVID-19, é normal que muitos empreendedores se sintam desmotivados e receosos com o futuro do seu negócio. 

Vimos que o novo cenário exigiu adaptações rápidas, como o trabalho remoto, novas formas de comunicação corporativa e de relacionamento com os clientes. As vendas pela internet e por delivery, por exemplo, tiveram um crescimento considerável para atender às novas necessidades dos consumidores.  Porém, muitas empresas também tiveram que fechar as portas. 

Não sabemos todos os reflexos e até quando vai durar essa crise, mas  enquanto isso, é de suma importância que neste momento as empresas adotem estratégias para minimizar os impactos  negativos e levante novas iniciativas para  melhorar o desempenho do seu negócio.

É preciso definir ações para os mais diferentes cenários. Confira a seguir algumas dicas para melhorar a gestão da sua empresa!

Estabeleça prioridades de investimento

Definir as prioridades de investimento pode parecer um pouco óbvio, mas não é tão simples. Afinal, cada setor da empresa precisa entender o que pode cortar de gastos sem prejudicar a eficiência nos atendimentos.

E este planejamento e definição de orçamentos deve vir acompanhado de um levantamento de cenários de curto, médio e a longo prazo. Tudo deve estar fundamentado em situações reais, dados e ações palpáveis para a sua realidade financeira.  Somente assim você saberá a hora certa de tomar decisões de forma mais assertiva e segura!

Atenção ao fluxo de caixa

Por falar em prioridades, existem alguns elementos fundamentais para garantir a saúde da sua empresa, como manter fluxo de caixa positivo. Sabemos que as micro e pequenas empresas contam com recursos mais limitados para se manterem a longo prazo, mas o controle financeiro é primordial para qualquer tipo de negócio. 

Para manter a operação em andamento e não esgotar essa reserva, é necessário uma análise minuciosa sobre a gestão de recursos, dívidas e captação de novos clientes. Entenda as previsões de entrada e saída, e adote ações para diminuir a inadimplência. 

Renegocie dívidas com bancos e parceiros

É comum que as pequenas empresas tenham dívidas de crédito ativas, principalmente durante os primeiros anos de funcionamento do negócio.  É preciso estar atento às taxas de juros e às condições dos bancos para negociar empréstimos.   

Além disso, é importante rever prazos e parcelas de pagamento  com parceiros e fornecedores para minimizar os impactos no seu caixa até que as vendas voltem a crescer. 

Saiba onde você pode economizar na sua empresa 

Muitas vezes os gestores forçam algumas áreas a reduzir custos, sem antes avaliar adequadamente os impactos e peso de cada ação. Para saber como reduzir custos sem comprometer a eficiência do negócio, é preciso compreender todos os custos e despesas envolvidas e verbas fundamentais para cada setor.

Uma dica é alinhar com toda a equipe o que cortar e quanto cada setor pode poupar de despesas. Feito isso, deve ser feito um controle e monitoramento de forma contínua,  a fim de avaliar se a empresa está cumprindo as metas de orçamento para não ter surpresas desagradáveis. 

Avalie planos de telefonia e internet

Os custos com telefonia e internet podem até não ser os maiores gastos da sua empresa. Entretanto, podem representar uma despesa significativa caso sejam somadas todas as contas por um período de pelo menos três meses.

Busque realizar parcerias que proporcionem ao mesmo tempo benefícios e redução dos custos. O CDL Móvel é uma excelente alternativa para te ajudar a reduzir os seus custos e ter uma gestão mais eficiente.

Economize energia

A despesa com as contas de energia elétrica podem ser significativas, dependendo do setor de atuação da empresa. Por isso, é preciso estar atento a algumas ações e alternativas que podem ajudar a aliviar as despesas do seu negócio. A CDL/BH tem parceria com a Cemig Sim e Mori Energia e oferece descontos especiais aos seus associados. 

Gerencie melhor a sua equipe 

A pandemia exigiu formas de trabalho remoto e com isso as reuniões online passaram a fazer parte da rotina de muita gente. Porém, é preciso tomar cuidado com a frequência  dos encontros, para não prejudicar a produtividade da sua equipe, e investir em ações que ajudem a manter o equilíbrio emocional neste período delicado. 

  • Defina o que é realmente importante e deve ser priorizado nas atividades. 
  • Evite deslocamentos ou reuniões online sem objetivos claros.
  • Estimule a capacitação da sua equipe.
  • Avalie com o RH ações que podem contribuir para melhorar o bem estar de todos. 

Utilize ferramentas de gestão 

Com o distanciamento social, muitas pessoas foram inseridas numa lógica de trabalho completamente nova. O home office, além de muita disciplina, exige a utilização de uma série de ferramentas para manter as atividades em andamento e uma comunicação alinhada entre a equipe. Entre as ferramentas gratuitas que mais têm ajudado neste período, estão: Google Drive, Trello, Agenda do Google, Meet, entre outras. 

Empreenda para o futuro

Períodos de crise também podem servir para avaliar novas oportunidades de parcerias ou para rever modelos de negócios. Mesmo que para muitos a grande preocupação seja se recuperar financeiramente, as decisões também precisam ser tomadas tendo o futuro em vista. Mais do que uma dica, isso é uma etapa essencial da gestão de empresas em períodos de crise. 

A instabilidade econômica e os impactos na sociedade exigem que empresas se preparem para os eventos pós-crise, mesmo que não seja possível saber quando a pandemia irá acabar. Invista em bons relacionamentos e networking e tenha em mente um plano de emergência caso as coisas não saiam como o esperado.

Cuide bem do seu negócio!

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