Sua empresa está por dentro de quais são as tendências de vendas para 2022? Ficar de olho no mercado e acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores é fundamental para atrair e encantar clientes que estão cada vez mais exigentes e antenados às diversas ofertas que têm acesso de forma rápida e prática através da internet.
Afinal, a transformação digital mudou a relação entre as empresas e seus clientes, e com isso novas soluções ganharam espaço para suprir as necessidades e oferecer mais comodidade no dia a dia.
Algumas tendências vieram para ficar, principalmente após o mundo dos negócios ficar mais flexível para novas formas de trabalho, como o home office, estimulados pela pandemia do Covid-19. Separamos para vocês nesse artigo o que você deve ficar de olho e investir em 2022.
Prepare-se para o mundo híbrido
Durante o período de isolamento da pandemia, a internet mostrou sua importância de diversas formas: seja para matar a saudade da família, amigos e para abrir portas para novas possibilidades de trabalho que muitos gestores ainda não tinham investido.
Como grande parte dos comércios tiveram que fechar, temporariamente, tudo passou a ser digital, tais como reuniões, encontros, feiras e outros eventos. Depois de algum período, as empresas entenderam que através dessa nova adaptação poderiam diminuir custos e otimizar processos, além de deixar muitos colaboradores mais satisfeitos com a flexibilidade de trabalhar de casa, sem o desgaste do transporte.
Uma das fortes tendências em 2022 é que muitos negócios continuem apostando na forma de trabalho remoto ou híbrido. No mundo das vendas B2B, muitos negócios continuarão sendo realizados remotamente e a tendência deste tipo de gestão é só crescer.
Transformação digital
Podemos dizer que a transformação digital é o processo em que uma empresa implementa um mindset (mentalidade) digital em todos os seus setores: a produção e a comercialização dos produtos deve obedecer à lógica do mundo digital de mudanças rápidas e de respostas instantâneas, com mais flexibilidade e agilidade nos relacionamentos.
Todas as etapas da jornada de compra do cliente podem ser controladas e corrigidas de forma mais eficiente e ágil através da internet para garantir a satisfação dos consumidores e a credibilidade do negócio. As empresas precisam entender que o cenário muda o tempo todo e, para não ficar para trás, precisam ser ágeis para atender os seus consumidores cada vez mais exigentes.
Evolução do Social Selling
Durante a pandemia, muitas empresas viram de fato a importância de ter presença online e de utilizar as redes sociais para divulgar os seus produtos e serviços, para ser visto e também fortalecer o relacionamento com os seus clientes.
Muitos clientes, que ainda procuram uma loja física para efetuar uma compra, costumam realizar pesquisas e procurar informações online antes de escolher a loja. Dessa forma, procure agregar valor às suas redes com mais conteúdos atrativos, informações detalhadas e imagens que despertem a atenção de quem acessa.
Não utilize as redes sociais apenas para ter uma conta, poste conteúdos com frequência, aproveite para construir relacionamentos mais significativos e aumentar o conhecimento da marca por meio das redes.
E-commerce e relacionamento com o cliente
Com a pandemia, aquele empresário que não tinha uma presença digital foi em busca de novas iniciativas, tais como a criação de um e-commerce para faturar através de vendas pela internet. Mas qual o maior problema enfrentado pelos comerciantes? A audiência e o relacionamento com o público.
Não há dúvidas, que as redes sociais são hoje os maiores canais de venda. Mas, somente abrir um canal, sem uma constância de conteúdo e uma estratégia bem definida, é praticamente uma perda de tempo. O empresário precisa investir na nutrição de conteúdo e no relacionamento com o seu público para obter resultados mais efetivos.
Produção de vídeos curtos e descontraídos
A produção de vídeos curtos, de forma leve e descontraída, é um dos formatos de conteúdo que mais tem conquistado seguidores, servindo de diversão, entretenimento e também para realizar negócios. Atualmente o Tik Tok é a rede social mais popular e tem atraído a atenção de muitas marcas para investir neste canal de comunicação.
Investimento em capacitação e aprendizado, sempre!
Muitas vezes, estamos tão imersos nas atividades operacionais, que não dedicamos tempo para participar de cursos que podem melhorar a nossa performance. Mas, hoje em dia, graças aos avanços tecnológicos e às plataformas digitais de ensino, está cada vez mais acessível realizar cursos de capacitação para líderes e colaboradores de qualquer lugar, e com horários flexíveis.
Todos precisam sentir que estão de fato aprendendo, crescendo e desenvolvendo novas competências em seu trabalho para se sentirem motivados. Com isso, os custos com demissões e contratações (turnover) também são reduzidos.
Os Cursos de EAD, por exemplo, são uma boa alternativa de capacitação profissional para manter você e a sua equipe sempre atualizada e por dentro das novas tendências e boas práticas do mercado.
Fique de olho no mercado: participe de eventos de empreendedorismo
Para conhecer as melhores práticas do mercado digital para o seu negócio, nada melhor do que participar de eventos corporativos. Muitas vezes, deixamos de olhar para “fora da caixa” e perdemos excelentes oportunidades que poderiam fazer a diferença na gestão da sua empresa.
Ter contato com profissionais especializados, compartilhar experiências e ficar por dentro das principais tendências é fundamental para entender o que a sua empresa pode fazer, dentro da sua realidade, para obter melhores resultados.
E aí, gostou do conteúdo?
As empresas precisam estar sempre atentas às novas tendências e oportunidades do mercado. Para obter os melhores resultados e proporcionar uma experiência mais agradável para fidelizar o seu público, invista em novas ações e novidades para atrair o interesse do seu público. Boa sorte!