Saiba como ter uma confeitaria de sucesso

Você precisa de algumas dicas para montar a sua confeitaria? Sabemos que o sonho de qualquer empreendedor que está começando o seu negócio é ter o seu trabalho reconhecido e uma boa aceitação dos clientes para vender seus produtos com sucesso. Assim, o retorno financeiro é apenas uma consequência de todo o esforço investido neste sonho, não é mesmo?

Além de um bom planejamento para abrir uma loja física, também é fundamental ter habilidade para atrair os consumidores, um cardápio atrativo e diversificado e uma boa divulgação do que você faz e oferece na loja.

Se você é uma pessoa que trabalha na área e quer expandir o seu negócio, continue a leitura e descubra como ter uma confeitaria de sucesso!

Pesquise, entenda o mercado e o público-alvo

Não basta ter uma boa ideia e dinheiro para começar um negócio. É preciso ter em mente que a concorrência é alta, o mercado é competitivo e para que os investimentos sejam mais assertivos é necessário estudar esse mercado e entender o perfil e comportamento dos seus consumidores.

Uma dica é conversar com empreendedores da área e visitar confeitarias similares para se inspirar, identificar oportunidades de melhorias e entender o que a sua empresa pode oferecer para se diferenciar e conquistar os consumidores da região.

Quanto ao público-alvo, procure ter estas questões bem definidas:

– Em qual bairro da cidade a sua confeitaria vai ficar?
– Quantos concorrentes existem aos arredores e quais são os diferenciais?
– Qual o perfil dos moradores da região?
– Qual o poder aquisitivo dessas pessoas?
– Qual variedade a sua empresa pode oferecer de produtos?

Escolha uma localização estratégica

Um item muito importante para abrir a sua loja física de confeitaria é a escolha do local. Afinal os produtos oferecidos devem atender o perfil de clientes da região e, além disso, fique atento a locais com grande fluxo de pessoas, com boa iluminação e segurança. Pesquise se os valores se adequam ao que você pode gastar e ao faturamento mensal estimado.

Faça o planejamento de custos e de investimentos necessários

Um dos passos mais importantes antes de abrir a sua confeitaria é planejar seus custos e o investimento necessário para começar. Algumas despesas são mais fáceis de prever, como os custos fixos (exemplos: luz, gás, telefone, internet). Porém, fique atento aos custos variáveis, que devem ser gastos com mercadorias para compor o estoque inicial e os custos com a sua equipe, tais como:

• Auxiliar de cozinha
  • Balconista
  • Confeiteiro
  • Garçons

Equipamentos necessários para montar uma confeitaria

Outro custo que deve ser considerado para abrir a sua loja é o custo com a compra  de equipamentos. Vale lembrar que, dentro da realidade financeira de cada empreendedor, é preciso investir em itens de qualidade, pois eles são fundamentais para garantir o bom funcionamento do seu negócio.

Dentre os principais equipamentos para se montar uma confeitaria estão: bancadas de aço inoxidável, bateria, liquidificador, embalagens, estantes e prateleiras, formas e panelas, forno e fogão, potes para armazenamento e utensílios de cozinha.

Invista em um ambiente atrativo

Além de oferecer um ambiente limpo e organizado, é importante também  se preocupar com uma iluminação adequada e ambientes aconchegantes com uma decoração atraente para tornar a sua confeitaria mais convidativa para os seus consumidores. Contar com um estacionamento, por exemplo,  pode ser um bom diferencial para a sua empresa.

Escolha seus fornecedores e avalie o seu desempenho

Contar com bons fornecedores é fundamental para o sucesso da sua confeitaria. Apesar da oferta ser grande, é preciso estar atento aos prazos de entrega, valores cobrados e qualidade dos insumos, pois interferem diretamente no bom atendimento da sua empresa. Portanto, pesquise sempre e avalie a entrega de cada um deles para decidir se deve manter ou trocar de fornecedor.

Capriche no cardápio e no atendimento

Invista na variedade do seu cardápio para atender o gosto diversificado dos seus potenciais clientes. Invista também no atendimento personalizado, em novidades e variedades no mix de produtos para crianças, idosos, obesos e diabéticos. Além disso, você pode promover a degustação de produtos na loja para conquistar os clientes e oferecer a entrega em domicílio para oferecer mais comodidade e vender melhor.

Divulgue bem o seu negócio!

Para auxiliar os empresários na construção de um relacionamento efetivo com os clientes,  é necessário avaliar quais recursos, canais e conteúdos são os mais adequados. E a internet, quando bem utilizada, pode ajudar consideravelmente no faturamento da sua confeitaria, já que os canais digitais servem como vitrine para a divulgação de seus produtos e serviços.

Mas também é preciso estar atento, pois caso os consumidores tenham uma experiência negativa, dificilmente ele voltará a acessar o seu site ou redes sociais. Para te ajudar nesta tarefa de atrair e fidelizar os seus clientes, confira algumas dicas abaixo:

1. Utilize o WhatsApp Business para facilitar a comunicação;

2. Invista nas redes sociais em que o seu público está mais presente e crie conteúdos atrativos e em imagens de boa qualidade;

3. Cadastre-se no Google Meu Negócio;

4. Preste atenção na experiência dos clientes em seus canais de comunicação;

5. Amplie seu alcance com plataformas de venda online.

Clube de Vantagens CDL/BH em Casa

Com o Clube de Vantagens CDL/BH em Casa você tem a oportunidade de anunciar os seus produtos e/ou serviços na plataforma online de vendas da CDL/BH:  uma vitrine de ofertas e benefícios exclusivos. Clique aqui e saiba mais sobre os benefícios!