Pix Saque e Pix Troco: mais oportunidades para o seu negócio

Vimos que o pix mudou a forma de comprar e realizar transferências bancárias, além de conquistar os consumidores pela sua praticidade. Muitos  lojistas estão aproveitando todas as vantagens  deste novo tipo de serviço para melhorar a experiência dos clientes e simplificar a forma de pagamento.

O que muitos ainda não sabem é que recentemente (29 de novembro de 2021) o Banco Central (BC) alterou o regulamento do Pix para incluir as modalidades de Pix Saque e de Pix Troco. A disponibilização dos serviços aos usuários finais será feita de forma gradual e facultativa pelas instituições financeiras e de pagamentos participantes do Pix, por meio de caixas eletrônicos, correspondentes bancários e pela rede varejista.

Segundo o Banco Central, a oferta dos dois novos produtos aos usuários da ferramenta é opcional, cabendo a decisão final aos estabelecimentos comerciais, às empresas proprietárias de redes de autoatendimento e às instituições financeiras.

Quem pode ofertar o serviço?

Pix Saque e Pix Troco: conheça os principais benefícios

• Clientes: Mais opções e mais conveniência;
  • Varejo: Mais fluxo de clientes, redução de custo com gestão de numerário e redução de risco de incidentes de segurança;
  • Sistema financeiro: Maior competição; opção adicional para quem tem dificuldade de ofertar saque; mais capilaridade; economia com numerário.
  • Pix Saque e Pix Troco: como funcionam?

O Pix Saque permite que os clientes de qualquer instituição participante do sistema realizem saque nos pontos que ofertam o serviço. Estabelecimentos comerciais, redes de caixas eletrônicos compartilhados e participantes do Pix, por meio de seus serviços de autoatendimento próprios, podem ofertar o serviço.

Para ter acesso aos recursos em espécie, o cliente fará um Pix para o agente de saque, em dinâmica similar à de um Pix normal, a partir da leitura de um QR Code ou do aplicativo do prestador do serviço.

No Pix Troco, a dinâmica é praticamente idêntica ao Pix Saque. A diferença é que o saque de recursos em espécie pode ser feito durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento. Nesse caso, o Pix é feito pelo valor total, ou seja, da compra mais o saque. No extrato do cliente, aparecerá o valor somado da compra e do valor que foi sacado em espécie.

O estabelecimento comercial que disponibilizar estes serviços receberá algum pagamento?

De acordo com o Banco Central, a cada Pix Saque ou Pix Troco realizado, o estabelecimento comercial receberá um valor que pode variar entre R$ 0,25 e R$0,95, quando a instituição que detém a conta é diferente do FSS ou entre R$ 0,25 e R$ 1,00, se for a mesma instituição. O valor vai depender da negociação contratual junto ao seu Facilitador do Serviço de Saque (FSS).

Diferenças entre Saque “tradicional” e Pix Saque

Limite

O limite máximo das transações do Pix Saque e do Pix Troco será de R$500,00 durante o dia e de R$100,00 entre  20h da noite  às 6h da manhã. De acordo com o BC, haverá, no entanto, liberdade para que os ofertantes dos novos produtos do Pix trabalhem com limites inferiores a esses valores caso considerem mais adequado aos seus fins.

Os estabelecimentos comerciais podem alterar os limites que disponibiliza?

Sim, é o estabelecimento quem decide os dias, horários e os valores que quer disponibilizar para retirada, podendo, por exemplo, decidir que quer disponibilizar apenas o Pix Troco, de segunda a sexta, no período da tarde, para retiradas de valores múltiplos de R$ 10 com limite de R$ 100 por transação e podendo alterar esses valores ao longo do dia.

No entanto, devem ser respeitados os limites máximos estabelecidos pelo Banco Central e pelo Facilitador de Serviço de Saque (FSS) do estabelecimento comercial.

Saiba se a sua empresa pode disponibilizar Pix Saque e Pix Troco

Se o seu estabelecimento comercial aceita Pix apenas com a chave Pix, é necessário que passe a receber com QR Code. A integração para a geração do QR Code deve ser verificada junto à instituição detentora da conta (Prestador de Serviço de pagamento (PSP) do estabelecimento comercial.

O Pix Saque está disponível para transações Pix recebidas através de QR estático ou dinâmico. Já o Pix Troco está disponível apenas através do recebimento por QR dinâmico.

Como o seu comércio pode disponibilizar o Pix Saque e o Pix Troco?

As pessoas jurídicas interessadas devem estabelecer relação contratual com alguma instituição participante do Pix que facilite o serviço de saque. Não precisa necessariamente ser a mesma instituição que detém a conta da pessoa jurídica que quer disponibilizar o Pix Saque e o Pix Troco.

Fique por dentro das dúvidas mais frequentes sobre o assunto!

Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas sobre o pagamento instantâneo (Pix), o Banco Central criou uma página para com os pontos mais importantes. Visite a página do Pix no site BC para conhecer a base normativa do assunto e confira as perguntas mais frequentes aqui.