Divulgar vagas de emprego de forma eficiente é importante em diferentes aspectos e pode, até mesmo, diminuir os custos do negócio. Muitos gestores ignoram ou não se atentam para o fato de que atrair candidatos sem o perfil correto é o primeiro passo para aumentar o turnover da empresa.
O fato é que todo profissional fora do mercado de trabalho deseja voltar à ativa. Todavia, nem todos apresentam as características ideais para as vagas oferecidas. Realizar uma divulgação eficaz é uma maneira inteligente de garantir que a sua empresa contará com a mão de obra correta.
Para ajudar, neste artigo, apresentaremos dicas de como divulgar as suas vagas de emprego e mostraremos quais são os erros mais comuns das empresas na hora de realizar esse trabalho. Boa leitura!
Como acertar na hora de divulgar vagas de emprego?
Com o intuito de obter sempre o melhor resultado, muitos gestores de RH exageram em alguns pontos e ignoram outros mais importantes. Essa disparidade se torna algo prejudicial e não ajuda em nada na atração dos melhores candidatos.
Confira, abaixo, dicas essenciais de como acertar na hora de divulgar as vagas de emprego para a sua empresa.
Descreva a vaga detalhadamente
Como mencionado, são as questões básicas que ajudam você a conquistar os melhores resultados. Sendo assim, o primeiro passo antes de divulgar é se certificar sobre a descrição da vaga. Em outras palavras, não adianta compartilhar a oportunidade de emprego nos principais meios se a informação passada não está descrita de forma clara e direta.
Por exemplo, não é interessante utilizar termos complexos ou pouco conhecidos. É importante analisar se os profissionais da área pretendida conhecem ou entendem o significado da expressão aplicada. Se for algo específico do nicho, é imperativo pesquisar sobre a usabilidade atual da palavra.
Além disso, o detalhamento não pode esquecer-se de pontos vitais de uma interação, aqueles que “conversam” com o candidato. Por exemplo:
- nome completo da empresa;
- contato da empresa (telefone, e-mail etc.);
- sites e redes sociais.
Identifique o perfil do candidato
De qual nicho específico deve ser o candidato? Tem limite de idade? Qual a formação acadêmica ou conhecimentos necessários? Essas são algumas questões essenciais que você deve priorizar em uma apresentação de vaga.
A verdade é que a divulgação da vaga já deve ser o início da triagem. Descrever o perfil do candidato é uma das maneiras certas de se fazer isso. Não desenvolver essa etapa de forma correta pode resultar em um aumento de trabalho desnecessário para a sua equipe de RH.
Sendo assim, inicie definindo qual é o profissional procurado, mas faça isso de maneira direta, sem floreios. Por exemplo: se o cargo é de “vendedor”, coloque que está procurando um “vendedor”, não “auxiliar comercial” ou outras expressões genéricas.
Depois disso, especifique o perfil que deseja atrair: idade, formação acadêmica, conhecimentos técnicos, experiência na área, entre outros. Todas as informações formarão um padrão, aumentando consideravelmente as chances de acerto.
Fale sobre a vaga
Tão importante quanto formar um perfil do candidato, é informar detalhes sobre a vaga oferecida. Afinal, ainda que um candidato apresente as características procuradas, ele pode não estar pronto para o tipo de trabalho.
Então, apresente a maior riqueza de detalhes quanto possível. E, mais uma vez, seja direto e não faça rodeios ou mesmo mistérios. Seja transparente ao descrever o trabalho que será realizado no dia-a-dia.
Falar sobre a vaga significa informar quais atividades serão exercidas pelo candidato. Continuando com o cenário do vendedor, você precisa colocar outras funções além da “abordagem ao cliente”, por exemplo:
- arrumar o balcão ou stand da loja;
- cadastrar novos clientes no banco de dados da empresa;
- realizar pequenas pesquisas de satisfação ao final de cada venda.
A riqueza de detalhes na descrição da vaga também é importante para agilizar processos das seleções: o entrevistador não precisará gastar tempo da seleção para falar sobre esses assuntos.
Utilize plataformas online de recrutamento
Você assegurou que o perfil desejado chegasse à vaga ofertada. Agora, toda vez que alguém procurar pelo cargo chegará mais fácil no seu anúncio. O próximo passo é garantir o maior alcance na divulgação e, neste ponto, a tecnologia é fundamental. Pois, entre as alternativas mais eficazes para melhorar o alcance do seu anúncio, a utilização de plataformas online, sem dúvida, é uma das mais recomendadas.
Plataformas online são ferramentas desenvolvidas por empresas especializadas que oferecem um serviço de divulgação eficiente. No setor de empregos, elas são opções bastante exploradas por grandes marcas do mundo corporativo.
Todavia, é importante realizar uma pesquisa para entender qual ferramenta se adéqua melhor ao seu negócio. Não adianta escolher a mais reconhecida, é essencial optar por aquela que trará melhores resultados para a sua realidade.
Conte com as redes sociais
Outra ótima opção de divulgação é o uso das redes sociais. Hoje, é possível afirmar que muitos processos acontecem graças a essas ferramentas. E, eles não precisam necessariamente nascer nessas plataformas, pois essas mídias de comunicação possuem o poder de alavancar ou encerrar qualquer tentativa de sucesso de um projeto.
Com toda essa relevância, é mais do que recomendado a adoção das redes digitais na hora da divulgação das vagas. Mas é importante se atentar a alguns detalhes para não cometer erros mortais. Pesquise e analise qual é a melhor forma de apresentar a informação e, ainda, se vale a pena fazer isso em todas as redes sociais da empresa.
Quais os erros mais comuns na divulgação de vagas de empregos?
Agora que você já sabe como divulgar de forma eficiente as vagas de emprego, é importante se atentar as práticas que podem comprometer os bons resultados do planejamento, e que geralmente são cometidas por diversas empresas. Confira.
Fazer mistérios no nome da empresa
“Empresa secreta”, “empresa confidencial” etc. Infelizmente, essas são expressões comuns em descrições de vagas. Além de ser uma tática ultrapassada, esse tipo de atitude acaba afastando muitos bons candidatos.
Não faça mistérios. Descreva claramente o nome da empresa e deixe que o candidato pesquise sobre o assunto. Isso é importante para garantir que só aqueles que se identificam com o seu negócio sigam para a próxima etapa.
Não descrever sobre a vaga ou perfil do candidato
Outro erro comum e ineficaz em uma divulgação de vaga é a ocultação de informações. Como explicado, os detalhes são imperativos, pois funcionam como uma espécie de triagem inicial.
Ao divulgar a vaga em plataformas e redes sociais você está garantindo que a mensagem chegue a milhares de pessoas, é a descrição correta sobre a oportunidade de emprego e do perfil do candidato que diminuirão esse número para uma realidade esperada.
Trabalhar títulos indecifráveis
No Brasil, muitos internautas acabam lendo apenas o título da notícia. Na verdade, todos nós, em algum momento, tomamos essa mesma atitude. Então, para não correr riscos, trabalhe com títulos totalmente descritivos.
Seja direto e desperte a atenção do leitor. A maneira como você apresenta a vaga também diz muito sobre a sua empresa, e os melhores profissionais gostam de se identificar com as marcas em diferentes etapas.
Enfim, como explicado, divulgar vagas de emprego de maneira correta é o primeiro passo para aumentar a eficiência da empresa. Você precisa garantir que está atraindo os melhores os profissionais para o seu negócio. Sendo assim, analise as informações apresentadas e comece agora mesmo a otimizar esse importante processo.
Quer contar com as soluções mais inteligentes para a gestão do seu negócio? Entre em contato com a nossa empresa, vamos ajudá-lo.