divulgar sua empresa

Guest Post: O que é importante verificar antes de começar sua divulgação?

Por ADWIZARD

A divulgação de uma empresa vai muito além de postagens no Facebook. É preciso planejar, pesquisar e estudar antes de colocá-la em prática. Nesta postagem, abordaremos alguns pontos que você precisa verificar antes de tudo. Confira!

Iniciar a divulgação de sua empresa é um passo fundamental para conseguir mais clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento. Contudo, antes de iniciar esse processo de fato, existem alguns pontos que precisam ser observados.

Na postagem de hoje, falaremos um pouco sobre eles e como eles influenciam diretamente nos resultados de marketing de sua empresa. Ficou curioso? Tire um tempo e invista no futuro de sua empresa lendo esse artigo. Boa leitura!

A divulgação da empresa

Divulgar sua empresa é parte fundamental do caminho para um crescimento saudável e sustentável e entendemos o entusiasmo de muitos empresários em iniciar esse processo o quanto antes.

A questão é que, antes mesmo de começar a postar no Facebook, ou fazer qualquer outro tipo de divulgação, é preciso pensar de maneira estratégica e observar alguns pontos críticos para o sucesso.

Para auxiliá-lo nesse processo, criamos uma lista com os principais fatores a serem observados e daremos algumas dicas de como identificá-los e entendê-los.

  1. Saiba quem é o seu cliente

O primeiro fator a ser observado e levado em consideração é o perfil de seu público. Parece algo simples e óbvio. Se você pensou em “todo mundo pode ser meu cliente”, infelizmente, você começou pelo jeito errado.

Não importa qual o segmento de sua empresa, sempre existirá um perfil de consumidor ideal, com hábitos, preferências e necessidades únicas. Para se ter uma comunicação de sucesso, é preciso conhecer essas características de seu público.

Para tanto, não existe outra maneira, é preciso pesquisar e estudar. Se você não sabe por onde começar, você pode utilizar o perfil dos clientes que você já possui. Busque por características que eles possuem em comum e trace a sua buyer persona.

Após levantar essas informações, você estará apto a entender como os consumidores buscam por seus produtos e adequar a sua comunicação, principalmente no ambiente digital, aparecendo de forma mais precisa nas buscas no Google.

  1. Descubra quando é melhor anunciar

O mercado possui sazonalidades, logo, é preciso verificar quando os produtos oferecidos por sua empresa adquirem um maior volume de pesquisas. É certo que ocorrem vendas durante o ano todo, mas em algumas datas elas podem aumentar.

Para descobrir quais são essas datas, existem ferramentas como o Google Trends, por exemplo, que apontam as tendências de consumo no ambiente digital. Desse modo, você poderá direcionar sua comunicação e torná-la mais assertiva.

  1. Levante qual meio é mais adequado para falar com seu cliente

Ao pesquisar sobre o perfil de seu cliente, você conseguirá determinar qual o canal mais adequado (e efetivo) para entrar em contato e investir em publicações pagas. Atualmente, investir em redes sociais tem se apresentado como uma excelente opção.

Apesar da maioria da população estar presente nelas, pode ser que o seu público tenha preferência por realizar buscas no Google, por exemplo, ficando fora do alcance de suas publicações.

Uma boa opção para descobrir qual o melhor canal para falar com seus clientes é entrar em contato com o chatbot da Adwizard e ele te ajudará a encontrar as resposta que você procura.

  1. Avalie o que seus concorrentes têm feito

Você sabe quais são os esforços de marketing digital que seus concorrentes estão utilizando? Conhecer essas informações é essencial, pois, por meio delas, é possível realizar comparações e definir parâmetros de avaliação para verificar se o que está sendo feito está dentro das práticas do mercado.

Além disso, você poderá encontrar alternativas pouco exploradas e verificar se não está investindo muito além do necessário para obter resultados.

Para essa validação, você pode utilizar a ferramenta de avaliação de campanhas gratuita da Adwizard. Essa é uma ótima maneira de identificar tendências de mercado e avaliar o que os seus concorrentes tem feito em suas divulgações para você se inspirar.

Se você deseja construir uma campanha de divulgação de sua empresa com foco na geração de resultados, a realização de um benchmarking é obrigatória.

  1. Estabeleça uma meta

Se você não sabe, com precisão, onde se quer chegar, definir os caminhos será mais complicado e, no final, qualquer resultado será bom. Contudo, ao estabelecer uma meta clara e tangível, você saberá exatamente qual o resultado esperado e poderá mensurar o quanto falta para alcançá-lo.

É importante lembrar que metas muito fáceis, ou muito difíceis, podem ser altamente desestimulantes, por isso, seja realista com sua situação e estabeleça metas coerentes com o cenário da empresa.

  1. Defina um responsável pelo acompanhamento

Atualmente, existem duas possibilidades de realizar o acompanhamento de suas metas: internamente, com uma equipe presente dentro da empresa, ou externa, por meio da contratação de especialistas.

As duas modalidades possuem seus prós e contras, então cabe a você identificar as necessidades de sua empresa e adequar a solução a ela. Uma equipe interna pode ser muito cara. Já uma equipe de acompanhamento externo é mais em conta e possui uma expertise sem igual.

  1. Defina um planejamento e teste suas hipóteses (sempre com base em fatos e dados)

Ao final de tudo, é preciso documentar todos esses processos e elaborar um planejamento. Mas não pense que acaba aqui! É preciso testar todas as hipóteses de suas ações, avaliar custos, resultados e, claro, tudo sempre baseado em dados concretos.

Um empresário de sucesso nunca deve se basear somente em achismos ou intuição. As decisões em uma empresa devem sempre ser tomadas com o máximo de segurança possível, evitando prejuízos de qualquer natureza, principalmente em sua divulgação.

Já criou a divulgação de sua empresa, mas não está certo quanto aos resultados de sua campanha? Utilize a ferramenta gratuita da Adwizard e verifique como está o seu desempenho!

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