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Por que diversificar nos meios de pagamento em e-commerce?

Graças à internet, vários pequenos negócios começaram a se desenvolver e crescer, alcançando mais pessoas do que nunca. Porém, alguns pequenos empreendedores ainda não utilizam essa plataforma com o máximo do seu potencial. Por exemplo, eles ainda não investiram em mais meios de pagamento para e-commerce, dependendo de métodos mais tradicionais e menos adequados.

Receber um pagamento direto pode ser mais prático do seu ponto de vista, mas não é sempre a melhor opção para os seus clientes. Ter opções de pagamento condizentes com suas necessidades e preferências é um dos fatores que mais pesam na decisão de compra de vários consumidores. Como empreendedor, você precisa atender a essas demandas.

Para te ajudar a importância de diversificar os métodos de pagamento no seu e-commerce, vamos explicar melhor quais vantagens você obtém assim e em quais ferramentas deve investir. Acompanhe.

Por que é importante diversificar seus meios de pagamento em e-commerce?

Como já mencionamos, ter meios de pagamento mais diversificados é muito importante, especialmente nas vendas online. O desempenho das suas vendas pode aumentar consideravelmente com mais opções. Veja aqui algumas das vantagens oferecidas.

Melhorar a experiência de compra do cliente

Quando você entra em um site de compras, é provável que já tenha algum método de pagamento em mente, seja o seu cartão de crédito, boleto ou outra coisa do tipo. E, ao descobrir que seus métodos de preferência não estão disponíveis, provavelmente você vai procurar alguma alternativa que dê menos trabalho.

Esse é um comportamento bem comum para o qual você deve estar preparado. Oferecer mais caminhos para seu público torna o processo de compra mais prático, rápido e confortável, melhorando a experiência do cliente.

Aumentar sua taxa de conversão

A sua taxa de conversão, a proporção entre visitantes e vendas fechadas, é tão importante quanto o número total de vendas. Se a sua taxa for bem alta, então você está conseguindo um bom retorno em relação aos seus investimentos em marketing.

Se há menos empecilhos para o processo de compra, então, naturalmente, também há mais clientes chegando em seu site e fazendo compras. Isso faz com que uma fração maior deles feche negócio ao longo do tempo e aumenta a rentabilidade do seu site.

Melhores chances de retenção de clientes

Os meios de pagamento em e-commerce não fazem diferença apenas nas vendas imediatas, mas também nas suas chances de reter e fidelizar seus clientes. Afinal, mesmo que você faça uma compra por ser necessária, certamente vai dar preferência à concorrência quando precisar de outros produtos. Por outro lado, se um comprador encontra o serviço ou produto que precisa, com a qualidade desejada e usando seu meio de pagamento de preferência, é bem mais provável que ele faça novas compras no mesmo lugar.

Métodos alternativos em caso de falha

Outro benefício bem claro de ter múltiplos métodos de pagamento é ter uma margem de segurança caso algum deles falhem. Digamos que, por alguma razão, o sistema não está processando compras via cartão de crédito corretamente no momento. Se houver outro caminho, como o pagamento com boleto ou intermédio, por exemplo, você minimiza suas perdas. Ainda haverá uma queda no total de vendas, mas você evita um período sem fechar negócio algum.

4 alternativas de pagamento em e-commerce que você deveria considerar

Com os pontos acima, é bem fácil entender a importância de adotar vários meios de pagamento em e-commerce, ainda mais para pequenas empresas. Porém, antes de investir nessa diversidade, é importante entender as vantagens de cada método e como elas atendem à demanda do seu público.

Para ajudar a tomar a melhor decisão, listamos aqui alguns métodos de pagamento e suas principais qualidades. Confira:

Boleto bancário

Um dos meios de pagamento mais tradicionais, utilizado também no pagamento de contas e em muitos tipos de compra. Sendo assim, a maioria dos compradores já está familiarizada com esse método e pode se sentir mais confortável com ele, o que é sempre algo positivo.

Além disso, o boleto bancário não exige que o comprador tenha uma conta aberta no banco, pois o documento pode ser pago diretamente na boca do caixa. Isso é bom se você vende para pessoas mais jovens, que ainda não têm uma conta, ou que estão com problemas para abrir/usar uma.

Transferência bancária

No caso dos micro empreendimentos transferências bancárias com recibo e nota fiscal podem ser usadas como método de pagamento para serviços e afins. Considerando que é bem mais fácil fazer uma transferência online hoje em dia, certamente isso funcionará melhor para alguns de seus clientes.

Por outro lado, a transferência é um método que gera bastante suspeita em alguns compradores, pois há menos garantias. Isso é resolvido caso seu e-commerce tenha uma boa reputação com o público, mas ainda exigirá algum tempo e dedicação para ser mantido.

Compra no cartão de crédito

A criação dos cartões de crédito não só possibilitou compras parceladas com mais facilidade como também viabiliza várias compras online. Por isso é indispensável ter esse método disponível em seu site. E como o processamento do pagamento é praticamente instantâneo, você pode começar a processar o pedido bem mais rápido.

Para receber pagamentos desse jeito, você precisa investir pesado na segurança do seu site. Deixar informações de pagamento de clientes vulneráveis é péssimo para sua reputação, além de custar a você várias vendas no futuro.

Intermediário de pagamento

Intermediadores de pagamento, como o nome já deixa a entender, são empresas responsáveis por fazer a ponte entre um negócio e as instituições bancárias. Nesse caso, eles que lidam com a coleta de dados e o processamento das transferências. Isso permite que eles atuem combinando vários métodos de pagamento, o que pode te garantir uma solução mais robusta e completa de uma só vez. Em muitos casos, isso compensa o investimento.

Agora que você entende melhor por que diversificar seus meios de pagamento em e-commerce e tem algumas opções, é hora de ver quais delas devem ser adotadas em sua empresa. Lembre-se: quanto mais demandas do cliente você puder suprir, melhor.

Quer mais dicas para potencializar seu e-commerce? Então, veja também nosso artigo mostrando como potencializar suas redes sociais agora mesmo!

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