startups

Qual o segredo do crescimento das startups em BH?

As startups fazem parte das principais formas de investimento em empreendedorismo na atualidade e têm apresentado boas perspectivas no mercado brasileiro. A esse respeito, em várias regiões, é possível visualizar a presença forte desses negócios, o que é um fator excelente para a geração de empregos, bem como a melhoria dos modos de serviços e atividades no cenário nacional.

Dentro das regiões que mais se destacam com a criação e investimento em startups, podemos citar o estado de Minas Gerais, com ênfase para Belo Horizonte. Os empreendedores têm sido atraídos devido ao fato de suas empresas serem favorecidas por conta da redução de custos.

Ao direcionar recursos para o incentivo de startups, é possível aumentar o desenvolvimento de tecnologias, como softwares de gestão, aplicativos e sites. Esses e outros motivos fazem com que essa forma de negócio cresça a cada momento e atraia novos investimentos.

Para você ter uma melhor noção sobre a realidade das startups em BH, preparamos este artigo contendo as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Conceito de startup

Antes de tudo, é importante ressaltar o conceito de startup. Esse termo diz respeito ao processo inicial de formação de uma empresa, bem como a definição do modelo de negócio que será seguido, de forma a prever com antecedência se o empreendimento tem bom potencial de crescimento no mercado.

Mesmo utilizando estratégias e previsões de crescimento, ao criar um projeto de startup, há a insegurança quanto aos seus primeiros resultados. Para que, de fato, o projeto possa ir para frente, é necessário que ele seja construído para ser um modelo repetível e escalável. Ou seja, que possa apresentar um rápido crescimento, sem que precise investir, na mesma proporção, com custos de investimento no projeto.

O San Pedro Valley

A capital BH tem um investimento financeiro em empreendimentos consideravelmente alto. Esse fator, juntamente à grande oferta de mão de obra qualificada disponível, possibilitou que a empresa Google escolhesse a cidade para ser sede do seu centro de engenharia, sendo esse o primeiro da América Latina. Com isso, estimulou-se a entrada de outros negócios e a criação de um cenário favorável às startups.

A expressão San Pedro Valley se deu por uma brincadeira entre amigos que frequentavam um estabelecimento no bairro São Pedro, sendo batizado em uma hashtag no Twitter. A comunidade foi, então, iniciada em 2011, por meio de encontros informais de empreendedores vinculados às startups Deskmetrics, Everwrite, Hotmart e Beved.

Atualmente, o San Pedro Valley é apontado como referência para empresas e negócios de base tecnológica em BH, tendo mais de 200 organizações em diversos setores, além de contar com espaços de coworking e muito mais. Por toda essa importância, é comum realizar comparações e identificar semelhanças do San Pedro Valley com o Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Isso porque ambos têm um ecossistema direcionado à inovação e ao desenvolvimento de novos projetos, unindo empreendedorismo e tecnologia. Em BH, também podemos considerar a boa interação entre os fundadores das startups, que possibilita uma maior colaboração e networking, o que aumenta as chances de sucesso entre essas empresas.

O Varejo Inteligente

O Varejo Inteligente é uma iniciativa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL/BH), juntamente ao Sebrae, que visa desenvolver o comércio da capital por meio de inovações e investimentos. Basicamente, esse programa ajuda um número específico de startups mineiras. Para isso, elas devem apresentar soluções que gerem algum impacto nos setores de comércio e serviços.

Dessa forma, o principal objetivo desse programa é favorecer o encontro dos projetos das startups com os desafios sofridos pelos empresários mineiros no dia a dia de seus trabalhos. Com isso, é possível melhorar as operações empresariais, reduzir custos e despesas corporativas e ampliar as oportunidades de negócio.

Percebe-se que, com iniciativas como essa, Belo Horizonte consegue obter melhores resultados com as atividades empresariais, pois dispõe de um alto investimento, bem como apoio e suporte aos projetos que estão em fase inicial.

Vale ressaltar que, no Espaço Varejo Inteligente você encontra serviços voltados à capacitação de profissionais, workshops e meetups para gestores e empresários, o que permite fortalecer a troca de experiências com a oportunidade de conexões.

Importância do investimento no mercado de tecnologia

O estado de Minas Gerais está entre os principais produtores de tecnologia de comunicação e desenvolvimento. Esse cenário se justifica devido à formação de um ecossistema favorável ao empreendedor, bem como ações e auxílios pautados em elevar esse nicho na região.

Além do mais, podemos apontar vários focos de produção tecnológica, principalmente dentro das universidades, que apresentam resultados positivos na área de TI, como é o caso da UFMG. Há também a Escola de Engenharia, bem como o Departamento da Ciência da Computação da universidade, que realiza estudos focados em aplicações práticas dos recursos tecnológicos.

Entre outras vantagens, isso garante o fornecimento de mão de obra especializada para o setor e o aumento do empreendedorismo local. Toda essa gama de produção comprova a grande importância de se investir no mercado de inovações para o crescimento empresarial.

Os investidores, corporações e empreendedores buscam por startups que melhor oferecem soluções para resolver os desafios enfrentados dentro da sociedade e do mercado. É por conta disso que a construção de uma base de produção tecnológica tem total significado.

Em BH, podemos perceber que a situação caminha favoravelmente a essa ideia de desenvolvimento. Com bons incentivos governamentais e programas de auxílio aos novos projetos, as chances de crescimento podem ser ampliadas. Além disso, o trabalho conjunto entre universidades, órgãos governamentais e empresas possibilita potencializar o sucesso das startups na capital.

Você viu as principais informações sobre os fatores que justificam o crescimento das startups em BH. Vale ressaltar que a integração do seleto grupo dessas empresas de maior sucesso na cidade é uma boa forma de dar suporte ao desenvolvimento de novos projetos. Lembrando que a busca por parcerias de negócio é fundamental para estimular o desempenho de atividades inovadoras e potencializar as chances de progresso no mercado.

Gostou do artigo, mas ficou com alguma dúvida ou deseja saber mais sobre essa área de negócio? Então, confira nosso post sobre o que são e como funcionam as startups!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!