livros de empreendedorismo

5 livros para empreendedor para alavancar seu negócio!

Hoje em dia, o número de empreendedores no mercado tem crescido cada vez mais. Porém, também tem aumentado o número de empresas que apresentam dificuldades para se manter em funcionamento por mais de um ano. Em geral, isso acontece quando o empreendedor em questão não tem muita experiência ou não continua se atualizando sobre gestão de negócios.

Uma forma de evitar isso é se inspirar e ler alguns livros para empreendedores, sejam histórias de sucesso, sejam lições diretas sobre como montar e coordenar uma empresa. Independentemente de qual seja o segmento no qual você atua, quanto mais conhecimento específico você tiver a respeito da gestão de empresas, mais fácil será fazer seus investimentos e obter bons resultados.

E a melhor forma de começar é ler alguns desses livros. Se você não sabe direito por qual iniciar, não se preocupe. Temos aqui 5 sugestões de livros para empreendedores que certamente vão ajudar você a alavancar sua empresa. Confira!

1. O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio quando não existem respostas prontas – Ben Horowitz

Para Horowitz, empreender é o mesmo que sonhar. Porém, também tem a ver com estar preparado para encarar uma realidade difícil enquanto tenta transformar esses sonhos em realidade. O que ele quer com esse livro é preparar você o melhor possível para esse enfrentamento, mas já sabendo que há algumas coisas que vão sempre chegar de surpresa, independentemente do seu preparo.

Infelizmente, a grande maioria dos empreendedores acaba não transformando todos esses sonhos e ideias em ação. E a principal causa é justamente os imprevistos e as crises, tanto na vida pessoal quanto na condução do negócio. A maioria não está pronta para lidar com toda essa responsabilidade e não consegue enxergar algumas dessas dificuldades antes que seja tarde demais.

Estar financeiramente, mentalmente e estruturalmente preparado para essas adversidades é o que mais faz diferença no sucesso de vários empreendedores. E, nesse livro, você verá tudo isso, mas em uma linguagem muito bem-humorada e simplificada. Ideal para quem não entende muito do assunto.

2. De onde as ideias vêm – Steven Johnson

Ideias são o que faz o mundo girar e coisas novas surgirem. Esse é um conceito muito difundido e que não deixa de ser verdadeiro, especialmente nas histórias de artistas e empreendedores que tiveram uma epifania e faturaram milhões em questão de poucos meses. Porém, o que Steven diz em seu livro é que essa imagem é mais um romantismo do que qualquer outra coisa.

Em “De onde as ideias vêm”, ele menciona como elas são importantes, mas também que há todo um processo por trás delas, indo desde sua elaboração até seu retrabalho e sua concretização. Ter ideias é fundamental, mas não é algo tão espontâneo e mágico quanto dizem.

O caminho entre a concepção de um projeto e o sucesso de uma ideia envolve vários testes, erros e persistência. Além, claro, de saber identificar quais ideias merecem mais atenção a cada momento. Lições indispensáveis para quem pretende ser dono de uma empresa.

3. Mindset: a nova psicologia do sucesso – Carol S. Dweck

Filósofos, psicólogos e treinadores de atletas sempre dizem que boa parte das limitações humanas está só na mente. E que, uma vez que alguém muda de mentalidade, esses obstáculos internos são respondidos. É sobre isso que a psicóloga pesquisadora Carol S. Dweck fala em seu livro “Mindest: a nova psicologia do sucesso”.

Nele, ela fala sobre o conceito de Mindset, o que ele significa e qual é sua relevância no seu desenvolvimento profissional e pessoal. Basicamente, a forma como você constrói seus pensamentos afeta suas reações emocionais, sua persistência e sua capacidade de se planejar em médio e longo prazo. Coisas que também influenciam as chances de sucesso de uma empresa.

Para muitas pessoas, uma mudança de abordagem em seu trabalho, seja interna, seja prática, faz toda a diferença em suas chances de sucesso. Uma excelente leitura se você pretende promover alguma mudança emocional e psicológica em si mesmo sua antes de criar sua própria empresa.

4. O poder do hábito – Charles Duhigg

Já notou como as coisas que você faz por hábito parecem tão mais fáceis? Tanto que algumas delas saem sem você nem notar. Como andar por uma rua que você percorre todo dia a caminho da padaria ou do trabalho, mas tentando ir para outro lugar, para depois perceber que você está fazendo sua rota de sempre sem notar.

Enfim, o que queremos dizer aqui é: hábitos são poderosos. Charles Duhigg sabia disso e escreveu um livro ajudando você a entender melhor como esses hábitos são construídos e como é possível moldá-los e construí-los de acordo com suas necessidades. Afinal, se você vai ter todo o trabalho de gerir uma equipe, é melhor que o caminho de menor resistência seja também o mais promissor.

Uma vez construídos bons hábitos, você consegue cumprir as tarefas do seu dia a dia sem gastar tanta energia. Em longo prazo, isso não só economiza seu cérebro como permite que você mantenha o ritmo mesmo diante de desafios.

5. Rápido e devagar – Daniel Kahneman

Emoção, intuição e racionalidade são todos igualmente importantes na hora de elaborar seu planejamento de negócios. Há coisas que dados não podem explicar, mas também há decisões que você só pode tomar quando estiver bem informado. E é sobre esse equilíbrio que Daniel Kahneman quer falar em seu livro “Rápido e devagar”.

Em suas páginas, ele diz muito sobre como o trabalho do empreendedor não é apenas montar planilhas e analisar números, mas pensar no impacto de suas decisões sobre seu funcionamento e sobre as pessoas. Algumas escolhas podem apresentar o melhor benefício financeiro, mas também podem tornar o ambiente de trabalho menos agradável ou prejudicar sua relação com parceiros.

Além disso, é bom lembrar que, com o tempo que você leva para ter uma análise 100% confiável, várias janelas de oportunidade passam. Sendo assim, agir por instinto de vez em quando e assumir riscos é uma habilidade a ser desenvolvida.

Pronto, uma lista de livros para empreendedores que vão ajudar você a crescer nos negócios. Sendo novo ou experiente na área, essas leituras darão bastante auxílio para conduzir sua empresa.

Acha que outras pessoas também podem se interessar por essas leituras? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre essas recomendações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!