idosos coronavírus

Dicas para 60+: os cuidados que precisamos ter com pessoas com mais de 60 anos em meio à pandemia.

Uma das bandeiras da CDL/BH é o Programa 60 Mais, um conjunto de ações em prol da geração prateada, que são as pessoas acima dos 60 anos de idade. Nesse período de pandemia do Coronavírus, a Entidade está compartilhando diversas informações para o autocuidado de todos. Mas, verifica-se a necessidade de intensificar medidas de prevenção de forma especial para os idosos, que são o principal grupo de risco para a Covid-19. Isso porque, além da idade avançada, eles também podem ser portadores de outras doenças crônicas, aumentando as chances de terem complicações mais graves.

O Centro Internacional de Longevidade (ILC – BR) desenvolveu um material especial para pessoas com idade acima de 60 anos, que orienta como manter uma vida saudável durante o isolamento. Clique aqui para conferir.

O que a família e cuidadores podem fazer para impedir a transmissão do vírus aos idosos? 

Os cuidados devem ser maiores com os idosos portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças do coração, pulmão e rins, doenças neurológicas e portadores de imunossupressão. Mas todas as pessoas quem tem contato direto com os idosos também precisam ter atenção redobrada quanto à prevenção: 

– Manter o isolamento social;

– Trocar de roupa e sapato assim que chegarem da rua; 

– Lavar as mãos ou usar álcool em gel, antes e após contato com idoso; 

– Caso apresentar sintomas de gripe ou resfriado, não ter contato nenhum com o idoso.

– E os idosos não devem manter nenhum contato com crianças;

Confira a cartilha produzida pela Unimed BH e divulgada agora pela CDL/BH  

Campanha de vacinação contra a gripe

A Campanha de Vacinação contra a gripe iniciou desde o dia 23 de março e vai até o dia 09 de maio em todo o Brasil. A vacinação é importante para evitar complicações respiratórias com a gripe Influenza, uma das viroses mais frequentes em todo o mundo. 

Em tempos de pandemia do Covid-19, é importante lembrar que a vacina não previne contra o Coronavírus. Apesar disso, além de se proteger contra gripe, há vantagens em vacinar-se nesse período. 

Uma delas é facilitar o diagnóstico. Se um paciente apresenta sintomas compatíveis com infecção pelo coronavírus, mas também pelo influenza, como febre, tosse e cansaço, e foi vacinado previamente é bem mais provável que tenha Covid-19. Outra razão é evitar casos em que a pessoa que já esteve debilitada por Coronavírus por exemplo, contraia uma gripe ou vice-versa.

Assim como o Coronavírus, é importante lembrar que pessoas de todas as idades são suscetíveis à gripe, porém alguns grupos estão mais propensos a desenvolver formas graves da doença, como indivíduos que apresentam doenças crônicas, especialmente cardiorrespiratórias, obesidade (IMC ≥ 40), diabetes e imunossupressão.

Vacine-se! Os idosos devem se vacinar contra a gripe Influenza.

Dicas de atividades para idosos no isolamento social 

Tão importante quanto se prevenir contra a COVID-19 é buscar maneiras de manter a calma e o equilíbrio no dia a dia. O bem-estar emocional é muito importante para todos.

Muitas ideias podem ser adotadas durante o isolamento. Você já pensou em algumas destas?

– Compartilhar conhecimentos e técnicas via redes sociais;

– Bate papo por WhatsApp e aplicativos de vídeo chamada com os amigos; 

– Praticar exercícios físicos pelas redes sociais;

– Assistir filmes;

– Aprender jardinagem;

– Escolher e revelar fotos;

– Ler livros;

– Fazer cursos online;

– Aprender um idioma novo;

– Aprender e testar receitas;

– Visitar museus onlines.

 Fuja do excesso de informações

Outro ponto importante para manter a saúde mental, emocional e física é filtrar bem os conteúdos que consome. Não passe o dia inteiro lendo notícias sobre o COVID-19. Escolha um ou dois momentos do seu dia para se atualizar, sempre buscando informações em fontes oficiais e confiáveis. Por isso: 

– Silencie grupos de WhatsApp

O objetivo é não ficar tentado a olhar toda hora o que as pessoas repassam. Até porque muitas informações que nos chegam pelo celular são exageradas ou fake. Preserve-se!

– Faça ligações por chamada de vídeo

Em tempos de isolamento, é uma forma de manter-se próximo das pessoas mais queridas.

– Faça atividades com seus filhos

Aproveite para fazer interações com os filhos, conversando, com jogos lúdicos, contando histórias ou mesmo vendo um bom filme juntinhos. Isso será ótimo para o relacionamento de vocês.

– Leia livros, veja séries e filmes

Se estiver em quarentena, aproveite para terminar de ler um bom livro, coloque suas séries preferidas em dia e/ou veja filmes. Os amigos podem dar dicas legais.

– Organize sua casa

Na correria do dia a dia, muitas coisas ficam por fazer. Pode ser um bom momento para arrumar armários, organizar gavetas, se desapegar de coisas que já não usa mais ou mesmo dar uma boa faxina na casa.

– Tire um tempo para meditar

Pode ser apenas por alguns minutos do dia. Silencie e respire lentamente. Organize seus pensamentos, pense em coisas boas e positivas. Isso ajuda a se conectar consigo mesmo. Existem aplicativos de celular que podem te auxiliar nessa atividade.

– Tenha paciência

Com você mesmo, com as crianças, com pessoas ansiosas, com idosos. Exercite a empatia e a tolerância. É o momento de nos apoiarmos uns aos outros.

– Cuide-se

Exercite-se em casa. Coma alimentos saudáveis. Beba bastante água. Cuidar de si mesmo é uma forma de garantir o bem-estar e controlar a ansiedade.

– Home office

Se estiver trabalhando em casa, tente manter uma rotina como se estivesse trabalhando normalmente. Acorde e troque de roupa, determine um horário e também um local calmo e silencioso para trabalhar e avise a todos que moram com você que está em horário de trabalho.  

– Ouça música

A música ajuda a diminuir a solidão do isolamento. Um som que você goste, no volume adequado é uma boa pedida para estes dias de reclusão.

– Fale sobre outros assuntos

Sabemos que não se fala em outro assunto no momento que não seja o coronavírus. Tire algum momento do dia para trocar ideia com amigos e familiares sobre outros temas.

– Finanças equilibradas

Economize no que for preciso e converse com fornecedores e empregadores sobre uma alternativa para diminuir o impacto financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!