planejamento tributário

Entenda a importância de fazer o planejamento tributário da sua empresa

Os empreendedores de empresas de todos os portes, pequenas, médias e grandes, estão sofrendo com a complexa carga tributária do Brasil. Por esse motivo, muitas dúvidas aparecem na hora de cumprir com as obrigações fiscais, é por essa razão que um planejamento tributário é essencial para o sucesso dos negócios.

As regras são tantas que, mesmo se o empresário ou gestor não tiver intenção de descumprir a lei, em algum momento um ou outro detalhe poderá ser esquecido. E assim ele estará sujeito a multas e outras penalidades prejudiciais a toda a organização. Desse modo, é importante que você entenda um pouco sobre o planejamento tributário.

Deseja ter mais informações sobre esse assunto? Continue lendo o nosso artigo!

O que é o planejamento tributário?

O planejamento tributário nada mais é do que a gestão dos pagamentos dos tributos de uma empresa e o estudo de maneira a diminuir a carga tributária que incide sobre ela. O gestor fica responsável pela gestão dos recursos humanos, das vendas, do estoque, do faturamento, do marketing, entre outras incumbências.

Mas o cumprimento das obrigações fiscais também precisa ser administrado. Existem duas categorias que representam a divisão do planejamento tributário, são elas:

Operacional

As tarefas contábeis, como a escrituração das operações e o pagamento dos impostos, precisam ser inclusas na rotina de trabalhos a serem realizados diariamente. É importante alinhar esse procedimento com a sua equipe contábil.

Estratégico

Realizar o planejamento tributário envolve diversas questões que vão além do cumprimento das obrigações fiscais em dia. Para que a programação vá bem, é preciso tomar algumas atitudes indispensáveis, são elas:

  • conhecer;
  • analisar;
  • estudar;
  • verificar as formas existentes de tributação.

Após realizar todas essas tarefas, será simples decidir qual será o enquadramento da sua empresa no regime tributário. Ela poderá ser encaixada no Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. Por outro lado, você também terá conhecimento de todas as particularidades fiscais do seu empreendimento, que variam de acordo com o ramo de atividade e a sua localização física.

Quais as consequências de não realizar um planejamento tributário eficiente?

O planejamento tributário nas empresas é efetivado com o objetivo de reduzir as despesas empresariais. A maneira legal de realizar essa redução chama-se elisão fiscal ou economia legal, e a forma ilegal de fazer isso configura a sonegação fiscal. As consequências de deixar de lado a elisão fiscal e resolver os problemas em desconformidade com a legislação vigente são inúmeras, veja abaixo quais são elas!

Multas

Milhares de empresas quebram devido às elevadas dívidas fiscais ou por causa das chamadas renegociações (REFIS). A maioria delas, por não estarem agindo conforme as leis nacionais, acabam sofrendo multas inegociáveis. Esse é um dos pontos principais a ser evitado com um planejamento tributário adequado.

Ilegalidade

Diversos profissionais acreditam que o planejamento tributário serve apenas para economia. Mas eles se enganam, pois a principal premissa é a legalidade. Caso não seja eliminado o fato gerador de tributos e não ocorra a redução de alíquotas, os empresários podem tentar encontrar outras maneiras de diminuir os impactos tributários sobre as empresas.

Ocorre que as vezes esses caminhos podem ser nocivos à imagem da sua marca ou à identidade da empresa. A evasão fiscal é um problema sério que pode gerar vários problemas para os empresários, gestores e colaboradores. Para não correr riscos desnecessários, o ideal é apostar em uma equipe de contabilidade de confiança!

Como o planejamento tributário deve ser feito?

Se você já percebeu que precisa realizar algumas mudanças em sua empresa na área fiscal e tributária, saiba que o primeiro passo a ser dado para fazer o planejamento tributário é ter em mãos a expectativa do seu faturamento.

Em seguida, coloque em uma planilha todos os dados que você pretende faturar, quais são os produtos ou serviços a serem ofertados, o que pretende comprar e quais são os seus insumos. Estipule mais ou menos as despesas operacionais, a margem de lucro que deseja obter e os valores das suas despesas com empregados.

O próximo passo deverá ser a contratação de serviços especializados para dar suporte à sua empresa nessa área. As empresas de consultoria tributária poderão auxiliar em todas as suas decisões mais importantes. Confira abaixo algumas das orientações que você receberá:

  • orientação tributária, trabalhista e empresarial;
  • elaboração de pareceres;
  • análises de contratos;
  • orientações para defesas administrativas no Procon, Inmetro e outros órgãos públicos.

Quanto mais tipos de serviços ou produtos forem ofertados pela sua empresa, mais complexa será a função da consultoria tributária. Se esse for o seu caso, tenha certeza de contar com profissionais internos que possam contatar diretamente a empresa de contabilidade para que alinhem em conjunto todos os objetivos.

Assim que o contador ou a empresa especializada tiver sido escolhida, peça a avaliação do regime tributário para verificar se há alternativa mais vantajosa. É importante avaliar se o seu empreendimento não está enquadrado em um regime prejudicial. A partir dessa análise, será possível ter uma visão mais ampla da situação e adotar algumas estratégias para diminuir os gastos. E, consequentemente, a sua empresa vai crescer ainda mais.

Quais são as vantagens do serviço de assessoria jurídica para o planejamento tributário da CDL/BH?

Contar com o auxílio de uma assessoria jurídica para realizar o planejamento tributário da sua empresa é essencial para que tudo corra bem. E também para que as decisões administrativas e estratégicas sejam mais assertivas. As vantagens oriundas da contratação de profissionais especializados são:

  • proteção dos negócios contra a inadimplência;
  • redução de impostos;
  • mais segurança;
  • gratuidade para associados;
  • contar com profissionais capacitados para oferecer suporte jurídico;
  • diversidade nas áreas de atuação;
  • comodidade para encontrar soluções com a entidade de classe, empenho e rapidez.

Na CDL/BH você terá o apoio de uma entidade que defenderá os seus interesses e que oferecerá à sua empresa muito mais do que os serviços contratados. Ela presta auxílio em diversas áreas para clientes de todos os ramos, e no momento em que for solicitada. Os profissionais contratados pela CDL/BH são muito competentes e estão sempre atualizados em vários segmentos.

Enfim, o planejamento tributário é fundamental para que a sua empresa cresça. Foi pensando no fortalecimento dos negócios de empresários que têm dificuldades com a questão dos impostos que a CDL/BH decidiu oferecer os seus serviços no mercado. Isso não é apenas uma tendência, mas uma prática que traz resultados positivos para os empreendedores mais ousados!

Está precisando de auxílio para fazer o seu planejamento tributário e administrar a sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!