datas comemorativas 2020

Datas comemorativas: entenda a importância de se planejar para vender mais

As datas comemorativas fazem parte do calendário brasileiro e servem para trazer memórias temáticas específicas da cultura popular, bem como aspectos religiosos e sociais. Muitas dessas datas são motivos de euforia e comemoração, proporcionando alegria e felicidade para quem as celebram. Além do mais, no que se refere aos aspectos comerciais, esses momentos também representam uma grande importância, visto que influenciam diretamente na demanda por serviços e perfil de consumo.

Dessa forma, as empresas podem aproveitar esses eventos sazonais para impulsionar as suas vendas mediante a adaptação à tendência do mercado em cada época do ano. A esse respeito, para se alcançar um volume de vendas satisfatório, é necessário que o empreendedor busque planejar as vendas e se preparar ao máximo para cada cenário comemorativo.

Fazendo isso, é possível obter ótimas campanhas e planos de ação específicos, aproveitando cada período e obtendo a massificação de lucros em todo o ano. Quer saber mais sobre como se planejar para vender mais em datas comemorativas? Então continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais as principais datas comemorativas em 2020?

A movimentação de mercadorias, produtos e serviços em algumas épocas do ano podem apresentar números muito superiores aos períodos sem temáticas comemorativas. Para poder lucrar o máximo com esses eventos, as empresas devem conhecer muito bem as principais marcações no calendário que tem grande potencial para desenvolver o comércio e aumentar a demanda.

No calendário brasileiro existem algumas datas importantes que podem fazer você vender ainda mais, são elas:

  • 08/03 Dia Internacional da Mulher;
  • 12/04 Páscoa;
  • 10/05 Dia das Mães;
  • 12/06 Dia dos Namorados;
  • 09/08 Dia dos Pais;
  • 12/10 Dia das Crianças;
  • 25/12 Natal.

Quais os passos necessários para aumentar as vendas nesses períodos?

A empresa precisa buscar entender a dinâmica do mercado e a tendência de consumo do seu público-alvo. As datas comemorativas apenas será um evento chave para você utilizar das melhores estratégias para elevar as vendas e o lucro da empresa. Veja agora algumas dicas de como aproveitar os períodos sazonais!

Faça uma previsão de vendas e controle eficiente de estoque

A princípio, vale ressaltar que o planejamento antecipado pode ser uma grande estratégia para elevar os lucros da sua empresa, pois com ele é possível, principalmente, evitar imprevistos, além de traçar planos específicos para cada situação. É necessário pensar em todos os cenários que podem ocorrer durante as comemorações sazonais, para garantir que a organização estará preparada durante esses momentos.

Realize combinações de hipóteses, análise de tendências de mercado e estude todas as informações disponíveis para conseguir elaborar previsões mais acertadas. O Google fornece ferramentas interativas para que você consiga várias informações relevantes sobre os consumidores e os tipos de produtos que eles mais utilizam em cada data. Podemos citar como exemplo, o Consumer Barometer e o Google Trends.

Defina suas metas e ações

Ao elaborar um estudo aprofundado sobre as tendências das datas sazonais mais populares e relevantes para o seu modelo de negócio, é preciso definir os produtos da empresa que mais se relacionam com cada ocasião listada. Podemos citar como exemplo uma empresa que trabalha com serviços de papelaria e deseja elevar os seus lucros no Dia dos Namorados. Para isso, uma boa alternativa é dar prioridade a itens românticos, como é o caso de cartões e embalagens personalizadas para presentes.

Você também pode estudar as características específicas de cada data, visando realizar os ajustes no seu plano de vendas e produção. Se por acaso sua empresa não tiver mercadorias que sejam compatíveis com a ocasião é possível planejar outros serviços e produtos que podem suprir a demanda dos consumidores.

Pode ter certeza que, ao definir suas metas e ações seu negócio, você estará à frente de muitos empreendimentos e conseguirá vender e aumentar os seus lucros de forma exponencial.

Dê atenção à logística

Ter controle de estoque e execução, bem como garantir o transporte e armazenamento eficiente de mercadorias são alguns dos pré requisitos para se ter uma boa logística. Além do mais, podemos afirmar que investir na produtividade e otimizar a gestão logística permite garantir a integridade dos prazos de entregas ao consumidor, podendo também diminuir a ocorrência de problemas internos relacionados ao suprimento e controle de produtos em estoque.

Ofereça uma boa experiência de compra

Outra forma de elevar as vendas nos períodos sazonais é investindo estratégias de atendimento ao cliente de modo a oferecer uma ótima experiência de compra. Para isso, é essencial que os gestores fiquem atentos às necessidades e exigência dos clientes para aumentar a eficiência do atendimento no período das datas sazonais.

Entre essas estratégias, podemos citar a promoção de conteúdos inteligentes e informativos, facilitação dos processos de pagamento e criação de marketing em meios físicos e virtuais.

Tudo isso ajuda a melhorar a experiência do público consumidor e, dessa forma, estimula cada vez mais o luxo de vendas. Além do mais, podemos destacar a necessidade do bom relacionamento com o cliente a curto e longo prazo. Boa parte das compras que são canceladas podem ser evitadas se a companhia procura entender e solucionar o problema que motivou o cliente a não seguir com a compra.

Essa interação pode ser realizada mediante um atendimento personalizado utilizando de recursos, como envio de e-mail ou até mesmo chatbots, que são capazes de responder automaticamente dúvidas sobre o produto, garantindo a eficiência das operações de atendimento.

Crie promoções temáticas

Por fim, podemos ainda destacar a importância das promoções temáticas. Essa é uma das melhores formas de chamar a atenção do público para a compra de determinados itens. Nessa perspectiva, as datas comemorativas são ótimos momentos para oferecer descontos e formas especiais de pagamento. Sempre procure associar as promoções às temáticas comemorativas, pois assim é possível gerar expectativa e desejo de consumo.

Portanto, essas foram as principais informações sobre a importância de se planejar para vender mais em datas comemorativas. Ao investir nas melhores estratégias de venda, marketing e divulgação de produtos específicos para cada cenário do ano, é possível aumentar os seus lucros de forma exponencial.

Gostou do artigo e deseja saber de mais conteúdos relacionados ao mundo dos negócios? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!