contabilidade empresarial

Contabilidade empresarial: confira tudo o que você precisa saber!

Além de obrigatória para determinados processos, a contabilidade empresarial é fundamental para o crescimento saudável e sustentável de uma empresa. A legislação tributária no Brasil é extremamente complexa e sujeita a mudanças frequentes, por isso, sem ela, o risco de erros capazes de gerar punições para empresa são muito grandes.

Ela engloba atividades relacionadas aos processos fiscais, tributários, legais, previdenciários, trabalhistas, entre outros. Por sua abrangência, ela é capaz de proporcionar uma visão holística da saúde financeira da empresa, o que é essencial para o seu desenvolvimento e, até mesmo, sobrevivência no mercado.

Nesse cenário, entender a importância da contabilidade empresarial, conhecer as vantagens que ela oferece, além das melhores práticas aplicadas a uma boa gestão contábil é o primeiro passo necessário rumo a um futuro de sucesso para a sua empresa. É sobre tudo isso que falaremos neste guia, portanto, continue lendo para saber o que você precisa sobre o assunto!

1. Entenda a importância da contabilidade na sua empresa

Um dos maiores entraves para uma boa gestão empresarial é a burocracia envolvida nos processos contábeis de uma empresa. No entanto, se ela conseguir se manter em conformidade com eles, obterá vantagens para a gestão financeira da instituição que vão além do simples recolhimento correto de impostos.

Nesse contexto, a contabilidade empresarial ganha uma enorme importância para o crescimento saudável e contínuo do negócio. Afinal, que além de garantir o cumprimento das obrigações fiscais, ela também, gera dados e informações estratégicas que são capazes de embasar boas decisões por parte de seus gestores.

2. Saiba quais são as vantagens de contratar uma contabilidade empresarial

Para ilustrar o tamanho dessa importância que acabamos de mencionar, listaremos a seguir algumas das principais vantagens trazidas pela contratação de uma contabilidade empresarial. Acompanhe!

Segurança nas questões trabalhistas

Um escritório de contabilidade fica responsável pelo cumprimento de todas as exigências determinadas pela complexa legislação trabalhista brasileira, o que garante a sua segurança contra processos de colaboradores.

No entanto, essa não é a única vantagem ligada ao seu quadro de colaboradores, já que mantendo em dia todos os benefícios devidos, a insatisfação da equipe em relação à empresa diminui, o que gera uma redução também na rotatividade de funcionários.

Mesmo que haja algum problema trabalhista na empresa, ocasionado por outras questões que não as relacionadas com a contabilidade empresarial, se ela estiver em dia, será possível resolver esses impasses na justiça com muito mais facilidade. Afinal, será possível comprovar que o colaborador está com todos os seus direitos em dia.

Pontualidade impostos e obrigações fiscais

É fundamental que o calendário fiscal da empresa seja cumprido religiosamente em dia, mais ainda, é necessário que seja feito um planejamento tributário para que não haja a possibilidade de erros, como a falta de provisão dos recursos necessários para que os impostos sejam pagos.

Além do pagamento, também existem as obrigações acessórias que precisam ser cumpridas dentro do prazo e corretamente. Além de mais organizada, essa pontualidade também garante que não haja problemas com fiscalização e possíveis multas e punições.

Redução dos gastos com impostos

O planejamento tributário que acabamos de mencionar também é uma importante ferramenta para que se analise quais são os impostos realmente devidos. Muitas vezes, a falta de experiência na área leva a equívocos em relação aos enquadramentos, o que pode gerar o pagamento de tributos que não eram necessários.

Ao contratar uma contabilidade empresarial ela não apenas corrigirá esses possíveis erros, como terá condições de solicitar a restituição do que, eventualmente, possa ter sido pago a mais. Essa restituição poderá ser em dinheiro ou em créditos para compensação de outros impostos.

Estratégias de gestão

Uma contabilidade bem-feita ajuda os gestores da empresa a terem estimativas de curto, médio e longo prazo, que permitirão a definição de estratégias de gestão mais precisas e eficientes. A utilização delas fará com que a empresa tenha vantagens competitivas e fiquem a frente da concorrência.

A previsibilidade ocasionada pela contabilidade empresarial permite planejar as etapas de crescimento da empresa com muito mais segurança, pois é conseguida com base em dados históricos da empresa, capazes de revelar os pontos que precisam ser melhorados e o que deve ser mantido.

Controle das finanças do negócio

A escrituração contábil, além de ser uma das obrigações acessórias, também ajuda os gestores a terem maior controle sobre as entradas e saídas financeiras. Desse modo, esse registro feito pela contabilidade empresarial ajuda, até mesmo, a detectar possíveis desperdícios de recursos que fazem parte da rotina.

Esse controle das finanças permite que se faça um melhor planejamento financeiro, o que refletirá também, em outras áreas da empresa, gerando ainda mais economia. Por exemplo, com o pagamento das contas e impostos em dia, você se livrará da incidência de juros.

Criação de demonstrativos contábeis

Uma boa contabilidade empresarial tem o compromisso de emitir relatórios periódicos referentes às questões ligadas ao financeiro da empresa. Eles são elaborados com base no registro diário da movimentação de recursos da empresa.

Por meio desse relatório será possível obter o balanço financeiro da empresa, além da elaboração do DRE ― Demonstrativo do Resultado de Exercício ― que é obrigatório ao menos uma vez ao ano, de acordo com a legislação contábil atual.

Os benefícios trazidos por esses demonstrativos não se limitam a obrigatoriedade legal, eles também são úteis para importantes tomadas de decisão, como a escolha de um regime tributário mais adequado para a empresa.

Facilidade para obtenção de crédito

Manter todos os processos contábeis em dia, assim como suas obrigações fiscais, gera documentos referentes aos resultados da empresa que, na maioria das vezes, são exigidos para a obtenção de crédito em instituições financeiras. Portanto, ter essa documentação sempre pronta é mais uma das vantagens de contar com uma contabilidade empresarial.

Foco no seu core business

A sua empresa tem uma atividade principal, para a qual os seus gestores e colaboradores estão prontos para exercer com excelência. Fazer com que foquem nos processos contábeis é desviar a atenção deles no que realmente precisa ser feito. Quando se conta com o apoio de uma contabilidade empresarial, eles poderão se manter concentrado na qualidade das entregas feitas pela empresa aos seus clientes.

Ganho de produtividade e agilidade

Uma consequência natural do que acabamos de mencionar é o aumento da produtividade da sua equipe, além da economia de tempo e maior agilidade na realização das atividades ligadas à contabilidade. Isso acontece porque uma assessoria conta com a mão de obra qualificada especificamente para essas atividades.

Esse ganho de produtividade reflete diretamente na qualidade dos produtos e serviços prestados pela sua empresa, assim como, no atendimento ao cliente, o que consequentemente, levará a um aumento no faturamento.

Precificação de produtos e planejamento de compras

A precificação dos seus produtos também é afetada pela contabilidade empresarial, já que os custos com impostos incidem diretamente nos preços que você pratica no mercado. Com preços melhores, não só o seu faturamento aumenta, como também a sua margem de lucro.

E por falar em margem de lucro, ela também aumenta quando se compra bem, e isso se torna possível com o planejamento financeiro que acaba se tornando consequência de uma contabilidade bem-feita. Isso acontece porque com a possibilidade de pagamento a vista, é possível a negociação de descontos.

Projeções para o futuro da empresa

Com todos os registros acumulados sobre a contabilidade da empresa, além dos relatórios gerados por ela, permitem projetar quais rumos devem ser tomados para garantir um bom futuro para a instituição. Essas projeções baseadas em dados históricos evitam as decisões tomadas com base em achismos.

Além disso, elas também são utilizadas para identificação de pontos de melhoria na operação corporativa e, também, servem de base para a construção do seu planejamento estratégico, como veremos mais adiante.

Redução de custos com mão de obra qualificada

Como mencionamos acima, a assessoria contábil conta com os profissionais qualificados para lidar com as questões relacionadas à contabilidade empresarial. Isso dispensa a necessidade da sua empresa de contratar essa mão de obra, que muitas das vezes, sai bem cara.

Os recursos empregados na manutenção desses profissionais especializados na empresa poderão ser aplicados em melhorias nos produtos e serviços da empresa, abrindo espaço para contratação para os setores ligados a sua atividade principal.

Melhor custo-benefício

Juntando a redução de custos com uma equipe para lidar com os processos contábeis com a economia gerada pelo planejamento tributário correto, além do aumento do foco e da produtividade da sua equipe, fica óbvio que pagar uma assessoria contábil é bem mais vantajoso do que manter todo o custo dessa estrutura, que nem sempre é tão eficiente, nas contas da empresa.

O investimento feito na contratação de uma empresa especializada na contabilidade empresarial, retorna completamente, em pouco tempo, no aumento de produtividade e eficiência ganhos com a implementação das boas práticas contábeis.

Mais transparência nas contas da empresa

Com tudo sendo registrado pela contabilidade empresarial, assim como, com a ajuda dos relatórios emitidos, as finanças da empresa se tornam muito mais transparentes, tornando mais fácil a prestação de contas com o quadro societário, por exemplo.

Com tantos escândalos de fraudes financeiras que assolam o cenário econômico do nosso país, manter essa transparência nas contas da sua empresa se torna, até mesmo, um ato de autopreservação.

Aumento do potencial de crescimento da empresa

Todas essas vantagens, principalmente as que estão ligadas ao planejamento e ao controle financeiro abrem oportunidades de crescimento para a empresa. Por exemplo, os valores economizados pelos custos reduzidos podem ser reinvestidos em melhorias para empresa, como a compra de equipamentos e ferramentas para otimizar ainda mais o trabalho.

Consultoria estratégica e financeira agregada

Para “arrumar a casa” no que diz respeito à contabilidade empresarial, será, antes, necessária a correção de várias questões relacionadas ao financeiro e ao planejamento estratégico da empresa, como você já viu em tópicos anteriores.

Como consequência disso, se você puder contar com uma assessoria contábil eficiente, ela trará junto da contabilidade empresarial, uma série de otimizações de processos e melhorias organizacionais.

A implementação da contabilidade empresarial na sua empresa traz diversos benefícios, como você acabou de constatar, por isso, não há mais razões para fugir dela. Ela reflete diretamente em, praticamente, todos os setores da empresa.

Cabe aqui destacar, que a falta dela impede o crescimento da empresa e, em muitos casos, pode levá-la a falência, não só pela falta de ordem, como também pela incidência de multas geradas pelas falhas nas obrigações contábeis e tributárias.

3. Saiba como escolher a ideal para seu negócio

Nem toda empresa de contabilidade empresarial será capaz de cuidar do seu negócio e suas especificidades, por isso, é essencial que essa escolha seja feita com base em alguns critérios muito importantes. Veja os principais deles, nos tópicos a seguir.

Referências

Em primeiro lugar é preciso buscar referências sobre a empresa, se ela for indicada por alguém de confiança, melhor ainda. Mesmo assim, é essencial que se faça uma busca por possíveis reclamações a respeito dos serviços que presta, inclusive nos canais online como as redes sociais.

Conversas com antigos e atuais clientes também são importantes para que você possa avaliar, por exemplo, os motivos que levaram um ex-cliente a mudar de empresa. Perguntar também sobre questões relacionadas à agilidade no atendimento também é interessante.

Veja também, se a empresa tem um site ou blog e analise se o conteúdo dele é relevante e tem relação com as necessidades do seu negócio.

Qualificação dos profissionais

Ter profissionais com formação em ciência contábeis disponíveis para lidar com a contabilidade da sua empresa é uma das principais vantagens de contar como uma assessoria. Além deles, também é essencial que haja um profissional especializado em direito tributário.

Por isso, verifique a formação acadêmica dos contadores envolvidos no seu atendimento, assim como, possíveis cursos de especialização e pós-graduações que possam ter feito. Analisar também, quais os meios de atualização desses profissionais também é um bem critério.

Experiência de mercado

Além da teoria, a prática da contabilidade é fundamental para a melhor qualificação do profissional. Somente com os problemas e a rotina do dia a dia de um escritório de contabilidade, ele terá a complementação necessária dos fundamentos teóricos.

Por isso, analisar a experiência de mercado desses profissionais é tão importante quanto o seu currículo acadêmico. Inclusive, avaliando os segmentos de mercado com os quais eles já trabalharam e por quanto tempo.

Cases de sucesso

Os cases de sucesso de uma empresa de contabilidade funcionam como o seu portfólio. Eles são a demonstração da competência de seus profissionais e, ainda, ajudam a entender como a assessoria trabalha e se tem experiências de sucesso relacionadas com as necessidades da sua empresa.

Se o site da empresa não mostrar nenhum case, não há problema algum em perguntar diretamente às pessoas que estão atendendo você, e pedir que contem como solucionaram casos específicos.

Especialização no seu nicho de mercado

Também é de extrema importância que a assessoria contábil que você escolher já tenha atuado no seu segmento de mercado. Isso é relevante, pois, cada nicho tem as suas especificidades e é fundamental que já estejam familiarizados com elas.

Se possível, busque cases de sucesso dentro do seu segmento e peça para que expliquem como funciona a contabilidade do seu nicho de mercado.

Facilidade na comunicação e bom atendimento

Mesmo que seja a melhor assessoria contábil do mundo, se você não conseguir se comunicar com ela de maneira ágil, provavelmente terá problemas quando precisar de ajuda. Por isso, antes de escolher uma empresa, comunique-se com ela por todos os canais disponíveis, como telefone e e-mail, e observe o tempo e a qualidade das respostas.

O modo como você é atendido também depõe contra ou a favor da empresa. Se você perceber que há um esforço para que todas as suas dúvidas sejam sanadas, vale a pena incluir essa assessoria na entre as suas opções disponíveis.

4. Conheça as melhores práticas para melhorar sua gestão contábil

A adoção de boas práticas para a melhoria da gestão contábil da sua empresa também é essencial. Somente uma assessoria qualificada será capaz de dar a você e sua equipe o suporte necessário para que sejam implementadas. Saiba mais sobre algumas dessas boas práticas nos tópicos a seguir.

Planejamento estratégico e financeiro

O planejamento é o princípio de tudo, sem ele, você sequer saberá onde quer chegar. Por isso, é importante que ela seja feito com cuidado e que esteja muito bem alinhado com as questões contábeis e fiscais da empresa.

Um exemplo disso, está nas mudanças de enquadramento fiscal a medida que a empresa cresce. A cada mudança, há alteração nos valores das alíquotas, assim como, nas obrigações contábeis e fiscais. É fundamental que essas alterações estejam previstas no planejamento seu planejamento estratégico, principalmente, quando ele inclui um plano de expansão do negócio.

O planejamento financeiro da empresa também afeta diretamente na contabilidade, já que ela lida diretamente com o pagamento de impostos e da folha de pagamento. É necessário que as provisões da empresa estejam alinhadas com as previsões da contabilidade empresarial.

Ferramentas tecnológicas

O uso da tecnologia já se tornou fundamental em qualquer área de atuação e isso não é diferente no que diz respeito aos processos contábeis. Existem ferramentas capazes de automatizar muitos deles e tornar a comunicação e troca de documentos com a sua assessoria muito mais dinâmica.

Além disso, a maioria dos órgãos do governo envolvidos nos processos fiscais e contábeis já estão automatizados e totalmente online, como a emissão de notas fiscais, por exemplo. O que leva a sua empresa a ter a necessidade de se adaptar a essa nova realidade cada vez mais presente no dia a dia das empresas.

Controle do fluxo de caixa

Para que o planejamento financeiro funcione, é fundamental que haja um rigoroso controle do fluxo de caixa da empresa. É por meio dele também que a contabilidade empresarial terá acesso aos registros que permitirão a sua atuação em análises e emissão de relatórios.

Vale lembrar que é o fluxo de caixa que garante o cumprimento das obrigações financeiras do dia a dia da empresa, não só no que diz respeito ao pagamento de impostos, mas também sobre as contas operacionais dela. Sem ele, até mesmo a operação da empresa fica ameaçada.

Treinamento e atualização de profissionais

Como já mencionamos, o cenário tributário e contábil no Brasil é extremamente complexo e está sujeito a mudanças constantes. Por isso, é essencial que os profissionais que lidam com as rotinas de contabilidade da empresa sejam treinados para isso e estejam sempre atualizados.

Cabe aqui ressaltar, que com a ajuda de uma assessoria contábil essa prática perde a sua importância já que a equipe do escritório de contabilidade contratado ficará responsável por essa qualificação e atualização.

Assessoria profissional

Todas essas práticas que você acabou de ler são muito mais facilmente implementadas com a ajuda de uma assessoria contábil. A contabilidade empresarial é uma área de extrema importância para o crescimento da empresa e deve ser feita por quem sabe o que está fazendo.

Você acabou de conhecer as diversas vantagens da contabilidade empresarial, que são ainda mais potencializadas quando assistida pelos profissionais certos. Sua empresa, colaboradores e, até mesmo, os seus clientes serão beneficiados.

Como você viu ao longo deste conteúdo a contabilidade empresarial é uma das áreas mais importantes da empresa, já que é a responsável por mantê-la dentro da legalidade e em dia com suas obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas. Além disso, ela também oferece uma série de benefícios que refletem diretamente na saúde financeira da sua empresa e no seu crescimento sustentável.

No entanto, para que tudo isso seja possível, é essencial contar com a ajuda de uma assessoria especializada em contabilidade empresarial, que deve ser escolhida com base em critérios importantes e muito específicos, que não devem deixar de ser observados. Além disso, a implementação de boas práticas de gestão contábil também favorecem muito o desenvolvimento da sua empresa.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para manter uma contabilidade empresarial bem-feita no seu negócio, que tal se aprofundar um pouso mais conhecendo este guia completo de ferramentas de gestão essenciais. Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!