Sistema de gestão empresarial: o que eu preciso saber sobre isso?

Administrar o próprio negócio não é tarefa fácil, pois exige muito esforço e dedicação dos empresários. A lista de afazeres é sempre enorme. Um sistema de gestão empresarial eficiente te ajuda a lidar com clientes, negociar com fornecedores, gerenciar a equipe e ter um bom controle das finanças, entre outras atividades.

É possível otimizar o tempo e passar por diversos processos, sem deixar nenhuma pendência. Esse recurso ajuda os administradores a terem uma visão mais macro dos aspectos financeiros e operacionais do seu negócio.

Neste texto, vamos apresentar o que você precisa saber para utilizar o sistema de gestão empresarial como uma ferramenta administrativa e todos os benefícios de sua implementação. Ficou curioso?

O que é um sistema de gestão empresarial?

Para muitas empresas, esses sistemas já fazem parte da rotina. No entanto, ainda existem alguns negócios que ainda não têm uma administração bem estabelecida, que têm dúvidas sobre os tipos ou que, até mesmo, não sabem o que é e para que serve um sistema de gestão.

Esse sistema inteligente descomplica a vida dos gestores, automatizando processos e guardando todas as informações relevantes. De forma que todas as tomadas de decisão e a própria operação fiquem mais dinâmicas e mais próximas de atingir a excelência.

Quais são os principais tipos de sistema de gestão empresarial?

O mercado oferece diversas possibilidades de softwares que atendem negócios de todos os tamanhos e seguimentos. É super importante conhecer as vantagens e o que cada uma delas pode agregar para a rotina do seu empreendimento. Os principais tipos de sistema de gestão empresarial são:

Business Process Management (BPM)

O objetivo do Business Process Management é reunir dados sobre as atividades, melhorando a visualização de todo o fluxo de trabalho. Ou seja, sistematizar processos e organizar todas as informações.

O maior benefício do BPM é a possibilidade de aprimoramento contínuo. No entanto, pode acabar sendo burocrática demais, por todas as regras existentes para a execução dos processos e atividades.

Enterprise Resource Planning (ERP)

No setor financeiro, esse é o sistema mais conhecido, por suas funcionalidades e todas as praticidades que proporciona. Recursos gerenciados, melhoria do controle fiscal, financeiro e contábil.

Com esse sistema, o gestor consegue centralizar todos os dados das movimentações financeiras e fazer os cálculos de todos os tributos. Com ele, também é possível gerar relatórios, integrar dados, eliminar erros e diminuir a burocracia.

Customer Relationship Management (CRM)

Nesse sistema, o foco está na coleta e armazenamento dos dados de clientes. Ele reúne todo o tipo de informações, permitindo um planejamento com estratégias segmentadas e bem específicas para cada caso.

Por meio de ligações, landing pages, visitas no site, e-mails, redes sociais etc., é possível coletar informações, como nome, idade, endereço, e-mail, telefone e, às vezes, até as atividades do seu cliente. Esse conjunto rico de dados, permite o desenvolvimento de campanhas mais direcionadas e com maior chance de êxito.

Quais as vantagens ao adotar um desses sistemas?

A adoção de um sistema de gestão empresarial tem algumas vantagens. Antes de optar por alguns desses sistemas, é essencial saber os benefícios e melhorias que podem levar ao seu negócio.

Uma das melhores vantagens, é o fim dos custos com processos manuais. A produtividade aumenta, graças à automatização. Todos os processos se otimizam e as tomadas de decisão passam a ser mais acertadas e rápidas.

A automatização garante um melhor uso do tempo da sua equipe, evitando a repetição de atividades desnecessárias ou que já foram realizadas. A precisão no momento da coleta de dados, nos resultados e relatórios gerados, também é significativa, graças ao armazenamento de todas as informações coletadas.

Quais fatores considerar na hora de escolher o sistema?

Antes de escolher um tipo de sistema, é essencial que o gestor tenha uma visão clara das fraquezas e dos aspectos que fortalecem o negócio. Para cada empresa existe um sistema que pode ser mais vantajoso e trazer mais resultados.

Não importa o tamanho ou segmento do seu empreendimento. É fundamental ter um sistema eficiente, com processos automatizados e clareza nos resultados e nos números dos negócios.

Analise qual sistema vai facilitar o gerenciamento da equipe, poupar dinheiro e proporcionar um maior controle de todos as informações financeiras. Estude e aprofunde o seu conhecimento sobre todos os sistemas de gestão empresarial.

O que a CDL/BH pode fazer para ajudar a sua empresa?

Apesar de não serem obrigatórios no Brasil, no ponto de vista legal, os sistemas de gestão acabam se tornando necessários para participar de concorrências ou para conseguirem conquistar clientes, virar fornecedor de grandes empresas etc.

Algumas organizações são obrigadas por lei a buscar a certificação para os seus sistemas de gestão, como as empresas vistoriadores de veículos em São Paulo.

A CDL/BH busca parcerias com condições exclusivas para seus associados. A parceria com a ATS Informática, nos permite oferecer um sistema de gestão empresarial adequado para você gerenciar o seu negócio de maneira profissional e com condições especiais.

Nossos especialistas conseguem mapear e identificar o seu negócio, oferecendo sistemas de acordo com o seu tamanho e perfil. Controle o seu estoque, tenha uma visão clara do seu fluxo de caixa e faça uma gestão das suas vendas de maneira fácil, prática, rápida e segura.

Aqui, a implementação desses sistemas de gestão empresarial são feitas de maneira personalizada e com um treinamento idealizado especialmente para a sua equipe, contando com um suporte local.

Não é difícil de identificar todas as vantagens que a implementação de um sistema de gestão pode proporcionar para o desenvolvimento do seu negócio. Para os gestores que buscam reduzir custos, aumentar os lucros e saber tudo sobre todas as áreas da empresa, o uso de um sistema de gestão será o grande divisor de águas.

Agora, você já conhece um pouco mais sobre o que é sistema de gestão empresarial, como escolher o melhor e todos os benefícios que essa implementação pode levar para o seu negócio.

Para continuar por dentro do assunto, assine a nossa newsletter e receba mais artigos como este, com dicas preciosas para sua empresa passar para o próximo patamar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!