Funcionários em uma reunião debatendo sobre a importância da diversidade e inclusão na empresa

Quais são os benefícios da diversidade e inclusão para as empresas?

Definir um perfil profissional ideal na hora de contratar novos funcionários é necessário para encontrar pessoas adequadas ao cargo e à cultura da empresa. Contudo, isso não significa que todos os trabalhadores precisam ser idênticos — pelo contrário, é necessário investir em diversidade e inclusão.

Contar com o apoio de colaboradores de diferentes gêneros, idades, culturas, classes sociais, orientações sexuais, condições físicas e intelectuais e até padrões estéticos ajuda a empresa a ampliar a visão de negócios. Afinal de contas, a pluralidade permite que um mesmo assunto seja tratado sob diversas perspectivas, e isso é enriquecedor (literalmente!).

Quer entender melhor por que você deve investir em diversidade e inclusão? Veja, a seguir, a importância do tema, os benefícios de montar uma equipe plural e como colocar a estratégia em prática. Boa leitura!

Qual é a importância da diversidade e inclusão nas empresas?

Não se trata de caridade. Investir em uma equipe diversificada é lucrativo para o seu negócio. Além de garantir representatividade compatível com os diversos perfis de consumidores, colaboradores com culturas e histórias de vida diferentes tornam a empresa mais democrática e criam um ambiente propício para inovação.

Em uma reunião estratégica com seus colaboradores, por exemplo, as discussões serão muito mais ricas e produtivas. Isso porque pessoas diversas vão contribuir com experiências e pontos de vista que nunca sequer passaram pela sua cabeça. Isso ajuda a aperfeiçoar o seu modelo de negócios, remodelar produtos e até a forma de prestar os serviços.

Já sobre as competências técnicas e comportamentais, uma equipe diversa vai se complementar. Um funcionário supre a deficiência do outro e, assim, é possível ter uma equipe completa e multidisciplinar.

Quais são os principais benefícios?

Valorizar as diferenças vai muito além da ética e do respeito ao ser humano. Uma empresa inclusiva tem uma melhor reputação no mercado e conta com colaboradores mais engajados produtivos. Tudo isso tem reflexo direto no desempenho financeiro do negócio. Veja as principais vantagens de investir em diversidade e inclusão.

Agrega valor à marca

As empresas que cumprem o seu papel social são bem-vistas pelo mercado. Todavia, essa ação não pode ser superficial apenas para fazer bonito. Quando o respeito às diferenças é incorporado aos valores do negócio, a cultura ultrapassa os muros da empresa e reflete também nas atitudes dos profissionais no dia a dia pessoal.

Já do ponto de vista empresarial, a diversidade permite que o empreendimento conheça melhor o seu público consumidor. Imagine contratar uma mulher de 60 anos para sua loja de calçados, por exemplo. Essa colaboradora saberá atender muito bem o público da terceira idade porque tem as mesmas dores que eles. Isso é representatividade e ajuda o consumidor a se identificar com a sua empresa.

Além do mais, a vasta experiência de vida de um profissional mais velho vai agregar valor aos serviços oferecidos pela empresa. Portanto, contar com uma equipe diversa ainda garante vantagem competitiva para o seu negócio.

Atrai e retém os melhores profissionais do mercado

Os melhores talentos do mercado não querem mais trabalhar em locais engessados e repletos de preconceitos velados. Os profissionais desejam um ambiente de trabalho harmônico, respeitoso e de valorização.

Por isso, as empresas socialmente responsáveis saem em vantagem na busca por funcionários de alto desempenho. Afinal de contas, os negócios que investem na diversidade e inclusão priorizam o talento acima de tudo. Logo, fica mais fácil atrair e reter funcionários.

Forma equipe mais criativas

A convivência com pessoas diferentes é um aprendizado constante. São experiências únicas, novos pontos de vista, opiniões adversas etc. Divergências e conflitos podem acontecer sim. Contudo, sair da zona de conforto é uma forma de instigar novos pensamentos e aflorar a criatividade.

Portanto, se você está batendo a cabeça em busca de soluções para aumentar o ticket médio das suas vendas, por exemplo, olhar o problema sob uma nova perspectiva e pensar “fora da caixa” pode ajudar.

Além de equipes mais criativas, a inclusão também colabora para motivação e produtividade dos funcionários. Isso acontece o respeito às diferenças deixa os colaboradores mais confortáveis para serem autênticos. Dessa forma, o aumento no rendimento é notável.

Como incorporar a diversidade na minha empresa?

Não basta juntar um monte de colaboradores diferentes e deixar a magia acontecer. Para ter resultados positivos com o processo de inclusão, tudo precisa ser bem planejado. Aliás, é importante que exista uma cultura de valorização e respeito muito forte. Sem isso, é possível que você crie mais problemas do que solução.

A seguir, você verá alguns passos fundamentais para incorporar a diversidade na sua empresa. Confira!

Faça um estudo de acessibilidade

Contratar cadeirantes, por exemplo, sem ter estrutura física para acolhê-los não é uma boa ideia. A mesma lógica vale para deficientes visuais e auditivos. Portanto, o primeiro passo é fazer um estudo de viabilidade e implementar as adaptações necessárias: rampas, corrimões, banheiros acessíveis etc.

Prepare os líderes

Os gestores precisam ser os primeiros a se conscientizarem sobre a importância da diversidade, pois são os maiores agentes de transformação. Inclusive, o tema também precisam entrar em pauta para a ocupação de cargos de liderança.

Os líderes são responsáveis por conduzir pessoas, têm a missão de identificar qualidades nas diferenças e auxiliar os colaboradores no desenvolvimento de competências. Por isso, ele precisa estar muito preparado para lidar com a diversidade.

Ofereça treinamentos relacionados com a inclusão

No início do processo pode acontecer um choque de culturas com os colaboradores que já atuam no negócio. Por isso, é necessário fazer um trabalho de conscientização para mostrar a importância da inclusão.

Use dinâmicas de grupo, debates e palestras para incorporar o novo colaborador ao quadro de funcionários e promover a integração da equipe. Depois disso, é importante investir em ações constantes para todos os níveis hierárquicos a fim de reforçar a cultura do respeito às diferenças.

Investir em diversidade e inclusão é uma forma de ampliar a sua visão de negócios e até identificar novas oportunidades de mercado. Afinal de contas, o sucesso de uma empresa depende da união dos esforços de várias pessoas diferentes, porém, complementares.

Gostou do assunto? Então que tal dividir essa informação com os seus contatos? Compartilhe este post nas suas redes sociais e deixe seus amigos informados a respeito da importância da diversidade e inclusão nas empresas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!