Tire aqui as 6 dúvidas mais comuns sobre a consulta de CPF

Ter crédito no mercado é o objetivo de quase todas as pessoas. Nessa perspectiva, os lojistas e empresários utilizam sistemas e bancos de dados (Bureaus) para conferir o score dos clientes e se resguardarem. Para não terem problemas para comprar algo, os consumidores precisam compreender que a consulta de CPF retorna muitas informações e históricos de dívidas pendentes, cheques sem fundo, dentre outros.

Por outro lado, um comerciante que deseja ter uma taxa de inadimplência baixa precisa realizar uma análise de crédito prévia antes de comercializar algum produto, principalmente quando a compra é feita parcelada. Afinal, se o cliente tem um histórico muito negativo de compras, provavelmente, ele pode vir a ter problemas de pagamento com a sua empresa.

Então, é preciso conhecer um pouco mais sobre como a consulta de CPF é vital para o seu negócio. Como este assunto tende a gerar muitas dúvidas entre os empreendedores, vamos listar as 6 principais e explicar como realizar essa análise de forma eficiente. Veja logo abaixo!

1. No que consiste a Consulta de CPF?

Pois bem, esse processo refere-se à verificação no banco de dados se a pessoa está com alguma inadimplência em algum comércio do país. A busca é bastante simples e prática, já que basta adicionar o CPF no campo indicado pelo sistema.

Dessa forma, haverá uma busca nos mais diversos bancos de dados, cruzando informações, a fim de encontrar todo o histórico de pagamentos do cliente em potencial.  A consulta de CPF tornou-se muito mais conhecida pelos comerciantes para as compras realizadas com cheques. Ou seja, era preciso ter acesso a algumas referências de compra para somente assim aceitar realizar uma venda feita com cheque.

A frase “está com nome sujo na praça” representa muito bem como a consulta de CPF pode revelar ao comerciante como anda a situação financeira do seu cliente. Por isso, se você for realizar uma venda parcelada ou no cheque, mas na sua consulta há débitos em aberto e um histórico ruim de pagamentos do seu comprador, é preciso ficar atento.

Nesse caso, o melhor a se fazer é realizar a venda somente à vista ou pelo cartão de crédito. Com isso, seu comércio reduz significativamente as chances de calote e pagamentos em atraso.

2. Por que é importante realizar essa consulta?

Como já foi dito logo acima, é preciso sempre procurar resguardar o seu negócio de possíveis atrasos no pagamento ou, até mesmo, de calotes. A consulta de CPF surge no sentido de ser uma parceira do seu negócio, orientando a tomada de decisões. É preciso entender que ela não é preponderante na avaliação do risco de crédito do seu cliente e sim uma forma complementar de avaliar se os riscos da venda compensam ou não.

Desse modo, é fundamental que o comerciante faça uma consulta prévia para compreender quais os riscos e benefícios dessa venda. A palavra-chave para compreender a consulta de CPF é precaução. Atualmente, no país há quase 60 milhões de pessoas inadimplentes. Ou seja, é um contingente enorme de indivíduos que estão com dificuldades financeiras e, por consequência, de honrar os seus pagamentos.

3. Qual a importância da consulta de CPF para o varejo?

O varejo é um dos maiores setores da economia nacional. Além disso, todos os dias milhares de consumidores procuram nesse canal de vendas produtos e serviços que eles necessitam. Isso por si só já representa como é fundamental ter uma boa análise de risco nas empresas que atendem o varejo.

Mais uma vez a consulta de CPF surge como uma grande aliada do empreendedor. Imagine que você seja proprietário de uma pequena loja de tecidos e malharia. Nessa perspectiva, muitos clientes frequentam o seu comércio diariamente a procura de bons produtos, mas também de condições facilitadas de pagamento. Além disso, é preciso ressaltar que apesar do grande número de cartões de crédito no país, muitas pessoas ainda não possuem esse meio de pagamento. São o grupo dos “desbancarizados”.

Visando atender esse público, sua loja vende os produtos em condições facilitadas, em até 12 vezes no crediário. Pois bem, nesses casos é altamente recomendável ter uma ferramenta para consulta de CPF, o que evita consideravelmente os riscos de uma alta inadimplência.

4. Que problemas podem ser evitados com a consulta de CPF?

Muitos problemas relacionados com atrasos no pagamento e fraudes podem ser evitados com uma consulta de CPF. A sua loja pode analisar com mais eficácia quais clientes podem honrar as parcelas nas datas definidas.

Além disso, existem muitos golpistas que usam dados falsos ou de terceiros para aplicar golpes no comércio. Essa prática é ainda mais comum quando se trata de compras feitas com cheques. Mais uma vez, realizar uma consulta do CPF do cliente ajuda o seu negócio a não enfrentar esses tipos de problemas.

5. Como funciona a consulta online?

É importante ressaltar que a consulta da situação do seu CPF pode ser feita pelo próprio cliente no site da Receita Federal. Já para os comerciantes, existem soluções que retornam muitas informações de crédito somente pela busca com o CPF.

A CDL/BH, por exemplo, tem um amplo banco de dados dos mais diversos lojistas do país. Nesse sistema é possível buscar todo o histórico de pagamento do cliente e avaliar os riscos e benefícios da venda. Todo o processo é feito de forma online e com o máximo de segurança para evitar a divulgação das informações.

Existem diversos planos e, com certeza, um será perfeito às necessidades do seu negócio. Avaliar o perfil de risco dos clientes ajuda muito a diminuir prejuízos financeiros nas vendas a prazo.

6. De que maneira é possível consultar o CPF?

Em bureaus de crédito é a forma mais prática e eficiente de coletar todas as informações do histórico de compra de um cliente. Uma busca manual em cartórios e sites do Governo Federal tendem a gerar muito trabalho e ser inviável para o pequeno lojista.

Existem soluções no mercado a fim de ajudar o comerciante nessa tarefa. O Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) usa uma extensa rede de lojistas para armazenar todas as operações de crédito em um único sistema. Assim, sua loja pode contratar um número de consultas necessário à sua demanda e sempre verificar o histórico de compras do cliente em potencial.

Como você pode perceber ao longo do artigo, a consulta de CPF é uma prática indispensável para quem deseja alavancar o seu negócio com novas vendas e condições de pagamento, mas afastando o problema da inadimplência. Portanto, analise, verifique e compare uma boa ferramenta de análise para a sua loja.

Agora, que tal descobrir 9 dicas de conferência e consulta de cheques?  Não se esqueça que ele ainda é muito utilizado nas compras parceladas. Veja agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!