Como e por que fazer a gestão da sustentabilidade em uma empresa?

A sustentabilidade tornou-se um dos assuntos mais importantes para as empresas do século XXI. Produzir em harmonia com a manutenção dos recursos naturais é a nova regra de gestão a ser seguida. Afinal, com os recursos finitos do mundo, é preciso saber utilizá-los de forma racional preconizando sempre a perpetuação da natureza.

A gestão da sustentabilidade é o novo desafio para os empresários que procuram implementar estratégias inteligentes de uso dos recursos naturais. Porém, esse assunto tende a gerar muitas dúvidas, o que dificulta a aplicação de processo gerenciais sustentáveis.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você, empreendedor, compreenda como abordar essa temática no seu negócio. Continue a leitura!

O que é gestão da sustentabilidade e qual sua importância?

Esse processo é definido como um conjunto de práticas a fim de promover o desenvolvimento responsável e comprometido das empresas. Tudo isso almeja um crescimento produtivo, mas focado na conservação ambiental.

É preciso entender que a gestão de sustentabilidade necessita do uso de diferentes ferramentas e da ajuda dos colaboradores para a sua correta aplicabilidade. O desenvolvimento de projetos e comitês internos já é um bom ponto de partida.

A partir desse entendimento, fica mais fácil perceber que ser sustentável é praticamente uma conduta que deve estar presente na missão e nos valores de qualquer negócio. Todo esse contexto reforça a tese da necessidade de preservação e consumo consciente, que cada vez mais cresce no mundo.

Atualmente, há uma onda crescente de procura por produtos naturais e com certificados de produção sustentável. Tudo isso representa a percepção dos clientes de como é preciso ter uma corresponsabilidade ambiental nos produtos comercializados.

É importante que os empreendedores tenham em mente esse conceito e procurem adotar a gestão da sustentabilidade nos seus comércios, independentemente do porte. De grandes a pequenas empresas, existem ferramentas e práticas sustentáveis que podem ser implementadas.

Quais os meios para fazer a gestão da sustentabilidade?

Utilizar recursos tecnológicos

A tecnologia é uma das maiores aliadas dos empreendedores. Na gestão da sustentabilidade, não é diferente, pois é preciso contar com boas ferramentas. Por exemplo, a partir do momento em que um projeto é iniciado, deve-se acompanhar periodicamente os resultados alcançados.

Imagine que isso seja feito de forma manual. É provável que demande muito tempo e onere a atividade dos seus colaboradores. Ter um bom software à disposição é de fundamental importância. Assim, fica muito mais fácil avaliar como as atividades estão sendo desempenhadas e traçar estratégias para a maximização de resultados.

Além disso, muitos órgãos governamentais exigem padronização de atividades sustentáveis no seu negócio. Alguns exemplos dizem respeito à conservação de águas subterrâneas e ao descarte de embalagens de agrotóxicos. Com boas ferramentas tecnológicas fica muito mais fácil gerir essas obrigações legais. Pense nisso!

Contar com consultoria especializada

Experiência é algo muito importante. Por isso, ter a presença de um consultor pode encurtar o percurso e projetar a sua empresa em um novo caminho de gestão da sustentabilidade. Afinal, é comum que, diante das diversas atividades que o empreendedor tem no seu dia a dia, ele fique com dúvidas e receio para realizar essa gestão.

Dessa forma, é importante ter um bom profissional ao seu lado para ajudar e dar suporte. Analise, pesquise e defina qual a melhor opção para o seu comércio. Existem muitas empresas especializadas e consultores independentes.

Identificar oportunidades de melhoria

Melhorar é sempre bom, não é verdade? Uma empresa com os seus vários setores pode deixar algumas brechas e oportunidades de crescimento escondidas. É preciso ter uma análise assertiva e aprofundada para detectar esses pontos e maximizar os resultados.

Por exemplo, muitos comércios estão passando a revender materiais reciclados oriundos de sobras da produção. Entretanto, pode ser interessante beneficiá-los e comercializar com uma margem maior de lucro. Esse é só um exemplo dos inúmeros pontos de oportunidades presentes no seu negócio.

Investir em equipamentos econômicos

Economizar é a palavra-chave para um empreendimento gerar um bom resultado financeiro. Muitas empresas trabalham com máquinas antigas e onerosas que acabam prejudicando a alavancagem da produção.

Investir em melhorias sempre traz resultado a longo e curto prazo. Por isso, procure sempre ter equipamentos econômicos e robustos. Uma forma clara de como associar a sustentabilidade e a economia é o consumo de energia elétrica.

Afinal, máquinas antigas consomem cada vez mais e, assim, demandam muito mais energia elétrica.

Promover treinamento da equipe

Os colaboradores são o maior ativo do seu negócio. Lembre-se disso! É fundamental sempre capacitá-los e desenvolver atividades educativas in company. Com isso, toda a sua equipe fica alinhada aos novos propósitos e protocolos do seu comércio.

Torne a sustentabilidade uma pauta de discussão no seu negócio e procure escutar o que os seus trabalhadores pensam sobre o assunto!

Estar em conformidade com as leis ambientais

Legislação é uma norma de conduta e necessita ser sempre seguida de forma correta. Na gestão da sustentabilidade, seguir os princípios e diretrizes dos órgãos fiscalizadores é prática primordial. Na maior parte das vezes, os problemas que ocorrem nesse quesito são mais da ordem de desinformação.

Por isso, é preciso estar sempre atento às regras e verificar se estão sendo aplicadas no seu negócio.

Criar projetos inovadores a partir de ações sustentáveis

Inovação é o ponto de partida para diferenciação e crescimento de uma marca. Muitos empreendimentos utilizam ações sustentáveis com o objetivo de prospectar clientes e fidelizá-los. Marcas de cosméticos, que utilizam matérias-primas naturais com práticas sustentáveis de exploração, associam isso aos seus produtos.

Com isso, o cliente percebe os valores socioambientais como uma característica dessa marca. A Natura é um dos maiores exemplos nacionais da utilização da inovação aliada a ações sustentáveis.

A gestão da sustentabilidade exige um dinamismo e a construção de uma cultura de preservação ambiental nas empresas. Como em qualquer mudança, a novidade pode ser um empecilho para o desenvolvimento de ações sustentáveis no seu negócio. Entretanto, procure se informar e aplicar as melhores práticas vigentes no mercado.

Tem dúvidas sobre como realizar esses passos? Que tal analisar como anda a gestão da sustentabilidade na sua empresa? Confira nossa consultoria com profissionais capacitados e prontos para entender a sua necessidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!