Quais são os benefícios de contratar uma consultoria empresarial?

Contratar uma consultoria empresarial é um dos melhores caminhos para mudar o status quo da empresa e obter grandes resultados no dia a dia. Ela atuará diagnosticando problemas, aplicando mudanças e programas de melhoria contínua.

Há, no entanto, muitas dúvidas quando o assunto é tratado. Para que serve uma consultoria? Como ocorre o seu trabalho? Quais benefícios podem ser obtidos? Ao ter clareza sobre o tema, será possível ter melhores resultados no processo.

Pensando nisso, reunimos uma série de informações para você. Hoje, você vai entender quais são os benefícios de contratar uma consultoria empresarial, bem como ter uma visão mais sistêmica do tema. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é e qual a utilidade da consultoria empresarial?

Existem muitos conhecimentos que ainda não fazem parte da organização, o que impede o seu crescimento no mercado. Nesse sentido, uma das melhores saídas é contratar gente externa e com know-how específico — a consultoria.

Grosso modo, a consultoria empresarial é um serviço oferecido por agências ou profissionais especializados em determinada área de atuação, ela é capaz de diagnosticar gargalos, propor soluções e aplicar mudanças em assuntos específicos.

A contratação de consultorias não é algo recente, nem mesmo destinado somente a grandes empresas (como alguns gestores pensam). Lojas menores podem contar também com essa solução e aperfeiçoar seu desempenho com a parceria certa.

Quais os benefícios de contratar uma consultoria?

Os benefícios, claro, são diversos. A consultoria permite a identificação de pontos fracos não vistos pelo gestor, bem como a integração de novas competências à empresa e aos profissionais que nela atuam. Entenda, agora, os benefícios da contratação!

Diminuição de custos e despesas

Em qualquer empresa, há custos necessários ao processo de produção e/ou venda, bem como despesas demandadas na manutenção do negócio. Contudo, quando não há o controle adequado, esses custos e despesas mitigam significativamente o lucro.

A consultoria contribui para estabelecer um plano inteligente de redução de gastos, permitindo que a empresa invista em pontos estratégicos e gere novas oportunidades de negócio. Logo, o lucro obtido no estabelecimento será maior.

Renovação no modelo de negócios

O mercado tem mudado continuamente. Hoje se fala, por exemplo, na transformação digital e na integração cada vez maior entre o mundo real-digital. Quando uma empresa não se renova e deixa de se adaptar a essa realidade, caminha ao insucesso.

A consultoria contribui para a renovação da empresa, adaptando-a às principais transições do ambiente externo. Logo, é possível seguir na vanguarda do mercado, se destacar da concorrência e garantir a sustentabilidade do sucesso em longo prazo.

Aquisição de competências

A empresa, em geral, precisa ter competência para atuar com qualidade, entregar bons produtos aos clientes e atender com excelência. Para tanto, demanda competências específicas e que podem ser desenvolvidas ou adquiridas com a consultoria.

Grosso modo, a competência se refere à posse das características necessárias para se realizar para determinado trabalho. A consultoria permite que todos da empresa, do topo à base, se desenvolvam e aprendam novas coisas para atuar com excelência.

Identificação de pontos fracos

Para o gestor ou empresário, há pontos cegos que não são observados — seja pelo pouco acompanhamento dos indicadores de desempenho ou visão “paternalista” do negócio. No entanto, eles existem e podem prejudicar significativamente a empresa.

A consultoria ajuda no levantamento desses indicadores, apontando quais são os pontos fortes (que precisam ser mantidos) e fracos (que precisam ser neutralizados, corrigidos ou eliminados) da empresa que ainda não foram vistos pelo gestor.

Foco em resultados reais do negócio

Os consultores estão focados em resultados reais para a empresa, ajudando-a a crescer e obter melhores indicadores-chave de desempenho. No dia a dia, muitas vezes, esse foco é perdido e é preciso de uma boa consultoria para retomá-lo.

Com a consultoria, muitas das atuais métricas de desempenho serão levantadas, novos relatórios serão produzidos e metas inteligentes serão estabelecidas. Dessa maneira, o gestor e o consultor terão uma visão mais sistêmica e realista da empresa.

Aperfeiçoamento dos processos existentes

Quase tudo o que acontece na empresa é por meio de processos — isto é, uma sequência de etapas para chegar a um objetivo específico. Então, é preciso melhorar esses processos, garantindo que entreguem resultados reais ao estabelecimento.

Nesse sentido, há diversas possibilidades de atuação e contribuição da consultoria empresarial. Ela ajuda na criação de fluxogramas, identificação das entregas e saídas do processo, bem como redução de gargalos que prejudicam o que está sendo feito.

Quais os principais tipos de consultoria?

É importante considerar que existem diferentes tipos de consultoria empresarial, com métodos de aplicação e objetivos distintos. Ao conhecê-las, será possível adotar a que mais se adéqua à empresa e equipe de trabalho. Entenda:

  1. consultoria jurídica;
  2. cliente espião;
  3. merchandising visual;
  4. modernização e desenvolvimento do comércio;
  5. diagnóstico tecnológico;
  6. franquias;
  7. requalificação comercial;
  8. desenvolvimento de website;
  9. gestão da sustentabilidade;
  10. normalização e regulamentação técnica.

Para definir a melhor, uma boa dica é fazer uma pequena análise dos pontos fortes e fracos da empresa — com o uso de matriz SWOT. Selecione a consultoria ideal no intuito de eliminar ou neutralizar os pontos fracos da empresa.

Como escolher a melhor consultoria?

Por fim, é preciso entender como contratar a melhor consultoria para o seu negócio. Infelizmente, existem muitos profissionais com pouco conhecimento e nenhuma experiência, e que, ainda assim, oferecem seus serviços no mercado. É preciso ter cuidado!

Então, em primeiro lugar, avalie a reputação do consultor empresarial. Quantos anos de experiência a empresa ou o profissional possui? Quais clientes já atendeu e quais são os resultados apresentados? Assim, você poderá decidir com mais propriedade.

Também é preciso analisar o foco de atuação da consultoria. Algumas atuam focadas em indústrias ou grandes corporações, enquanto outras operam tendo em vista os lojistas e donos de micro e pequenas empresas. Selecione a que se adéqua ao seu modelo de negócio, assim, poderá extrair melhores resultados do processo.

Como você pode observar, há diversos benefícios em contratar uma boa consultoria empresarial. O negócio poderá adquirir novas competências, reduzir custos indevidos, se manter atual no mercado e se sobressair à concorrência. Então, conte com a ajuda de uma consultoria de qualidade e com foco no seu modelo de negócio.

Gostou do conteúdo e quer entender mais do tema? Aproveite para ler nosso outro artigo e entender como a assessoria jurídica pode ajudar a sua empresa. Vamos lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!