Risckscoring: o que é e como pode ajudar sua loja a crescer?

Uma das principais estratégias de um negócio para impulsionar o consumo é a concessão de crédito. No entanto, sua saúde financeira depende não só das vendas, mas do recebimento dos valores referente aos produtos e serviços ofertados. Ciente dessa situação, o empreendedor precisa conhecer as diferentes ferramentas para a análise de risco. É por isso que hoje vamos explicar o que é Risckscoring e quais são seus benefícios.

E você, já ouviu a respeito dessa solução? Sabe como o Risckscoring pode ajudá-lo a evitar os negócios com risco de terminar em prejuízo? Quer entender como ele funciona e em que aspectos é mais eficaz que outras ferramentas?

Então acompanhe o post de hoje. Vamos tirar todas essas dúvidas. Confira!

Qual a importância da gestão de risco de crédito?

O crédito viabiliza uma série de aquisições por parte dos clientes. No dia a dia, fazemos diversas compras que não seriam possíveis sem a opção de parcelamento. Portanto, ele é uma das ferramentas para movimentar o comércio.

No entanto, apesar de geralmente benéfico para o mercado, ao conceder crédito o comércio assume riscos financeiros. De maneira muito simples, trata-se da possibilidade (ou probabilidade) de um cliente deixar de cumprir o compromisso contraído. Esse risco faz parte das operações de praticamente todas as empresas que atuam no mercado — desde a loja do bairro até os grandes bancos que têm um peso enorme na economia do país.

Por isso, todo comerciante precisa saber como implementar uma boa gestão de risco de crédito. Trata-se do conjunto de práticas que tem como objetivo não só a redução dessas ocorrências, mas a estruturação de procedimentos para a empresa lidar com essas situações e com os danos que a inadimplência pode causar.

O que é Risckscoring?

Não é incomum uma empresa investigar o passado e presente financeiro dos clientes para a concessão de crédito. Normalmente, ela se cerca de alguns cuidados estabelecendo procedimentos. Entre essas práticas comuns estão a exigência de apresentação do RG, CPF, comprovantes de renda e residência, consulta a órgãos de proteção ao crédito, emissão do documento fiscal de venda, assinatura de contratos etc.

Embora essas práticas já previnam uma série de transtornos relacionados à falta de pagamento, elas nem sempre são suficientes para evitar a inadimplência. Especialmente quando uma empresa vende para outras empresas — negócios B2B, ou business to business — a análise precisa ir além desses fatores conhecidos. Ela deve se estender à probabilidade da empresa cumprir ou falhar em compromissos futuros.

Talvez você pense que esse exercício de “futurologia” não é possível ou não é exato. No entanto, essa suposição é um equívoco diante das ferramentas avançadas que estão disponíveis no mercado.

O Riskscoring é um exemplo disso. Trata-se de uma ferramenta estatística avançada, que usa uma metodologia rigorosa para apurar as chances de uma Pessoa Jurídica ficar inadimplente nos próximos 6 ou 12 meses.

Para chegar a essa conclusão, o Risckscoring reúne e analisa informações cadastrais e comportamentais atualizadas continuamente. Ao rastrear as atitudes da empresa e seus sócios, a ferramenta consegue usar negócios e números atuais na previsão de riscos financeiros. Ao final da análise, o Risckscoring apresenta ao comerciante 22 classes de riscos que permitem agrupar as empresas analisadas em categorias homogêneas. Essas possibilidades de agrupamento são importantes para a avaliação das oportunidades de negócios.

Quais são as principais aplicações do Risckscoring?

Existem várias situações em que esse tipo de análise pode ser útil para um comércio. Saiba quais são algumas delas:

  • análise de crédito solicitado para apoiar negócios com micro, pequenas e médias empresas;
  • detecção de padrões e estabelecimento de políticas para aceitação de novos clientes;
  • estabelecimento de limites de crédito compatíveis com o nível de risco daquele cliente;
  • avaliação de risco da carteira ativa e inativa;
  • monitoramento do risco individual de clientes.

Quais são as vantagens do Risckscoring?

Resguardo da saúde do negócio

Como comerciante, você sabe que vender sem receber não é vantagem — é prejuízo. Afinal, seu estabelecimento colocou a mercadoria nas mãos do cliente, arcou com os custos da produção (ou compra) e operacionais, mas não obteve a contrapartida. Uma análise criteriosa do crédito evita essas situações. Ela impede que o capital investido na disponibilização de mercadorias seja perdido em negociações em que o risco era previsível.

Redução das demandas jurídicas

Diante da inadimplência do cliente, a empresa tem recursos para tentar reaver seu capital. No entanto, esse caminho é complexo e desgastante. Desde as ligações do departamento de cobrança interno, protestos em cartório até a solução judicial sua empresa gasta muito tempo, dinheiro e esforços.

A limitação do crédito em um negócio ou mesmo sua não realização pode poupar um comércio de uma série de problemas. Ela pode evitar toda essa exaustiva batalha judicial, que nem sempre consegue recuperar as perdas.

Precaução contra estelionatários

Infelizmente, existem pessoas de todo o tipo no mercado. Alguns se especializaram em disfarçar suas intenções e até cumprem seus compromissos nas primeiras compras de menor valor, conquistam a confiança e dão um grande golpe.

Uma ferramenta de análise avançada é essencial para esses casos. Ela monitora fatores internos e externos. É possível perceber quando uma dessas empresas está assumindo compromissos incompatíveis com seu volume de negócios e crescimento, o que facilita a percepção da possibilidade de fraude.

Crescimento do negócio

A análise de risco de crédito faz com que o capital de um negócio seja aplicado em ações que promovam o seu crescimento. Ele não é perdido com inadimplência, em altos custos de cobrança ou ações judiciais.

Desta maneira, a empresa consegue expandir suas operações. Ela tem dinheiro à disposição para propor formas de pagamento que garantem a ela condições vantajosas junto aos fornecedores. Pode ainda se livrar dos altos juros e negociar preços melhores. Com isso, ela pode também reduzir seus preços ao consumidor, se tornando mais competitiva no mercado. Em resumo, crédito concedido de forma segura traz um faturamento expressivo e lucro garantido.

Entendeu o que é Risckscoring e qual é sua importância para o crescimento do seu comércio? Gostou do post? Quer outras dicas para vender mais e com segurança? Então confira o nosso post sobre os melhores meios de pagamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!