Mulheres no comércio: das consumidoras às proprietárias, entenda!

As mulheres estão conquistando cada vez mais o seu espaço no mercado de trabalho. A equivalência salarial, por exemplo, é um dos muitos atrasos na sociedade que ainda persistem. Nessa perspectiva, a relevância das mulheres no comércio só tende a crescer e perpetuar.

Como já foi dito, há uma grande inclusão das mulheres no mercado de trabalho. Entretanto, existem outras que também enxergam no empreendedorismo uma forma de mudar a sua vida. A atividade comercial é um dos segmentos que mais conta com a participação feminina, além do setor de serviços.

É preciso entender que as preferências e o comportamento feminino são os diferenciais competitivos das mulheres. Pensando nisso, elaboramos este artigo para demonstrar a representatividade delas no comércio. Confira a leitura até o final!

Importância das mulheres no comércio

O comércio é um dos motores da economia nacional, com grande representatividade no Produto Interno Bruto (PIB). Muitas mulheres procuram iniciar uma atividade empreendedora a fim de aumentar o orçamento familiar.

Muitas delas gostam de procurar novidades, reinventar processos e prestar um bom atendimento. Isso resulta em um maior relacionamento com os clientes, além da alavancagem do negócio como um todo. Dessa forma, as mulheres vão conquistando maior espaço e melhorando as suas vendas no comércio. O que muitas vezes inicia de forma despretensiosa pode se tornar um grande empreendimento vitorioso no seu mercado de atuação.

Talento e determinação são características presentes em muitas mulheres. Esses fatores são primordiais para qualquer empreendedor. Pense nisso!

Maior participação das mulheres no mercado empresarial

Como já foi dito, as mulheres estão cada vez mais presentes no mundo empresarial. O empreendedorismo feminino cresceu 34% nos últimos 14 anos, o que demonstra o potencial de progresso delas nos comércios do Brasil.

Em quais áreas as mulheres mais se destacam?

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em vista que não há uma unicidade de setores que as mulheres atuam. Por isso, algumas áreas são mais atrativas e que geram maior interesse no sexo feminino. Dito isso, vamos listar esses setores. Veja!

Beleza

O setor de beleza concentra um grande número de empreendedoras femininas. Alguns pontos revelam o porquê dessa grande participação delas.

Primeiramente, é preciso que seja destacado o fator afinidade. Afinal, historicamente, as mulheres são grandes consumidoras de produtos de beleza, além de estarem sempre por dentro das últimas novidades. Com isso, é bem provável que clientes fiquem mais engajados e desenvolvam uma relação de confiança com as vendedoras.

O setor de beleza engloba os diversos fabricantes de produtos e os prestadores de serviço. Um segmento que cresce mesmo em momentos de crise e retração econômica.

Dessa forma, há grandes oportunidades para quem quer empreender e desenvolver um negócio que atenda este nicho de mercado.

Alimentação

Alimentação é um item de primeira necessidade, ou seja, costuma ter prioridade nas compras a serem realizadas. Diversas mulheres possuem comércio voltado a essa área de atuação. Mais uma vez temos o fator afinidade como um forte influenciador.

O talento para preparar alimentos gostosos e nutritivos pode ser a fórmula perfeita para um negócio de sucesso. Assim, muitas mulheres exploram os inúmeros micro nichos. Vamos citar alguns deles!

Chocolates e doces, alimentação saudável e fitness, fast-food. É possível perceber que há um amplo leque de oportunidades nesse setor.

Vestuário

Moda é algo que atrai a atenção e gera o desejo no público feminino. Então, por que não tornar isso uma boa atividade comercial que gere bons retornos financeiros? Sim, é possível desenvolver um empreendimento nessa área.

As mulheres conseguem provar, mais uma vez, que possuem facilidade para tornar fatos da sua rotina em estratégias comerciais. A moda está em constante evolução, com reformulação de looks de acordo com a estação vigente.

Por isso, esse segmento possui uma alta procura e rotatividade de clientes. Eles procuram sempre novidades e, muitas vezes, contar com um bom aconselhamento e opinião do vendedor. Nessa perspectiva, as mulheres que pensam em empreender no segmento de vestuário, podem explorar bem a potencialidades do setor.

De produtos com baixo custo à alta-costura, existem opções para cada bolso e capital disponível para investimento.

Educação

A educação é a base de tudo. Responsável pela formação ética e moral do indivíduo, ela se sobressai como uma das maiores prioridades de investimento das famílias brasileiras. Desse modo, muitas mulheres atuam na educação, ofertando serviços ou produtos voltados a essa área.

A arte de ensinar e a didática educacional são características muito atribuídas ao sexo feminino e que podem ser bastante aproveitadas nesse setor.

A importância de se evitar gafes no tratamento às mulheres em campanhas publicitárias

Respeito é algo que deve estar sempre presente nas relações interpessoais. Entretanto, observa-se que tratamentos desrespeitosos e pejorativos afligem grande parte do público feminino. Herança de uma cultura patriarcal do período colonial.

Além disso, muitas campanhas publicitárias acabam repassando esse pensamento em suas estratégias comerciais. O que é uma atitude vergonhosa e que pode demonstrar aos seus clientes o preconceito e discriminação com que a marca trata as mulheres. Pense sempre nisso!

Pensamentos retrógrados podem manchar toda a estratégia comercial de uma empresa. Afinal, os direitos iguais e a equidade são objetivos dos movimentos em defesa dessa parcela da população.

O empoderamento feminino é uma realidade que tende a aumentar sua relevância na sociedade atual. Por isso, é primordial tratar com respeito e garantir direitos iguais.

O sexo não deveria ser um determinante para dizer se a pessoa merece ou não ganhar mais que a outra. As mulheres conquistam cada vez mais o seu espaço no mercado de trabalho, demonstrando assim o alcance do empoderamento e a proximidade do princípio de igualdade previsto na Constituição Federal.

Incorporar esse pensamento só tende a gerar maior respeito e satisfação com o seu empreendimento, além de ser uma prática que todos devem priorizar em suas vidas.

Mulheres no comércio só tendem a aumentar as vendas e alavancar a atividade empresarial. E aí, que tal compartilhar essa publicação com os seus amigos? Faça com que eles conheçam ainda mais da relevância delas nos comércios nacionais. Não perca tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!