Qual importância da educação empresarial no crescimento de um negócio?

Qual importância da educação empresarial no crescimento de um negócio?

As organizações têm visto uma necessidade cada vez maior de investir na educação empresarial para se manterem no mercado. Isso é embasado por argumentos como o maior comprometimento do colaborador que recebe a capacitação adequada para a execução do seu trabalho e o maior alinhamento da equipe na busca da conquista dos objetivos empresariais.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte com 125 empresas, 28% delas possuem uma universidade corporativa. Sendo que um quarto dos 72% que não possuem deseja criar uma estrutura do tipo. Isso mostra a relevância que o ensino corporativo tem e os números tendem a crescer. Por isso, no artigo de hoje explicaremos melhor as vantagens de fazer esse investimento. Acompanhe!

O que é educação empresarial?

A educação empresarial pode ser definida como uma prática da gestão de pessoas que visa o desenvolvimento e capacitação de colaboradores, por meio da gestão do conhecimento. A ideia é promover uma melhoria contínua na corporação. Sendo assim, ela vai muito além do treinamento e qualificação, a ideia é alinhar os funcionários para que eles contribuam na maior competitividade da organização.

O intuito da criação foi para suprir uma necessidade latente do mercado que era alinhar o trabalho dos colaboradores com os objetivos da corporação. Isso porque as empresas estavam encontrando dificuldades, visto que a educação formal nem sempre preparava o estudante para o mercado de trabalho, fazendo com que eles chegassem às organizações com muita teoria e pouca prática.

Como aplicar a estratégia na corporação?

Com o crescimento na demanda por educação empresarial por parte das empresas, surgiram novos modelos para aplicá-la no dia a dia do colaborador. O primeiro é a parceria com instituições de ensino que personalizam os treinamentos para os colaboradores da organização.

No entanto, uma prática que tem crescido é o uso do e-learning. A plataforma digital exclusiva é uma opção bastante difundida, pois além de manter conteúdos por mais tempo, ajuda o funcionário a ter maior flexibilidade. Ela também conta com mais recursos, como bibliotecas virtuais, chats, vídeos, entre outros.

Por meio dessa plataforma, os gestores também têm um controle maior sobre o desenvolvimento individual e, a partir disso, podem ter insights sobre o que deve ser melhorado.

A última opção é a universidade corporativa. Uma alternativa que pode ser a junção das duas outras apresentadas. Diferentemente da universidade formal, a instituição corporativa tem cursos voltados especificamente para as demandas organizacionais.

Ela tem uma estrutura completa de suporte ao aluno, foco bem definido, trilhas de aprendizagem, etc. É bastante benéfica para empresas que possuem dificuldade em treinar os funcionários e têm uma estrutura de gestão preparada para repassar conhecimentos.

Quais são os benefícios da educação empresarial?

Já foi comprovado o desempenho superior no mercado das organizações que investem na educação de seus profissionais. Isso é explicado não só pelo melhor alinhamento na execução das tarefas a eles delegadas, mas também pela maior retenção do grupo. A seguir destacaremos esses pontos e mostremos outros também importantes. Confira!

Maior motivação dos colaboradores

O investimento em educação corporativa mostra uma preocupação da empresa em desenvolver os seus funcionários. Consequentemente, ao notar esse incentivo e a preocupação, eles se tornam profissionais cada vez melhores, passando a ter maior motivação na execução das suas tarefas.

Quando há boa instrução, a execução do trabalho se torna mais simples, o que por sua vez motiva o trabalhador a buscar mais inovação e desenvolvimento. Esse aspecto tem interferência direta também sobre a produtividade que aumenta consideravelmente.

Aumento na produtividade

Um funcionário preparado tem menor propensão ao erro, gerando assim menos retrabalhos no seu dia a dia. Com isso, a possibilidade de ele se envolver em mais projetos e ter mais proatividade no trabalho é bem maior.

Aliás, isso tem reflexo em toda a equipe. Quando os colaboradores sabem executar bem o seu trabalho, a produtividade aumenta levando em consideração que todas as etapas são executadas em menor tempo e com maior assertividade.

Maior inovação e confiança

A valorização por meio dos treinamentos traz maior confiança para o colaborador. Isso dá abertura para que ele possa desenvolver a sua capacidade criativa e trazer soluções inovadoras para o cotidiano organizacional.

Outro aspecto é que a educação corporativa ajuda o colaborador a obter maior conhecimento de mercado e ter uma visão mais apurada sobre as suas funções. Isso também faz com que ele traga mais inovação e trabalhe com mais afinco nos projetos.

Maior ROI

A educação empresarial interfere diretamente na lucratividade de uma organização. Assim, podemos dizer que a empresa consegue ter um ROI (retorno sobre o investimento) maior. Nesse caso, o investimento que ela faz em toda estrutura para proporcionar os treinamentos retorna para a organização em forma de funcionários mais produtivos.

Os colaboradores mais produtivos, como já explicamos em um tópico anterior, conseguem entregar mais trabalhos e são mais motivados. A eficácia e motivação são elementos cruciais na conquista de novos clientes, fazendo assim com que o negócio consiga crescer financeiramente.

Integração da equipe

Um dos maiores benefícios que a instrução corporativa traz para dentro das organizações é justamente a maior integração entre a equipe. Isso porque os colaboradores se tornam mais conscientes da importância de um trabalho em conjunto e de como a prática dele tem interferência no todo.

Além disso, o fato de receberem, por exemplo, uma mesma instrução faz com que os indivíduos busquem trocar experiências entre si. Isso no geral é positivo e faz com que o time esteja mais alinhado tanto na conquista dos objetivos da empresa, quanto na dos pessoais.

Vantagem competitiva

A vantagem competitiva também merece destaque como benefício. Uma organização composta por profissionais qualificados, motivados e produtivos se destaca entre os concorrentes no mercado.

Logo, as chances de ela entregar mais resultados aos clientes, com serviços e produtos de qualidade são bem maiores. Consequentemente, isso gera maior confiabilidade para a marca, trazendo ainda mais valor para ela.

O impacto da educação empresarial é visível tanto para as empresas quanto para o mercado em si. O investimento na área é algo que só tende a crescer nos próximos anos, afinal, as exigências do consumidor estão aumentando, o que faz com que os negócios precisem se especializar para obter um crescimento sustentável.

Gostou do nosso artigo? Quer continuar aprendendo sobre gestão de negócios e acompanhar as novidades do mundo empresarial? Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, Flickr, SlideShare, Twitter e YouTube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!